Periódicos

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/3352

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Distribuição espacial das raízes de cafeeiro e dos poros de dois Latossolos sob manejo conservacionista
    (Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG, 2014-03) Carducci, Carla E.; Oliveira, Geraldo C. de; Lima, José M.; Rossoni, Diogo F.; Costa, Alisson L. da; Oliveira, Larissa M.
    O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do sistema de manejo que emprega práticas de conservação do solo na distribuição do sistema radicular de cafeeiros e na estrutura de dois Latossolos após seis anos de implantação da lavoura na região do Alto São Francisco, MG. Foram abertas três trincheiras aleatórias e longitudinais à linha de plantio (0,70 x 1,50 m) em um Latossolo gibbsítico e em um Latossolo caulinítico ambos sob sistema de manejo do solo que emprega práticas conservacionistas. A avaliação do sistema radicular foi feita pelo método do perfil cultural e análise digital de imagens 2D, com posterior confecção de mapas de superfície das variáveis radiculares analisadas por meio da krigagem. Amostras de solo com estrutura preservada foram coletadas para quantificar a distribuição do diâmetro de poros 3D obtida por tomografia computada de raios-X. As raízes e poros foram classificados em: 1, >1 e ≤ 3 e > 3 mm de diâmetro. O sistema radicular dos cafeeiros de ambos os solos em estudo mesmo sobre o mesmo sistema de manejo apresentaram boa ramificação na direção horizontal e vertical. A maior concentração de raízes ocorreu na profundidade de 0,20-0,34 m no Latossolo caulinítico. No Latossolo gibbsítico, a distribuição radicular foi uniformizada especialmente na direção vertical do perfil do solo atingindo maiores profundidade. A maior ocorrência de raízes finas ocorreu no Latossolo gibsítico na profundidade de 0,80-0,94 m.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Métodos para quantificação e interpretação da distribuição espacial de cobertura do solo em cafezais arborizados
    (Editora UFLA, 2014-04) Oliveira, Luan Santos de; Matsumoto, Sylvana Naomi; Silva, Ricardo de Andrade; Silva, Virgiane Amaral; Oliveira, Perla Novais de
    Objetivou-se, neste trabalho, realizar uma análise comparativa entre dois sistemas de avaliação da contribuição relativa da serapilheira e cobertura verde da superfície do solo de cafeeiros associados a grevíleas, por meio do método “ponta de sapato” e pela análise de imagem. As avaliações foram realizadas em uma área de 3,2 ha, onde foi realizado o plantio de cafeeiros arábica, cultivar Catuaí IAC 144, dispostos em espaçamento 3 x 1m, associados a árvores de grevíleas. As grevíleas foram dispostas em espaçamentos de 6x6, 6x12, 9x9, 12X12, 12X18 e 18X18 m, constituindo seis campos de observação, com diferentes densidades (277, 138, 123, 69, 61 e 30 árvores ha -1 ). A base de um dos métodos utilizados foi o transecto de interceptação por ponto (“ponta de sapato”) e o outro foi fundamentado pela análise de imagens bidimensionais, com a utilização do programa Siscob Embrapa. Porcentagens de distribuição espacial da cobertura vegetal (vegetação espontânea herbácea), serapilheira e solo descoberto, foram obtidas pelos dois métodos definindo-se modelos de regressão em função do gradiente de densidades de árvores de grevíleas. As tendências, verificadas a partir dos modelos gerados pelos dados obtidos por meio dos dois métodos em estudo, foram semelhantes, sendo verificado que a porcentagem de solo descoberto e da vegetação verde foi reduzida com o aumento da densidade de grevíleas, ocorrendo tendência contrária para a relação entre porcentagem de acúmulo de serapilheira e densidade de grevíleas. A variação de valores observada entre os dois métodos para a estimativa da cobertura de solo decorreu do fundamento de concepção diferenciada.