Periódicos

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/3352

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito de extratos vegetais no progresso de doenças foliares do cafeeiro orgânico
    (Sociedade Brasileira de Fitopatologia (SBF), 2007-01-18) Santos, Florisvalda S.; Souza, Paulo E.; Resende, Mário L. V.; Pozza, Edson A.; Miranda, Júlio César; Ribeiro Júnior, Pedro M.; Manerba, Felipe C.
    Avaliou-se o efeito da aplicação de extratos vegetais em induzir resistência à ferrugem, à cercosporiose e à mancha de Phoma em cafeeiro orgânico. O ensaio foi instalado em lavoura orgânica em Santo Antônio do Amparo, MG, cultivada com cafeeiros cv. "Acaiá MG-474-19", de quatro anos. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados com quatro repetições. Os tratamentos foram: 1. Testemunha pulverizada com Viça-café plus® aplicado em dezembro, janeiro e fevereiro; 2. Testemunha pulverizada com água; 3. Extrato aquoso de casca de fruto de café (CFC); 4. Extrato aquoso de folha de café com ferrugem (EFID); 5. Extrato aquoso de lobeira (Solanum lycocarpum) infectada com Crinipellis perniciosa (VLA) e 6. Extrato comercial de biomassa cítrica (Ecolife®). Os cafeeiros foram pulverizados mensalmente de 4 de março a 26 de junho de 2005. CFC e EFID reduziram a incidência da ferrugem, da cercosporiose e da mancha de Phoma comparativamente aos percentuais de doença observados nas testemunhas pulverizadas com água e com Viça-café. CFC reduziu a severidade da cercosporiose em 47%, comparado ao tratamento pulverizado com água. EFID e VLA reduziram a severidade da ferrugem em 31 e 27%. O melhor resultado foi proporcionado pelo EFID ao reduzir em 61% a incidência de Phoma em relação à testemunha pulverizada com água. O produto Ecolife® teve um desempenho intermediário aos melhores tratamentos e às testemunhas. EFID, CFC e VLA levaram a maior acúmulo de lignina nos tecidos foliares, diferenciando-se das testemunhas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relação nitrogênio/potássio com mancha de Phoma e nutrição de mudas de cafeeiro em solução nutritiva
    (Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2010) Lima, Luciana M. de; Pozza, Edson A.; Torres, Henrique N.; Pozza, Adélia A.A.; Salgado, Mirian; Pfenning, Ludwig H.
    Este trabalho foi realizado com os objetivos de avaliar a influência de diferentes doses de nitrogênio (N) e de potássio (K), fornecidos via solução nutritiva, na intensidade da mancha de Phoma e determinar a quantidade de matéria seca e a concentração de macro e micronutrientes em folhas e ramos de mudas do cafeeiro. Os tratamentos consistiram em 5 doses de K (4, 5, 6, 7 e 8 mmol/L) combinadas com 5 doses de N (3, 7, 11, 15 e 19 mmol/L) em esquema fatorial, constituindo 25 tratamentos, com 3 repetições. Esse experimento foi repetido três vezes a 20ºC. Com o aumento das doses de N, houve aumento linear em 34,8%, para AACPI (Área abaixo da curva de progresso da incidência) e 34,3%, para AACPS (Área abaixo da curva de progresso da severidade). Aumentando as doses de K, verificou-se redução de forma quadrática, tanto para AACPI quanto para AACPS até a dose de 7 mmol/L, a partir da qual ocorreu aumento da doença. A matéria seca das mudas de café aumentou linearmente com o aumento das doses de N. Com o aumento das doses de N, observou-se aumento de N na parte aérea. As doses de potássio influenciaram significativamente os teores de N, K, Ca, S e B nas folhas e ramos. Assim, a nutrição balanceada, além de minimizar alterações nutricionais, pode ser manipulada para reduzir o número de pulverizações com fungicidas neste patossistema.