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    Consumer acceptability and fragrance quality differentiate on of Mogiana coffee types using the Check-All-That-Apply (CATA) method
    (Academia Brasileira de Ciências, 2023-06-16) Benedito, Luiza Z.; Lima, Clara Mariana G.; Pires, Fabiana C.; Amaral, Ana Elisa; Verruck, Silvani; Pereira, Rosemary G. F. A.
    Coffee, one of the most produced and consumed beverage in the world, has a range of variability in its quality. The aim of this work was to evaluate the consumer capacity to perceive the coffee quality through their fragrance and to verify the influence of previous information about quality on this perception using hedonic scale and Check All That Apply (CATA) sensory tests. The sensory tests were performed in two stages, one without and the other with quality related information of Mogiana coffee samples (Rio, Hard and Soft), and a traditional coffee sample. CATA attributes frequency of occurrence shows that samples discrimination could be done with specific attributes. For Soft coffee the attributes with more occurrence were sweet, caramel, brown sugar, and smooth. The Hard coffee sample was described by the attributes peanut, buttery, and chocolate. While for Rio coffee, the descriptive attributes most often mentioned were strong and burnt. The traditional sample stood out among consumers for its characteristics of old, medicine, sour, burnt, unpleasant and spicy. Therefore, the use of coffee powder fragrance can be alternative to differentiate the quality of the product and its function can be enhanced by passing on information on quality attributes to consumers.
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    Propriedades térmicas de cinco variedades de café cereja descascado
    (Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG, 2002-05) Borém, Flávio M.; Ribeiro, Ruben C. de M. S.; Corrêa, Paulo C.; Pereira, Rosemary G. F. A.
    Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de se determinar, experimentalmente, os valores do calor específico, da condutividade térmica e da difusividade térmica de cinco diferentes variedades de café (Catuaí, Catucaí Vermelho, Catucaí Amarelo, Acaiá e Rubi) em pergaminho e avaliar sua interação com diferentes níveis de umidade. Para determinação do calor específico, utilizou-se o método das misturas. A condutividade térmica foi determinada por meio de um equipamento experimental baseado no método do cilindro teoricamente infinito e na hipótese de condução unidimensional, na direção radial, do calor gerado por um fio condutor. A difusividade térmica foi definida pelo método indireto, utilizando-se os valores obtidos para a massa específica aparente, calor específico e condutividade térmica. Os valores observados foram submetidos à análise de regressão. A partir dos resultados obtidos, observou-se que os dados de calor específico e de condutividade térmica se ajustaram melhor a uma equação polinomial do segundo grau crescente, enquanto os valores da difusividade térmica se adequaram melhor a uma equação de segundo grau decrescente, em relação ao aumento do teor de água para todas as variedades estudadas. Não foi possível ajustar-se, para cada uma das propriedades térmicas, um modelo matemático único para as cinco variedades estudadas, indicando haver efeito da interação teor de água e variedade.
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    Hábitos de consumo e preferência pelo tipo de bebida do café (Coffea arabica L.) entre jovens de Machado/MG
    (Editora UFLA, 2011-09) Prado, Agda Silva; Paiva, Elisângela Ferreira Furtado; Pereira, Rosemary G. F. A.; Sette, Ricardo de S.; Silva, Jack Robson; Paiva, Leandro Carlos; Barbosa, Cleber Ávila
    Objetivou-se, neste trabalho, identificar quais são os hábitos de consumo e a preferência entre diferentes tipos de bebidas de café (estritamente mole, mole, dura, riada e rio), entre jovens estudantes na cidade de Machado/MG. A pesquisa foi conclusiva descritiva, de natureza quantitativa, para analisar os hábitos da população entrevistada através de aplicação de questionários. Para identificar qual a preferência, entre os cinco tipos de bebida fornecidas, cada uma foi codificada e servida, e o entrevistado escolhia a que mais preferia, assinalando no questionário. O método das entrevistas foi pessoal. O tipo de amostragem foi não probabilística por quota e os questionários individuais foram tabulados e analisados pelo software SPSS. Concluiu-se que a maioria dos jovens tomam café, mas os sucos e refrigerantes são consumidos com maior frequência. As bebidas de café escolhidas entre os jovens foram aquelas que possuíam melhores atributos sensoriais, mole e estritamente mole.