Trabalhos de Evento Científico
URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/516
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Seleção de genótipos de cafeeiros superiores com base em características anatômicas(Embrapa Café, 2015) Freitas, Tainah; Guedes, Janine Magalhães; Machado, Janaine Lopes; Viana, Mariana Thereza Rodrigues; Azevedo, Harianna de Paula; Reis, Estevam Antônio Chagas; Guimarães, Rubens JoséDiante dos desafios enfrentados pela cafeicultura se encontram os estudos em anatomia foliar, visando selecionar cultivares potencialmente capazes de tolerar as adversidades climáticas. Com isso, o objetivo com este trabalho foi avaliar as características de anatomia foliar de genótipos superiores de café, visando identificar potencias genitores a serem utilizados em programas de melhoramento. Foram avaliadas 18 progênies e duas cultivares de café, desenvolvidas pelo programa de melhoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). Os genótipos foram implantados em 2005 em Patrocínio-MG. Para os estudos anatômicos adotou-se o delineamento inteiramente casualizado com três repetições, sendo utilizado o terço médio de folhas completamente expandidas, coletadas em setembro de 2014 no terceiro nó de ramos plagiotrópicos do terço médio das plantas. As secções transversais foram obtidas e montadas em lâminas semipermanentes e fotografadas em microscópio óptico. Foram avaliadas as espessuras da (o): cutícula da face adaxial, epiderme da face adaxial, epiderme da face abaxial, parênquima paliçádico e parênquima esponjoso. Foi realizada a análise de variância para todas as características avaliadas e, quando significativas, estas foram submetidas ao teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade, utilizando o programa Genes. Os genótipos apresentaram diferença significativa nos tecidos foliares internos, o que permite selecionar os superiores com base nas características anatômicas. O genótipo H 419-3-4-5-2 MS cv 02 apresentou resultados superiores para todas as características avaliadas.