Trabalhos de Evento Científico

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/516

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Variabilidade pluviométrica de Franca e Mococa regiões produtoras de café no estado de São Paulo
    (Embrapa Café, 2019-10) Torres, Guilherme Almussa Leite; Pantano, Angélica Prela; Camparotto, Ludmila Bardin
    Objetivou-se analisar a variabilidade pluviométrica de dois municípios localizados no Estado de São Paulo. Ambos se situam em áreas de grande produtividade cafeeira, sendo Franca na região da Alta Mogiana e Mococa na Média Mogiana. A variabilidade pluviométrica analisada, permitiu melhor compreender a importância dos indicadores pluviométricos para as lavouras de café no estado, um dos maiores produtores do país. Foram utilizados dados pluviométricos do período de 2008 a 2018, para as duas localidades. Franca e Mococa estão localizadas na divisa do estado de São Paulo com o sul de Minas Gerais, porém, apresentaram condições distintas de pluviosidade. Verificou-se que embora setembro seja considerado o mês de retorno das chuvas, o retorno das chuvas após o período de inverno, tem ocorrido com mais frequência a partir de outubro.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito da chuva na incidência de ácaros fitófagos e predadores em cafeeiro
    (Embrapa Café, 2013) Abreu, Fernanda Aparecida; Marafeli, Patrícia de Pádua; Reis, Paulo Rebelles; Silva, Rogério Antônio; Santos, Felipe Amadeu dos; Bernardi, Leopoldo Ferreira de Oliveira; Carvalho, César Freire
    A chuva é considerada um fator natural importante na regulação das populações de artrópodes. Foi objetivo deste trabalho avaliar os efeitos da chuva, durante as épocas do ano, sobre a ocorrência das principais espécies de ácaros fitófagos e predadores em cafeeiro (Coffea arabica L.). O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental da EPAMIG, em São Sebastião do Paraíso, MG, de janeiro de 2011 a junho de 2012. Mensalmente foram coletadas aleatoriamente 25 folhas, do terço médio, em 84 plantas, totalizando 525 folhas. Entre os ácaros-praga, o ácaro fitófago Brevipalpus phoenicis (Geijskes, 1939) (Tenuipalpidae) foi o encontrado em maior número, tanto na seca como no período chuvoso. O ácaro Oligonychus ilicis (McGregor, 1917) (Tetranychidae) apresentou maior incidência no período seco. Dentre os ácaros predadores, a espécie Euseius citrifolius Denmark & Muma, 1970 (Phytoseiidae) foi encontrada em maior número, ocorrendo durante todo o ano, independente do período ser seco ou chuvoso. Concluiu-se que a estação chuvosa não influenciou na ocorrência de ácaros predadores, principalmente aqueles da família Phytoseiidae. Em geral, durante a estação seca ocorreu uma maior incidência de ácaros fitófagos no cafeeiro.