Trabalhos de Evento Científico

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/516

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Perfis de expressão gênica em sementes de café arábica submetidas a diferentes formas de processamento e secagem
    (Embrapa Café, 2015) Schenk, Juliana C. M.; Padilha, Lilian; Rosa, Sttela D. F. V.; Maluf, Mirian P.
    Sementes de Coffea arabica reduzem rapidamente a sua qualidade inicial o que resulta num período curto para sua comercialização. Os frutos do café são colhidos no estádio cereja o qual coincide com a máxima qualidade fisiológica das sementes, sendo o processamento pós colheita destas sementes determinante na manutenção da sua qualidade. Este trabalho teve como finalidade caracterizar os perfis da expressão de genes em sementes submetidas a diferentes tipos de processamentos e secagens. Para tanto, frutos cereja de café sem processamento e sementes com a mucilagem removida por fermentação ou por desmucilagem mecânica foram secas à sombra ou em secadores até o teor de água de 35 e 12%. A viabilidade das sementes foi analisada pelo teste de germinação, e foram caracterizadas as respostas dos genes da Isocitratoliase -ICL, α-galactosidase-αGAL, LEA 2 e Dehidrina. Utilizou-se sementes recém colhidas como calibrador para avaliar a expressão gênica nos diferentes tratamentos. As sementes desmuciladas mecanicamente ou por fermentação e secas à sombra até 12%, apresentaram maior viabilidade medida pela percentagem de plântulas normais no teste de germinação. A expressão do gene da ICL teve seu nível aumentado com o processamento das sementes, em até duas vezes e a secagem até 12% de umidade aumentou em até 11 vezes a expressão relativa desse gene. O gene αGAL foi superexpresso nas sementes desmuciladas mecanicamente, estando reprimido nos demais tratamentos. O processo de secagem reprimiu a expressão desse gene nas sementes. A expressão do gene da LEA2 foi reprimida nas sementes mantidas nos frutos e a dessecação em secador promoveu a redução drástica no nível de expressão relativa deste gene em sementes desmuciladas. Por outro lado, a secagem em secador até teores de água de 12% aumentou a expressão do gene da dehidrina quando comparado à expressão nas sementes secas à sombra. Neste trabalho, foram identificados padrões de alterações na expressão gênica correlacionadas com o processamento e/ou secagem das sementes, e o trabalho será continuado buscando identificar rotas gênicas ligadas à qualidade das sementes de café.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Comportamento de cultivares de café em áreas infestadas com Meloidogyne exigua
    (Embrapa Café, 2013) Lacerda, Gabriel Reis; Garcia, André Luíz A.; Carvalho, Carlos Henrique Siqueira de; Padilha, Lilian
    A utilização de variedades resistentes é a forma mais eficiente e sustentável para o manejo do M. exigua em áreas infestadas com esta praga. Além disto, tem sido retirados do mercado os principais produtos químicos registrados para a cultura do café, no que diz respeito ao controle de pragas como o nematóide. Este trabalho teve o objetivo de ampliar o conhecimento sobre os materiais comerciais, avaliando-se cultivares susceptíveis e resistentes implantadas em áreas com comprovada presença do M. exigua. Em Carmo da Cachoeira e Três Pontas, foram implantadas lavouras de 10 cultivares de cafeeiro arábica, as quais foram submetidas ou não ao controle químico do M. exigua com Terbufós. A partir da primeira produção, anualmente, foram realizadas avaliações da produtividade e do rendimento dos frutos colhidos nas parcelas. Na média de três anos de avaliações, pôde ser observado que todas as cultivares apresentaram níveis de produtividade semelhantes, com exceção do Siriema. Em Três Pontas, o nematicida favoreceu o aumento de produtividade das cultivares avaliadas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Seleção de genes endógenos para análises de qRT-PCR em sementes de café
    (Embrapa Café, 2013) Schenk, Juliana Camargo Martinati; Cardoso, Danielle Cunha; Maluf, Mirian Perez; Padilha, Lilian
    A técnica quantitativa de PCR em tempo real, qRT-PCR, permite analisar a expressão de genes alvo em diferentes condições experimentais. No entanto, a análise precisa dos resultados gerados pela qRT-PCR está diretamente relacionada ao gene normalizador utilizado, o qual deve apresentar expressão constitutiva semelhante para as diferentes amostras/tratamentos avaliados no experimento. Os genes normalizadores escolhidos para as análises em sementes podem diferir daqueles utilizados para as raízes e folhas. Este trabalho teve como objetivo a avaliação de genes normalizadores úteis ao estudo de expressão gênica em sementes. O experimento englobou sementes mantidas nos frutos, sementes desmuciladas mecanicamente ou por meio da fermentação. Essas sementes e frutos foram em seguida, secados à sombra ou em secador até atingirem os teores de água de 12% ou 35%, foram acondicionados em embalagens herméticas e mantidos em câmara fria (10ºC/ 40%UR) por um período de até 12 meses. Foram avaliados 11 genes candidatos a normalizadores, os quais foram escolhidos, previamente, em um estudo de microarranjos. As expressões e estabilidade destes genes foram avaliadas por meio dos softwares geNorm, NormFinder, Delta Ct e BestKeeper. Pela análise conjunta dos resultados obtidos a partir destes softwares, observou-se que a estabilidade de um gene normalizador é variável em função do fator experimental considerado. O gene da actina é indicado como normalizador nas análises de expressão gênica em sementes de café quando forem considerados todos os três fatores avaliados neste estudo, ou seja, processamento, secagem e armazenamento.