Trabalhos de Evento Científico

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/516

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 29
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise da multifuncionalidade e desenvolvimento territorial em áreas de cafeicultura familiar no Sul de Minas Gerais
    (Congresso Latino Americano de Sociologia Rural, 2006) Silveira, Miguel Angelo da; Caron, Dalcio; Marques, Paulo Eduardo Moruzzi; lamamoto, André Toshio V.
    Esse trabalho analisa os resultados iniciais de um estudo de caso em andamento nos municípios de Poço Fundo, Machado e Campestre, Sul de Minas Gerais, componente de uma pesquisa de abrangência nacional. Uma das primeiras ações de pesquisa realizadas foi o mapeamento de projetos coletivos do território, atores sociais e programas públicos, na identificação de possíveis respostas aos problemas do desenvolvimento territorial sustentável, pela via das noções da multifuncionalidade da agricultura e do desenvolvimento local. Muito embora seja o café o produto responsável pela identidade do território, a pesquisa procura também tomar em conta outros produtos agrícolas e agroalimentares genuínos da agricultura familiar do Sul de Minas, portadores de identidade cultural e saberes tradicionais. Do ponto de vista metodológico, trata-se da aplicação de um enfoque territorial.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Perfil das cafeicultoras da associação dos agricultores familiares de Santo Antônio do Amparo-MG (AFASA)
    (Embrapa Café, 2019-10) Peixoto, Roseani Borges; Peixoto, Jaqueline Nicole; Baliza, Danielle Pereira; Pedro, Francisco Carlos; Pereira, Sérgio Parreiras; Fonseca, Graziany Thiago; Macieira, Josiane Cotrim
    Este trabalho buscou analisar o perfil das cafeicultoras da Associação dos Agricultores Familiares de Santo Antônio do Amparo, MG (AFASA). Em virtude da participação das mulheres em diversos setores da cafeicultura e da pouca valorização e visibilidade do seu trabalho, tornou-se necessário conhecer o perfil da mulher envolvida com a cultura cafeeira. Após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, 24 cafeicultoras que participam da AFASA e produzem café foram selecionadas de acordo com critérios de inclusão pré-determinados. Essas mulheres responderam ao questionário estruturado, composto por questões como: dados pessoais, atuação na cadeia produtiva do café, relação trabalho/família, mulher na cafeicultura (realização profissional, desafios, dificuldades, entre outras). Após a aplicação dos questionários, os resultados foram tabulados e analisados estatisticamente. Constatou-se que a maioria das cafeicultoras (54%) não completaram o 9° ano do ensino fundamental e 63% delas nunca fizeram nenhum curso na área de atuação. O que demonstra a necessidade de ofertar para essas cafeicultoras mais oportunidades tanto de estudo formal quanto de cursos para realização das atividades agrícolas. Com relação à etnia, 79% das mulheres participantes dessa pesquisa se declararam ser parda ou negra. A maior parte das cafeicultoras (54%) declararam receber menos de um salário mínimo ou não possui renda mensal. Com relação ao futuro, 87% das mulheres afirmaram o desejo de continuar atuando no setor cafeeiro, pois sentem-se satisfeitas. O presente estudo possibilita a visualização do perfil das cafeicultoras que participam da AFASA, por meio do qual é possível visualizar suas potencialidades e carências. As informações apresentadas visam provocar e auxiliar no planejamento de ações e políticas públicas para melhoria da qualidade de vida dessas mulheres.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aspectos socioeconômicos da cafeicultura familiar do município de Bom Sucesso - MG
    (Embrapa Café, 2016) Nunes, M.; Peixoto, J. N. S.; Baliza, D. P.; Pereira, S. P.; Rosa, B. T.
    O presente estudo teve como objetivo avaliar os aspectos sociais e econômicos da cafeicultura familiar do município de Bom Sucesso - MG.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Caracterização de produtores familiares de cafés especiais da região nordeste paulista
    (Embrapa Café, 2017) L. Junior, S.; Silveira, J. M. C.; Baliza, D. P.; Pereira, V. S.; Lima, A. E.; Castro, E. M.
    O trabalho objetivou-se em caracterizar o perfil dos produtores familiares de cafés especiais de São Sebastião da Grama, Divinolândia e Caconde.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise da participação de mulheres em eventos realizados pela Epamig Sul
    (Embrapa Café, 2017) Resende, G. F.; Cornélio, V. M. O.; Alves, H. M. R.; Lima, G. A. A.; Silva, M. L. M.; Rezende, A. P. M. R.
    O objetivo deste trabalho foi avaliar a participação das mulheres nos Dias de Campo de cafeicultura realizados pela EPAMIG Sul nos Campos Experimentais dos municípios de Três Pontas (CETP), Machado (CEMA) e São Sebastião do Paraíso (CESP) no período de 2009 a 2017.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estudo de caso: gestão de custos na cafeicultura familiar um estudo de caso na comunidade rural dos Volpe, São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais
    (Embrapa Café, 2017) Volpe, A. L.; Livramento, D. E. do
    O objetivo geral desta pesquisa foi estudar a importância do levantamento dos custos de produção para uma propriedade de cafeicultura familiar.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Diagnóstico da cafeicultura familiar de um bairro rural do município de Bueno Brandão, Minas Gerais
    (Embrapa Café, 2015) Brandão, W. M.; Souza, T. T. de; Souza, L. T. de; Batista, E. C.; Balbão, M. D.; Pereira, J. L. A. R.
    O objetivo deste trabalho foi identificar alguns caracteres do perfil socioeconômico e tecnológicos da produção de café em um bairro do município de Bueno Brandão, Minas Gerais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Validação de um modelo de gestão participativa em uma associação de cafeicultores de economia familiar de Santo Antônio do Amparo-MG
    (Embrapa Café, 2013) Chalfoun, S. M.; Oliveira, S. B.; Costa, F. C.; Angélico, C. L.; Novaes, P. C. A.
    O presente estudo, também visando o fortalecimento da Associação, teve como objetivo a validação de um modelo de gestão participativa por meio da orientação e qualificação na gestão da Associação, para que assim os cafeicultores desfrutassem da Unidade de Processamento Comunitário, já construída, de uma forma mais precisa e usassem de sua força e união para ganhar o mercado.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Boas práticas agrícolas da associação de cafeicultores familiares (AFASA), por meio da análise de clusters
    (Embrapa Café, 2015) Rosa, B. T.; Pereira, S. P.; Borges, L. A. C.; Antonialli, L. M.; Chalfoun, S. M.
    O objetivo deste estudo foi caracterizar as Boas Práticas Agrícolas para a produção de café na Associação de Agricultores Familiares de Santo Antônio do Amparo (AFASA), identificando diferentes grupos de produtores rurais por meio da metodologia proposta por Pereira (2013).
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação de um secador mecânico (Flex) para cafeicultura familiar
    (Embrapa Café, 2008) Donzeles, S. M. L.; Silva, J. S.; Martin, S.; Canuto, E.; Nogueira, R. M.; Zanatta, F. L.
    Pensando em reduzir o tempo de secagem, manter a qualidade do café e utilizar fontes renováveis de energia este trabalho visa avaliar um sistema para secagem, quanto ao consumo energético e a qualidade final do produto, compatível com a cafeicultura familiar e que funcione com diferentes fontes energéticas