Trabalhos de Evento Científico

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/516

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Comportamento do consumidor em relação à certificação de origem do café
    (2001) Luna, Rosemar Martins; Sette, Ricardo de Souza; Salazar, German Torres; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    O presente trabalho objetivou verificar a influência da origem do café na hora da compra em supermercados, a percepção dos consumidores em relação aos cafés de Minas Gerais e verificar se os consumidores sabem diferenciar cafés de outras cidades e de outros Estados. As referências teóricas focaram o marketing, o ambiente de marketing e do café e o comportamento do consumidor. Utilizou-se de procedimentos metodológicos quantitativos e qualitativos, combinando os métodos de observação do processo de compra, seguido de comunicação com os compradores de café por meio de entrevistas semi-estruturadas. Identificou-se um mercado restrito, formado por adultos, na maioria casados e das classes A e B. Ficou caracterizado que, no momento da compra, atualmente a marca é mais importante do que a origem do café. O conhecimento relativo às regiões produtoras foi bom no que se refere à identificação dos melhores cafés, e o de MG foi considerado o melhor. O conhecimento na comparação entre cafés de outras cidades e de outros Estados foi fraco, porém revelou preferência dos consumidores pelos cafés mineiros.