Periódicos

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/3352

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Interfaces and changes in the institutionalization process of special coffee in Brazil
    (Universidade Federal de São Carlos, 2020) Carvalho, Josué Pires de; Arevalo, Jorge Luis Sanchez; Passador, João Luiz
    This study analyzes the importance of the geographical indication (GI) process and other efforts in favor of the institutionalization process of special coffee in Brazil. The study is justified by the fact that Brazil is a world reference in coffee production and in what refers to the special coffee production, the market is promising. The term special coffee has a connotation of a segment type where the quality and experience are privileged, this consumption being differentiated. The Northwest of Minas (MG), Alta Mogiana (SP) and Matas de Minas (MG) regions were chosen for the analysis, which are the most representative in the national scenario. The results show a positive advance in favor of the institutionalization process, in which the main agents involved play an important role, namely, the government, entrepreneurs and producers.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Competitividade no comércio do café: um estudo comparativo entre Brasil, Colômbia e Peru
    (Universidade Federal de Lavras, 2016-01) Arevalo, Jorge Luiz Sanches; Arruda, Dyego de Oliveira; Carvalho, Josué Pires de
    O presente estudo analisou as exportações totais de café do Brasil, Colômbia e Peru. A escolha desses três países para a análise devese ao fato de serem os mais expressivos,expressivos em América do Sul, no que tange ao comércio internacional de café. O período de análise vai desde o ano de 1994 ao ano de 2013. Os objetivos do estudo foram verificar os ganhos e/ou perdas de competitividade no comércio mundial, bem como identificar as principais fontes de crescimento e/ou queda das exportações nesses países. Empregouse o modelo de Constant Market Share (CMS) de segundo nível e o índice de Vantagens Comparativas Reveladas (VCR). Nos resultados, notou-se que o Brasil e Peru conseguiram ampliar sua participação no mercado mundial de café; entretanto, a Colômbia perdeu participação. Observa-se também que o Brasil e Peru apresentam ganhos de competitividade no mercado internacional de café, o que não ocorreu no caso da Colômbia.