Periódicos

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/3352

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Cenário da tecnologia de informação na gestão da produção de café no sul de Minas Gerais
    (Universidade Católica Dom Bosco, 2018) Franco, Matheus Eloy; Angelocci, Marina Ariente; Silva, Adriano Bortoloƫ da; Putti, Fernando Ferrari
    Este trabalho analisou o cenário da introdução da tecnologia da informação em cooperativas e propriedades produtoras de café na região do Sul de Minas Gerais. Como instrumento de coleta de dados utilizaram-se observações, análise documental e entrevistas com gerentes e proprietários. Como resultados, foi possível conhecer o cenário de utilização, problemas enfrentados e ações tomadas quando da adoção de novas tecnologias da informação.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Sistema computacional web para controle de gestão da produção de café
    (Editora UFLA, 2017-07) Cunha, Angélica Carvalho; Florentino, Ligiane Aparecida; Silva, Adriano Bortolotti da; Gabriel Filho, Luís Roberto Almeida; Putti, Fernando Ferrari
    O cultivo do café no Brasil concentra-se na região Sul de Minas Gerais, em que a maioria das propriedades apresenta características de agricultura familiar e muitas vezes sem a utilização de tecnologia. Assim, muitos produtores não têm sistemas de controle de gestão da produção. Desta forma, torna-se de suma importância a utilização de softwares que realizem a gestão das produções. Devido à competitividade, diferentes áreas profissionais procuram uma eficiência tecnológica para suprir à crescente demanda, visando agilidade na execução dos processos. Portanto, torna-se indispensável que os produtores rurais defasados tecnologicamente passem a ter ferramentas que permitam tornar o empreendimento mais competitivo. Deste modo, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver um sistema web para gestão de propriedades. O sistema foi desenvolvido a partir de entrevistas com 10 produtores de café da Região Sul de Minas Gerais, em que se constatou a necessidade de sistemas online que auxiliassem na gestão das propriedades, assim utilizou-se a linguagem de programação web Personal Home Page (PHP) e banco de dados MySQL para o desenvolvimento do sistema. Deve-se ressaltar que o sistema apresenta a característica de responsividade, adaptando assim em diversos tamanhos e formatos de dispositivos e também de fácil utilização. O desenvolvimento do sistema foi de grande relevância, uma vez que contribui para uma boa gestão do controle da produção de café.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Influência do Certifica Minas Café nas lavouras cafeeiras de Alfenas – sul de Minas Gerais
    (Editora UFLA, 2017-01) Amaral, Ana Maria Santana do; Silva, Adriano Bortolotti da; Angelocci, Marina Ariente; Putti, Fernando Ferrari; Coelho, Thamiris Lentz de Almeida; Corsini, Wanessa Tavares Campos; Corsini, Fábio dos Santos; Miranda, José Messias
    A cafeicultura brasileira está em destaque no mundo, principalmente o café especial produzido no estado de Minas Gerais. O mercado nacional e principalmente o internacional está cada vez mais exigente no consumo de produtos agrícolas; sendo assim, a certificação do café torna-se uma ferramenta de garantia da qualidade e produção sustentável. Este trabalho teve por objetivo analisar se a certificação “Certifica Minas Café” que constitui uma ferramenta de gestão é válida para o produtor, bem como analisar os ganhos em função da qualidade do café certificado. Desta forma, realizou-se uma pesquisa, por meio de questionário semiestruturado, com os produtores de café de Alfenas. Dentre os fatores analisados, verificou-se que a certificação beneficia o produtor a gerir melhor a sua propriedade, auxilia no aumento da produção de café especial e aumenta a lucratividade. Portanto, é uma ferramenta de gestão válida para o agricultor familiar e médio produtor, visto que os grandes produtores geralmente possuem um controle gerencial ativo em suas propriedades. Contudo é importante a atenção de que quanto mais o agricultor familiar certificado compartilhar sua experiência no processo de certificação com os outros produtores que ainda não estão certificados, maior será o número de produtores interessado em aderir ao programa de certificação, porque a propaganda de pessoa para pessoa ainda é um dos canais de marketing mais fortes do mercado.