Trabalhos de Evento Científico

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/516

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Perfil sensorial de diferentes formulações de blends de Coffea canephora pierre e Coffea arábica L.
    (Embrapa Café, 2013) Ribeiro, Bruno Batista; Mendonça, Luciana Maria Vieira Lopes; Assis, Gleice Aparecida de; Mendonça, José Marcos Angélico de; Malta, Marcelo Ribeiro; Rosa, Beatriz Terezinha; Libânio, Ronaldo Alves
    apreciação do consumo, as exigências por produtos de melhor qualidade e a ampliação da produção integram o aumento da demanda por cafés de bebidas superiores. Os blends são resultantes de misturas de grãos de diferentes espécies do gênero Coffea (Brasil, 2010). A finalidade em realizar essas misturas é aproveitar o potencial sensorial de cada café, combinando-os de tal forma que enriqueçam sensorialmente os sabores e aromas do produto final.O trabalho teve como objetivo estudar as mudanças nas características sensoriais de cafés originados de blends com diferentes proporções de grãos de café da espécie Coffea arábica L. e Coffea canephora Pierre. Observou mudanças nos atributos sensoriais à medida que se aumentava a proporção de canephora adicionado com diminuição das notas para os atributos fragrância, aroma e acidez e aumento para os atributos amargor e corpo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise sensorial de cafés especiais das microrregiões cafeeiras de Minas Gerais
    (Embrapa Café, 2013) Souza, Antonio Sergio de; Mendes, Fabrícia de Queiroz; Uejo Neto, Ensei; Rosa, Beatriz Terezinha
    A qualidade dos cafés são avaliadas por seus atributos sensoriais de aroma e sabor, que sofrem interferência direta da localização, altitude, insolação, tipo de solo. Este trabalho objetivou caracterizar as amostras de café, da categoria cereja descascado, avaliados na segunda fase do IX Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais no ano de 2012, correlacionando os atributos sensoriais e notas obtidas com suas respectivas microrregiões produtoras. Foram analisadas amostras da espécie Coffea arabica L. de 14 microrregiões cafeeiras do estado de Minas Geais, através da prova de xícara.