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    Comportamento ingestivo de ovinos alimentados com silagens de capim- elefante contendo casca de café, farelo de cacau ou farelo de mandioca
    (Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2009-12) Pires, Aureliano José Vieira; Carvalho, Gleidson Giordano Pinto de; Garcia, Rasmo; Carvalho Junior, José Nobre de; Ribeiro, Leandro Sampaio Oliveira; Chagas, Daiane Maria Trindade
    Um experimento foi conduzido para avaliar o comportamento ingestivo de ovinos alimentados com dietas contendo silagem de capim-elefante com diversos aditivos. Foram utilizados 20 ovinos machos, não-castrados, em um delineamento inteiramente casualizado, com 4 tratamentos e 5 repetições. Os animais receberam dietas com média de 11% de proteína, compostas de 60% de volumoso e 40% de concentrado, com base na matéria seca (MS). Como volumoso, utilizou-se silagem de capim-elefante sem aditivo ou com 15% de casca de café, farelo de cacau ou farelo de mandioca, misturados ao capim-elefante no momento da ensilagem, com base na matéria natural (peso/peso). As variáveis comportamentais foram obtidas a cada dez minutos, durante 24 horas de observação. Os tempos despendidos em alimentação e ruminação foram semelhantes entre as silagens utilizadas nas dietas. Contudo, os animais que consumiram silagem de capim-elefante com farelo de mandioca apresentaram maior tempo de ócio. O consumo de matéria seca e as eficiências de alimentação (g de MS e de FDN/hora) e ruminação (g MS/hora) foram maiores nos animais alimentados com a silagem contendo 15% farelo de mandioca, o que indica que esse subproduto é um bom aditivo para utilização na ensilagem de capim-elefante. A inclusão de farelo de mandioca na ensilagem de capim-elefante melhora alguns parâmetros do comportamento ingestivo.
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    A terceira onda do café em Minas Gerais
    (Universidade Federal de Lavras, 2016-07) Guimarães, Elisa Reis; Castro Júnior, Luiz Gonzaga de; Andrade, Helga Cristina Carvalho de
    Considera-se que existam três movimentos, também denominados “ondas”, influenciando o mercado e o consumo mundiais de café. Cada um apresenta um conjunto diversificado de prioridades e filosofias, contribuindo de formas diferentes para a experiência de consumo da bebida. No Brasil, a Terceira Onda ganhou força nos últimos cinco anos, o que pode contribuir significativamente para a melhoria de qualidade dos cafés consumidos no país. Objetivou-se compreender como a Terceira Onda do café se faz presente nas estratégias de cafeterias no estado de Minas Gerais, por meio de entrevistas semiestruturadas em profundidade com proprietários de três cafeterias mineiras, baseadas no conceito de Terceira Onda e localizadas em cidades de portes variados. Observou-se grande adesão destas empresas aos princípios deste movimento, mas com adoção de duas posturas distintas, de purismo e transição. Concluiu-se que tais posturas podem ser influenciadas por diversos fatores e contribuir de formas diferentes para o consumo de cafés especiais no Brasil.
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    Hábitos de consumo e preferência pelo tipo de bebida do café (Coffea arabica L.) entre jovens de Machado/MG
    (Editora UFLA, 2011-09) Prado, Agda Silva; Paiva, Elisângela Ferreira Furtado; Pereira, Rosemary G. F. A.; Sette, Ricardo de S.; Silva, Jack Robson; Paiva, Leandro Carlos; Barbosa, Cleber Ávila
    Objetivou-se, neste trabalho, identificar quais são os hábitos de consumo e a preferência entre diferentes tipos de bebidas de café (estritamente mole, mole, dura, riada e rio), entre jovens estudantes na cidade de Machado/MG. A pesquisa foi conclusiva descritiva, de natureza quantitativa, para analisar os hábitos da população entrevistada através de aplicação de questionários. Para identificar qual a preferência, entre os cinco tipos de bebida fornecidas, cada uma foi codificada e servida, e o entrevistado escolhia a que mais preferia, assinalando no questionário. O método das entrevistas foi pessoal. O tipo de amostragem foi não probabilística por quota e os questionários individuais foram tabulados e analisados pelo software SPSS. Concluiu-se que a maioria dos jovens tomam café, mas os sucos e refrigerantes são consumidos com maior frequência. As bebidas de café escolhidas entre os jovens foram aquelas que possuíam melhores atributos sensoriais, mole e estritamente mole.