Trabalhos de Evento Científico
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Resultados da Pesquisa
Item O consumo de café pelos universitários: um estudo em uma faculdade do Sul de Minas(2005) Faria, Marcela B.; Mantovani, Degiane M.; Luna, Rosemar Martins; Embrapa - CaféFoi realizada uma pesquisa junto a estudantes universitários da cidade de Lavras - M.G., na qual pretendeu-se verificar os hábitos de consumo bem como os atributos de café que são levados em consideração no momento da escolha do produto. A pesquisa foi realizada nos meses de novembro e dezembro de 2003 no período noturno. Constatou-se dentre outros dados, que os respondentes adquiriram o hábito de tomar café em suas casas durante o café da manhã; que a maioria das propagandas de café não foram atrativas para o público-alvo da pesquisa; e que fatores como tradição, novidades e promoções são de pouca ou nenhuma importância para os universitários.Item Análise do retorno financeiro nas aplicações no mercado futuro do café(2005) Vilela, Márcio; Freire, Adriano Higino; Luna, Rosemar Martins; Embrapa - CaféEste trabalho teve por objetivo principal fazer uma análise do retorno financeiro em aplicações no mercado futuro do café, comparando as oscilações do preço do café no mercado futuro com o mercado físico, destacando as principais vantagens do mercado futuro. Utilizou-se a pesquisa exploratória, por meio de dados disponíveis sobre a cotação do café no mercado futuro no mês de setembro/2003 com vencimento em dezembro/2003, e físico no mês de dezembro/2003. Utilizou-se ainda dados da oscilação média de preços no mercado futuro com vencimentos em dezembro/2003, março/2004 e setembro/2004. Observou-se que no mercado futuro ocorrem flutuações de preços expressivas devido à situações climáticas, econômicas e políticas, mostrando assim sua volatilidade. Adotando-se o mesmo mês estudado no mercado futuro, porém cotado em moedas diferentes, verificou-se que o preço do café no mercado físico também sofre flutuações devido à sua volatilidade. A médio e longo prazo os preços no mercado futuro do café são mais flutuantes, em períodos de safra e entressafra. No mercado físico do café, a médio e longo prazo, observou-se um número expressivo de liquidez. De maneira geral, pôde-se concluir que o mercado futuro é eficiente em predizer a curva de oscilação do preço do café, tanto a longo quanto a curto prazo, mostrando-se como uma modalidade operacional segura e confiável.Item Comportamento do consumidor em relação à certificação de origem do café(2001) Luna, Rosemar Martins; Sette, Ricardo de Souza; Salazar, German Torres; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do CaféO presente trabalho objetivou verificar a influência da origem do café na hora da compra em supermercados, a percepção dos consumidores em relação aos cafés de Minas Gerais e verificar se os consumidores sabem diferenciar cafés de outras cidades e de outros Estados. As referências teóricas focaram o marketing, o ambiente de marketing e do café e o comportamento do consumidor. Utilizou-se de procedimentos metodológicos quantitativos e qualitativos, combinando os métodos de observação do processo de compra, seguido de comunicação com os compradores de café por meio de entrevistas semi-estruturadas. Identificou-se um mercado restrito, formado por adultos, na maioria casados e das classes A e B. Ficou caracterizado que, no momento da compra, atualmente a marca é mais importante do que a origem do café. O conhecimento relativo às regiões produtoras foi bom no que se refere à identificação dos melhores cafés, e o de MG foi considerado o melhor. O conhecimento na comparação entre cafés de outras cidades e de outros Estados foi fraco, porém revelou preferência dos consumidores pelos cafés mineiros.Item Influência da marca, qualidade e preço do café na decisão de compra do consumidor(2001) Campos, Cláudia Aparecida de; Luna, Rosemar Martins; Sette, Ricardo de Souza; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do CaféO objetivo geral deste trabalho foi identificar o processo de decisão de compra de café dos consumidores da cidade de Lavras (MG). Como objetivo específico pretendeu-se identificar a influência da marca, da qualidade e do preço na hora da compra. As referências teóricas basearam-se no marketing, no composto de marketing ou mix de marketing e no comportamento do consumidor. A comunicação com consumidores lavrenses foi feita por meio de entrevistas semi-estruturadas, definindo-se uma amostra de conveniência. Utilizaram-se procedimentos metodológicos quantitativos e qualitativos para a análise dos dados por meio de estatística descritiva. Identificou-se um mercado restrito, na maioria feminino, cuja decisão de compra da marca é definida pela dona de casa, fiel às marcas, considerando como qualidade o sabor/aroma, o rendimento e a marca do café e não considerando o preço como critério relevante de compra.Item Estratégias de comunicação e marketing para divulgação da marca café do sul de Minas ("CSM")(2000) Luna, Rosemar Martins; Oliveira, Luís Carlos Ferreira de Sousa; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do CaféA procura por ações objetivas no agronegócio dos cafés no Brasil por parte dos integrantes da cadeia produtiva, têm demandado estudos e pesquisas principalmente nas áreas de comunicação e marketing. Esse trabalho pretende propor sugestões preliminares de comunicação e marketing visando um maior direcionamento na divulgação da marca institucional "Café do Sul de Minas" (CSM).