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    Interfaces and changes in the institutionalization process of special coffee in Brazil
    (Universidade Federal de São Carlos, 2020) Carvalho, Josué Pires de; Arevalo, Jorge Luis Sanchez; Passador, João Luiz
    This study analyzes the importance of the geographical indication (GI) process and other efforts in favor of the institutionalization process of special coffee in Brazil. The study is justified by the fact that Brazil is a world reference in coffee production and in what refers to the special coffee production, the market is promising. The term special coffee has a connotation of a segment type where the quality and experience are privileged, this consumption being differentiated. The Northwest of Minas (MG), Alta Mogiana (SP) and Matas de Minas (MG) regions were chosen for the analysis, which are the most representative in the national scenario. The results show a positive advance in favor of the institutionalization process, in which the main agents involved play an important role, namely, the government, entrepreneurs and producers.
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    Coopetição entre cafeicultores, cooperativas e associações: evidências no mercado brasileiro de cafés especiais
    (Universidade Federal de Lavras, 2021) Duarte, Rodrigo Natal; Galina, Simone Vasconcelos Ribeiro
    Objetiva-se descrever como a competição e a colaboração simultâneas, fenômeno conhecido como coopetição, apresentam-se nos diversos níveis de interação sustentados pelos produtores de cafés especiais. Num contexto de interação dinâmica, heterogênea e intensa entre vários players, como é o caso das Indicações Geográficas (IGs) de café, cafeicultores se envolvem em relacionamentos interorganizacionais entre si, que, por meio de cooperativas e associações, permitem a coopetição se manifestar em níveis distintos. Dada a incipiência da abordagem coopetitiva no setor primário, a pesquisa qualitativa exploratória foi adotada para identificar e compreender melhor essa dinâmica de relacionamento. Os dados para a pesquisa foram coletados de entrevistas semiestruturadas com 20 atores que compõem as IGs da Alta Mogiana e da Região do Cerrado Mineiro: cafeicultores, cooperativas, instituições apoiadoras e gestores das associações. Os resultados foram separados em relacionamentos que promovem a competição e a cooperação, de forma a revelar a complexidade das suas práticas, num contexto que exige inovação em produto e processos. A descrição envolveu os níveis cafeicultor-cafeicultor, cooperativa-cooperativa e associação-associação, sendo que a necessidade de cooperação se mostrou onipresente no âmbito comercial, e a competição se manifestou em produtos, processos, serviços e finanças. Em IGs de café, a coopetição convive dentro do indivíduo, da empresa, da associação, da cooperativa, desde o nível intraorganizacional até o nível inter-redes, abrindo espaço para contribuições futuras.