Periódicos

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/3352

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Qualidade da matéria orgânica e distribuição do fósforo no solo de lavouras orgânicas de café Conilon
    (Universidade Federal de Santa Maria, 2009-10) Partelli, Fábio Luiz; Busato, Jader Galba; Vieira, Henrique Duarte; Viana, Alexandre Pio; Canellas, Luciano Pasqualoto
    O cultivo de café orgânico utiliza fontes não solúveis de fósforo e grande quantidade e variedade de material orgânico em seu manejo. Assim, o objetivo do trabalho foi avaliar as frações que compõem a matéria orgânica e distribuição do fósforo no solo de cafeeiros Coffea canephora da cultivar ‘Conilon’ cultivados sob diferentes sistemas de manejos de produção orgânica. O solo foi coletado na projeção da copa do cafeeiro, na camada de 0 a 20cm. Determinaram- se as características químicas e granulométricas do solo em procedimentos de rotina e as frações de fósforo e da material orgânica. Na maioria das lavouras, o fósforo orgânico constituiu a maior parte do fósforo lábil, e a fração humina constituiu a maior parte da matéria orgânica. Houve maior presença de fósforo inorgânico nos solos das lavouras com maiores concentrações de fósforo total e lábil. O conteúdo total de Pi + Po nos solos avaliados apresentou valores elevados, variando de 426,9 até 910,4mg dm -3 de solo. A fração humina constituiu a maior parte da matéria orgânica. As frações que compõem a distribuição do fósforo no solo apresentaram discrepâncias entre os sistemas de manejos de produção orgânica.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Organic matter fractions in soil under coffee with split applications of phosphorus and water regimes
    (Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG, 2014-10) Araújo, Larissa G.; Figueiredo, Cícero C. de; Borges, Inácio B.; Ramos, Maria L. G.; Rocha, Omar C.; Guerra, Antonio F.
    Phosphorus fertilization and irrigation management are essential practices to increase coffee yields, though information is scarce about the effect of these practices on organic matter fractions of soils of the ‘Cerrado’ (savanna-like vegetation). The purpose of this study was to evaluate organic matter fractions of a clayey Oxisol under coffee with split applications of phosphorus (P) and water regimes. The experimental design was a randomized block with 3 x 2 factorial arrangement with three split applications of P (P1: 300 kg ha -1 P2O5 applied annually of which 2/3 applied in September and 1/3 in December; P2: 600 kg ha -1 P2O5 applied at planting and every two years, and P3: 1800 kg ha -1 of P2O5 applied only at planting, corresponding to a 6-year requirement), two water regimes (with and without irrigation) and three replications. Soil from the 0-5 and 5-10 cm layers was sampled. The total organic carbon (TOC), labile carbon (LC), microbial carbon (Cmic), and carbon fractions of fulvic acid (FA), humic acid (HA) and humin (HU) were determined. The irrigation regime of coffee increased the TOC, LC and Cmic levels and the humified fractions of soil organic matter. In general, the form of P splitting had little influence on the fractions of soil organic matter.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Qualidade da matéria orgânica de solos sob cultivo de café consórciado com adubos verdes
    (Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013-11) Coelho, Marino Salgarello; Mendonça, Eduardo de Sá; Lima, Paulo César de; Guimarães, Gabriel Pinto; Cardoso, Irene Maria
    O aporte de resíduos orgânicos, associado ao processo de humificação, promove melhoria dos atributos do solo e garante ao agricultor a manutenção do sistema produtivo. As leguminosas visam, além do fornecimento de nutrientes para o café, melhorar a qualidade da matéria orgânica do solo com a formação das substâncias húmicas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto do uso de leguminosas, como adubo verde, na qualidade das substâncias húmicas em solos sob café em duas condições edafoclimáticas na Zona da Mata de Minas Gerais. Foram cultivados amendoim forrageiro, calopogônio, estilosantes, mucuna e espécies espontâneas durante quatro anos, em duas propriedades de agricultores familiares. Após quatro anos, realizaram-se