Trabalhos de Evento Científico
URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/516
Navegar
7 resultados
Resultados da Pesquisa
Item A inteligência competitiva como recurso estratégico para a cafeicultura mineira(Embrapa Café, 2012) Silva, Eduardo Cesar; Castro Junior, Luiz Gonzaga de; Andrade, Fabrício Teixeira; Gonçalves, Larissa Carolina da Silva VianaO objetivo desse trabalho é apresentar as principais tendências identificadas pelo Bureau do Café, de modo a oferecer informações úteis aos agentes ligados ao agronegócio café atuantes em Minas Gerais.Item Direct Trade: análise preliminar e agenda de pesquisas(Embrapa Café, 2012) Guimarães, Elisa Reis; Silva, Eduardo Cesar; Castro Junior, Luiz Gonzaga de; Ribeiro, Felipe BastosO objetivo do estudo foi realizar uma análise preliminar do DT, identificando suas vantagens e desvantagens, de modo a orientar regiões produtoras no Brasil ou cafeicultores individuais que possuem interesse em explorar essa nova modalidade.Item Tendências para a produção mundial de café(Embrapa Café, 2012) Abreu, Giselle Figueiredo de; Silva, Eduardo Cesar; Castro Junior, Luiz Gonzaga de; Santos, Pedro Henrique AbreuO objetivo desse estudo foi aplicar a Inteligência Competitiva sobre a produção mundial de café, de modo a identificar as ações que têm sido implementadas por outros países e identificar possíveis tendências.Item Identificação das principais tendências para a produção mundial de café(Embrapa Café, 2013) Abreu, Giselle Figueiredo de; Silva, Eduardo Cesar; Castro Junior, Luiz Gonzaga de; Santos, Pedro Henrique AbreuA atividade cafeeira é geradora de renda para o Brasil, contudo a competitividade entre os países tem aumentado e o setor precisa estar atento às mudanças na demanda dos consumidores e nas ações lançadas pelas principais nações produtoras. Neste contexto, a Inteligência Competitiva oferece ferramentas que podem ajudar a cafeicultura brasileira a antecipar e aproveitar as novas oportunidades do mercado e se manter competitiva. Este trabalho teve como objetivo utilizar a Inteligência Competitiva sobre a produção mundial de café, de modo a identificar as ações que têm sido implementadas por outros países produtores e identificar possíveis tendências. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com a análise das principais notícias internacionais sobre a produção de café pelos principais países produtores do mundo. O período de monitoramento foi de dezembro de 2011 a maio de 2013. Os resultados obtidos mostram que existem cinco grandes tendências para a produção mundial de café. É preciso monitorá-las e investir nessas tendências de modo a garantir a competitividade do produto brasileiro no mercado mundial.Item Panorama da cafeicultura de Coffea canephora: perspectivas para Brasil e Vietnã(Embrapa Café, 2013) Oliveira, Diego Humberto de; Silva, Eduardo Cesar; Castro Junior, Luiz Gonzaga de; Guimarães, Rubens José; Andrade, Fabrício Teixeira; Santos, Pedro Henrique Abreu; Abreu, Giselle Figueiredo deObserva-se um progressivo aumento na produção mundial de café da espécie Coffea canephora. Diante desse cenário, o setor produtivo se questiona sobre a viabilidade econômica das duas cafeiculturas (arabica e canephora). O presente estudo explora essa questão, tendo como foco a produção de canephora. Desta forma, busca analisar os fundamentos do mercado de canephora nos principais países produtores, Vietnã e Brasil, a fim de contribuir estrategicamente para a formação de opiniões e direcionamento de tomadas de decisão na cafeicultura. A análise foi feita sob a perspectiva da Inteligência Competitiva. Os resultados indicam que a oferta de canephora no mundo tende a continuar em crescimento, suprindo o aumento na demanda por este tipo de grão.Item Caracterização socioeconômica de cafeicultores certificados e não certificados do Sul de Minas Gerais(Embrapa Café, 2013) Silva, Eduardo Cesar; Santos, Pedro Henrique Abreu; Guimarães, Elisa Reis; Castro Junior, Luiz Gonzaga de; Costa, Cássio Henrique Garcia; Abreu, Giselle Figueiredo deA cafeicultura é uma das principais atividades agrícolas do Brasil, com o Estado de Minas Gerais sendo responsável por cerca de 50% da safra nacional. A atividade cafeeira gera renda para inúmeras famílias de agricultores, em sua maioria, pequenos proprietários de terra. Por essa razão, é importante acompanhar as tendências do setor, para que a atividade continue competitiva. Nas últimas duas décadas, duas das principais tendências são a produção e o consumo de cafés certificados. Sendo assim, é importante avaliar o perfil dos cafeicultores certificados e compará-lo aos dos não certificados. A pesquisa foi feita com 144 cafeicultores do Sul de Minas Gerais, divididos igualmente entre certificados e não certificados. Os resultados oferecem uma descrição dos dois grupos de cafeicultores e mostram algumas diferenças entre eles.Item A EVOLUÇÃO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO DE CAFÉ NAS PRINCIPAIS REGIÕES PRODUTORAS DO BRASIL(2009) Andrade, Fabrício Teixeira; Castro Júnior, Luiz Gonzaga; Silva, Eduardo Cesar; Scott, Francisco Albert; Costa, Cássio Henrique Garcia; Embrapa - CaféDevido à sua importância, a cafeicultura foi marcada por políticas protecionistas por parte do Estado, as quais visavam, principalmente, à sustentação do preço, o que estimulou a entrada de novos países produtores. As mudanças ocorridas após a década de 90, no âmbito político, econômico e institucional brasileiro e mundial, expuseram o agronegócio nacional a um elevado nível de competitividade. Esse trabalho foi realizado com o objetivo de estimar e apresentar os custos de produção de café nos principais Estados produtores do Brasil. Os dados levantados são provenientes das cidades de Três Pontas, Santa Rita do Sapucaí, Patrocínio e Manhumirim, no estado de Minas Gerais; Iuna e Jaguaré, no Espírito Santo; Altinópolis, em São Paulo e Ribeirão do Pinhal, no estado do Paraná. Os custos de produção de café nessas regiões vêm sendo acompanhados e atualizados mensalmente. Esse acompanhamento periódico possibilita, até o momento, a apresentação do comportamento dos custos até o mês de Outubro de 2008. Os resultados apresentados indicam que os custos de produção (COT) de café nas regiões estudadas aumentaram sobremaneira de Novembro de 2007 a Outubro de 2008 de forma generalizada. A variação média do COT foi de 23,44% positivo, ou seja, produzir café nas regiões pertinentes ao estudo ficou, em média, 23,44% mais caro. Essa variação foi em sua maior parte causada pelo aumento nos preços dos insumos classificados como fertilizantes, que no mesmo período foi de 67,91% em média.