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    Interfaces and changes in the institutionalization process of special coffee in Brazil
    (Universidade Federal de São Carlos, 2020) Carvalho, Josué Pires de; Arevalo, Jorge Luis Sanchez; Passador, João Luiz
    This study analyzes the importance of the geographical indication (GI) process and other efforts in favor of the institutionalization process of special coffee in Brazil. The study is justified by the fact that Brazil is a world reference in coffee production and in what refers to the special coffee production, the market is promising. The term special coffee has a connotation of a segment type where the quality and experience are privileged, this consumption being differentiated. The Northwest of Minas (MG), Alta Mogiana (SP) and Matas de Minas (MG) regions were chosen for the analysis, which are the most representative in the national scenario. The results show a positive advance in favor of the institutionalization process, in which the main agents involved play an important role, namely, the government, entrepreneurs and producers.
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    Uma Nota Sobre Modelos Gravitacionais Aplicados à Exportação de Café de Brasil, Colômbia e Peru
    (Fundação Getúlio Vargas, 2016) Arevalo, Jorge Luis Sanchez; Andrade, Álisson Maxwell Ferreira de; Silva, Giuliano Alves Borges e
    Este trabalho avalia os determinantes da oferta de exportação de café do Brasil, Colômbia e Peru. A escolha de três países é justificada porque são os mais representativos na América do Sul no que diz respeito aos países exportadores. O tempo de estudo compreende o intervalo de 2000 a 2013. Para cumprir o objetivo, exploram-se diversas metodologias através da abordagem do modelo gravitacional. Variáveis tais como: renda, preço, distância geográfica, taxa de câmbio e índice de liberdade de negócios são definidos na análise. O modelo mostra resultados robustos que vão de acordo com a teoria econômica. As variáveis explicativas mostram diferentes sinais, esperados ou não, segundo cada país analisado em relação à teoria. Conclui-se que fatores como distância geográfica, preços e a facilidade de fazer negócios são determinantes nos três países para explicar a oferta do café.