Memória do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/7749

Memória do Café ...[descrever o conteúdo da seção]

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Rain and cold affect Brazil coffee stocks
    (1939-09) Andrade, Theophilo de
    Rio de Janeiro, Aug. 15 – The first month of the new coffee crop was not very encouraging, with deliveries from the interior less than July of last year. Exports were also lower, the July total being 1,-162,738 bags as against 1,271,083 in July, 1938. However, the new policy of competition seems justified in view of the fact that in July,1937, when “defense” was effective, exports amounted to only 723,100 bags.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Os resultados das geadas na cafeicultura
    (1963-09)
    O presidente da Sociedade Rural Brasileira, sr. Salvio de Almeida Prado, a propósito das geadas verificadas nos Estados cafeeiros da zona sul do País, declarou: ‘Pode-se dividir seus efeitos em duas fases distintas, uma, atingindo a planta e, outra, somente prejudicando a colheita futura. A incidência das geadas nas lavouras, queimando as árvores de forma a afastá- las da produção, por um ou mais anos, pode ser calculada em 50% nas lavouras do Paraná, onde ela foi intensa no chamado ‘Paraná novíssimo’ e mais branda no Paraná novo’ e no ‘Paraná velho’. No Estado de São Paulo, foi ela de talvez 10%, atingindo as baixadas e causando maiores prejuízos nas colheitas futuras. No que se refere à colheita futura, a situação apresenta-se de suma gravidade, pois, juntamente com São Paulo, os Estados da zona norte, - Minas, Estado do Rio, Espírito Santo e Goiás – as lavouras estão com uma estiagem há mais de 7 meses, agravada agora pelos danosos efeitos das geadas na zona sul. Como é sabido, o frio intenso é grande inimigo das colheitas de café, pois os galhos mais tenros, onde estavam em formação os botões para a florada de setembro, sentem o seu efeito de forma positiva e destruidora.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    As geadas no Brasil e os preços do café
    (1954-08) Aaker, John R.
    Durante os 250 anos em que o café tem sido cultivado no Brasil, as safras sofreram os efeitos periódicos das geadas. Segundo os dados existentes, relativos às mais recentes geadas, os efeitos têm sido variáveis em cada caso, tanto sobre as safras como sobre os preços do café.