Trabalhos de Evento Científico

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/516

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Respiração basal do solo em consorcio de cafeeiro com grevilia
    (Embrapa Café, 2019-10) Meireles, Ivan Edson da Silva; Silva, Tâmara Moreira; Matos, Paula e Silva; Matsumoto, Sylvana Naomi; Ramos, Paula Acácia; Gonçalves, Aline Novais Santos; Texeira, Ednilson Carvalho; Almeida, Carla de Souza; Vale, Érica Santos do; Godoi, Rafael Leite; Gugé, Romana Mascarenhas Andrade; Meinen Júnior, Elói; Pereira, Luanna Fernandes; Oliveira, Ueliton Soares de
    Os serviços ambientais associados aos sistemas agroflorestais, podem ser financeiramente benéficos aos produtores, associado a isso contribuem para manutenção do sistema local. A respiração basal do solo permiti medir a eficiência do uso dos recursos do ecossistema. Objetivou-se nesse estudo verificar a taxa de respiração basal do solo em sistemas agroflorestais (SAF’s), convencional e orgânico. O estudo foi conduzido em sistemas de cultivo de café (Coffea arabica L.) orgânico e convencional arborizado por grevílea (Grevillea robusta A. Cunn.), localizados nas regiões do Planalto da Conquista e Chapada Diamantina, Bahia. A taxa de respiração basal foi estimada através da quantificação de CO 2 liberado do solo durante um período de sete dias de incubação, pela adaptação do método originalmente proposto por Jenkinson e Powlson (1976). A taxa de respiração do solo para o SAF orgânico (1,20 CO2 Kg-1 solo h-1 ) foi superior quando comparada ao convencional (0,87 CO2 Kg-1 solo h-1 ).
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Crescimento de mudas de cafeeiros cv. Topázio após aplicação via solo de baixas doses de Paclobutrazol
    (Embrapa Café, 2015) Carvalho, Ednilson; Matsumoto, Sylvana Naomi; Viana, Anselmo Eloy Silveira
    O objetivo deste estudo foi avaliar as alterações de características morfológicas e de acúmulo de massa em mudas de cafeeiros cv. Topázio 1190 após aplicação via solo de doses baixas de Paclobutrazol. O ensaio foi realizado em condição de telado, durante o período de janeiro a abril de 2015, em delineamento em blocos ao acaso. Plantas com quatro pares de folhas verdadeiras foram mantidas em recipientes de polietileno, recebendo 40 ml da solução aquosa contendo 0, 25, 50, 75 ou 100 ppm do regulador. As avaliações relativas à índice Spad, comprimento do caule e número de folhas foram realizadas 15 e 30 dias após a aplicação do regulador. Aos 30 dias após a aplicação do Paclobutrazol, as plantas foram retiradas do recipiente de polietileno, sendo as raízes lavadas e separadas folhas, caule e raízes. Após determinação da área foliar da copa, foi determinado o peso de massa seca. O efeito do regulador foi verificado apenas para o índice Spad, nas avaliações realizadas aos 15 e 30 dias após a aplicação do Paclobutrazol. A tendência de decréscimos do peso de massa seca das raízes em função do gradiente deste inibidor de giberelinas foi associada à elevação da relação entre peso da massa seca da parte aérea das plantas em relação ao peso de massa seca das raízes, sendo delineado, para ambos, regressões de equações lineares. A aplicação de Paclobutrazol, via solo durante a condução das mudas de cafeeiros resultou em alterações relacionadas ao metabolismo das clorofilas, entretanto, o impacto sobre a capacidade de acúmulo de massa foi discreto.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Crescimento e características fisiológicas do cafeeiro em função da aplicação de subdoses de glyphosate
    (Embrapa Café, 2013) Santos, Zorai de Santana dos; Matsumoto, Sylvana Naomi; Silva, Ricardo de Andrade; Souza, Sandra Elizabeth de; Costa, Hugo Andrade; Oliveira, Luan Santos de; Oliveira, Perla Novais de; Oliveira, Mirlene Nunes de; César, Lucas Coutinho Fontes; Paula, Gabriel Netto de
    O objetivo desse trabalho foi avaliar as alterações nas características morfológicas e fisiológicas de plantas jovens de café cv. Catuaí 144, em função da aplicação de subdoses de glyphosate. O experimento foi conduzido na unidade experimental da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Foram utilizadas mudas de Coffea arabica cv. Catuaí 144 cultivadas em convivência com mudas de trapoeraba. As mudas de café e de trapoeraba foram transplantadas para vasos preenchidos com solo e mistura de substrato na proporção 3:1. Os vasos foram mantidos em casa de vegetação, dispostos em delineamento inteiramente casualizado. Foram testadas sete subdoses de glyphosate: 0,0; 1,8; 3,6; 7,2; 18; 36 e 72g e.a ha-1. A aplicação de glyphosate ocorreu aos 30 DAT e as avaliações dos efeitos causados pelo herbicida às plantas ocorreram aos 30 DAA. Não foi verificado efeito das doses de glyphosate. Para a relação entre o valor Spad e potencial hídrico foliar em função das doses de glyphosate, foi possível definir o modelo linear. Para os valores de diâmetro do caule, foi verificada apenas uma tendência, sem comprovação estatística.