a coleta de solo, extração e purificação das SH para obtenção dos ácidos fúlvicos (AFs) e húmicos (AHs). Foram realizadas análise elementar (CHNO), UV-visível, infravermelho e termogravimetria do material purificado. Os resultados evidenciaram que os AHs possuem maior peso molecular, hidrofobicidade, condensação, e compostos aromáticos com maior teor de C, conferindo maior estabilidade estrutural em relação aos AFs. O ambiente voltado para a face sul, com menor incidência de luz, menor temperatura e maior umidade, possui substâncias húmicas estruturalmente mais estáveis e resistentes à degradação do que as extraídas de solo voltado para o noroeste. O tratamento com calopogônio apresentou baixo teor de C e elevado teor de O na composição dos AFs, caracterizando compostos de menor estabilidade estrutural em relação aos AFs, sob os tratamentos com estilosantes, mucuna e espontâneas. Nos AHs, o uso das leguminosas apresentaram resultados semelhantes.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Variabilidade espacial de atributos físicos: relação com relevo, matéria orgânica e produtividade em café conilon
    (Editora UFLA, 2016-10) Burak, Diego Lang; Santos, Danilo Andrade; Passos, Renato Ribeiro
    Atributos do solo podem ser influenciados pelo relevo gerando zonas de produtividade homogêneas. Partindo- se dessa hipótese, foram identificados grupos de atributos do solo, sua variabilidade espacial, assim como sua relação com a produtividade e relevo, utilizando conjuntamente a Análise de Fatores (AF) e a geoestatistica. O estudo foi realizado em um Latossolo Vermelho-Amarelo cultivado com café Conilon no Estado do Espírito Santo. A AF permitiu agrupar no fator 1 (F1) atributos relacionados à agregação do solo que não apresentou relação com relevo e produtividade. Sua variabilidade espacial foi influenciada pelo manejo como demonstrado pela menor continuidade e dependência espacial na profundidade de 0 - 0,10 m e pelo efeito pepita puro na profundidade de 0,10 – 0,20 m. A partir do fator 2 (F2), obtidos das duas profundidades, consegue-se agrupar atributos do solo relacionados à retenção de água, destacando-se os teores de argila, a microporosidade e a umidade que aumentam conjuntamente em maior altitude e menor declive onde ocorrem zonas de maior produtividade. A maior continuidade e dependência espacial do F2 sugerem a influência do relevo na sua estrutura espacial.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Fertilidade e compartimentos da matéria orgânica do solo sob diferentes sistemas de manejo
    (Editora UFLA, 2014-07) Machado, Luciana Ventura; Rangel, Otacílio José Passos; Mendonça, Eduardo de Sá; Machado, Ramires Ventura; Ferrari, Jéferson Luiz
    A matéria orgânica do solo é influenciada pelo manejo adotado, sendo por essa razão, considerada um indicador da qualidade do solo e sustentabilidade de agroecossistemas. Objetivou-se, neste trabalho, avaliar as alterações na fertilidade e os diferentes compartimentos da matéria orgânica de um Latossolo Vermelho-Amarelo sob diferentes sistemas de manejo da lavoura cafeeira, em área de influência de Floresta Atlântica, no distrito de Boa Esperança, em Marechal Floriano, Espírito Santo. As amostras de solo foram coletadas nas profundidades de 0–0,05 e 0,05–0,10 m. Os sistemas amostrados foram: FN (floresta nativa), CC (café consorciado com frutíferas) e CS (café a pleno sol). Foram realizadas análises físicas e químicas do solo e quantificados os teores de carbono orgânico total (COT), nitrogênio total (NT) e carbono das diferentes frações: humina (C-HUM), ácidos húmicos (C-FAH) e ácidos fúlvicos (C-FAF). Foram calculados os valores das relações C-FAH/C- FAF e C-HUM/(C-FAF+C-FAH), dos estoques de COT e NT e a relação COT/NT do solo. A substituição da floresta nativa por cultivos de café alteraram a densidade e a fertilidade do solo. Os sistemas de café provocaram redução no teor e estoque de carbono e nitrogênio do solo. A floresta apresentou equilíbrio na cinética de decomposição dos resíduos orgânicos e na liberação de N e outros nutrientes (P e K + ) via serrapilheira no solo. A implantação dos agroecossistemas provocou mudanças no comportamento das substâncias húmicas, sendo que o café consorciado apresentou menor ciclagem orgânica.