Portfólio de tecnologias do Consórcio Pesquisa Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/10265

Desde seu início, o Consórcio Pesquisa Café se consolidou como espaço de geração de tecnologias, conhecimento e de transferência de tecnologia. O sucesso da experiência do Consórcio é demonstrado pelos relevantes resultados alcançados em todas as etapas da cadeia produtiva do café graças a centenas de ações de pesquisa e transferência de tecnologia já validados. As pesquisas estão concentradas nas áreas de melhoramento genético, biotecnologia, segurança alimentar, otimização do sistema produtivo, manejo integrado de pragas e doenças, cafeicultura irrigada, zoneamento climático, colheita e pós-colheita, aperfeiçoamento de processos e desenvolvimento de equipamentos. Acesse abaixo o portfólio de tecnologias de outras publicações sobre café de instituições do Consórcio.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação Fenológica de Frutos de Café a partir da Quantificação da Expressão de Genes Marcadores – proposta de uma ferramenta complementar
    (Embrapa Café, 2011-12) Maluf, Mirian Perez; Guerreiro Filho, Oliveiro
    Entre as técnicas de biologia avançada desenvolvidas nos últimos 10 anos, as que permitem a quantificação da expressão de genes em diversas situações biológicas têm tido importância crescente para Programas de Melhoramento. A partir dessas análises quantitativas, é possível identificar genes diferencialmente expressos associados às mais diversas condições biológicas e agronômicas, tais como resistência a estresses bióticos e abióticos, produtividade, composição química, e também com estágios de desenvolvimento específicos, tecidos e órgãos determinados, entre outras. A partir deste tipo de estudo, pode-se avaliar genes-candidatos para transferência para outras plantas, genes que servirão como marcadores para seleção-assistida de características desejáveis, ou então selecionar genes-marcadores que servirão para marcar uma fase de desenvolvimento específica.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Competitividade da cafeicultura brasileira
    (Revista de Política Agrícola, 2018-06-25) Saraiva, Caroline Estefanie do Amaral Brasil; Fernandes, Alice Munz; Lima, Ana Paula Alf; Costa, Lucas Teixeira da; Cunha, Claussia Neumann
    Em virtude da importância do café para a economia brasileira, estudos com enfoque na competitividade do setor merecem destaque. O objetivo desta pesquisa é analisar teses de doutorado sobre a competitividade do café. Uma pesquisa bibliométrica foi conduzida com base no Banco de Teses e Dissertações da Capes. A aplicação de critérios e filtros de busca produziram um portfólio de 20 teses relacionadas à competitividade e ao café. Dos resultados obtidos, destacam- -se a relevância da tecnologia para identificar novas possibilidades de melhoria na competitividade com a introdução do sistema de plantio adensado, do uso de sistema irrigado por gotejo, do café orgânico e agroquímico, e da mecanização e da informática para a modernização da lavoura, o aspecto do Ambiente Institucional, como os mecanismos de proteção tarifária, exportação, importação e a comparação da competitividade entre os países, bem como a incidência dos tributos. Além disso, destacam-se o enfoque da gestão e dos insumos e a infraestrutura, como a análise das redes empresariais de negócios, a interferência de fatores climáticos, o estoque de carbono no solo e o fluxo de gases de efeito estufa no cultivo do café.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Viabilidade de plantio de café na Zona da Mata mineira
    (2011-08-28) Amaral, Isis de Castro
    Até meados do século 20, o café foi o principal produto da economia brasileira e, graças ao capital acumulado com esse grão, foi possível financiar as primeiras iniciativas industriais. Atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial de café. Nos anos de 2010 e 2011, verificou-se uma queda na oferta do grão, ocasionada pelo desestímulo à oferta (preços baixos) e por problemas em outros países produtores (Colômbia e alguns países da América Central). A queda acentuada da oferta e a valorização do grão propiciaram maior rentabilidade aos produtores. Consideradas as características do mercado de café, espera-se que a valorização estimule a oferta até que um novo preço de equilíbrio seja estabelecido. Além disso, como a produção nacional tem crescido, não em área, mas em produtividade, torna-se relevante analisar qual espaçamento de plantio proporciona maior retorno e suporta mais os riscos de variação de preços das principais variáveis de interesse. Para isso, foram utilizados indicadores de viabilidade econômica, além de análise de risco, por meio da “análise de sensibilidade” e da “simulação de Monte Carlo”. Os resultados apontaram para o espaçamento adensado, com 5 mil plantas por hectare, como o mais viável do ponto de vista econômico, por apresentar maior TIR nos vários cenários analisados.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Inventários post-mortem do Cartório do Primeiro Ofício do Arquivo Histórico da Casa Setecentista de Mariana
    (2017-03-01) Nascimento, Aline
    Inventários post-mortem
  • Item
    Mulheres dos cafés no Brasil
    (Embrapa Café (CNPCa), 2017-12-29) Arzabe, Cristina; Macieira, Josiane Cotrim; Menezes, Raquel Santos Soares; Baliza, Danielle Pereira; Mourão, Tânia Fontenelle
    A gênese da aliança internacional das mulheres do café no Brasil: fazendo história; Perfil das mulheres que atuam no sistema agroindustrial do café no Brasil (fase 1); Trabalho feminino e maternidade nas lavouras de café: um relato a partir da memória oral de mulheres da agricultura familiar; Participação das mulheres na evolução do café das Matas de Minas; A mulher e o rural na cafeicultura das Matas de Minas; A força das mulheres na cafeicultura das Matas de Minas; Mulheres da cafeicultura no Cerrado Mineiro: desafios e possibilidades; Narrativas de mulheres do café no Cerrado Mineiro: trajetórias comuns?; Perfil das mulheres na cafeicultura das regiões Oeste de Minas e Campo das Vertentes no Estado de Minas Gerais; Núcleos femininos de trabalhadoras do café no Espírito Santo; A mulher faz a diferença: a relevância do trabalho das mulheres na cafeicultura familiar no Norte Pioneiro do Paraná; Memórias de uma trabalhadora do café no norte do Paraná (1950-2017); O protagonismo das mulheres do café na agricultura familiar: o caso de Piatã e Abaíra, Chapada Diamantina, BA; Aspectos sobre a atuação das mulheres no setor do café em Rondônia; Uma abordagem de gênero no universo da pesquisa sobre café; Instituto Agronômico do Paraná: ciência, gênero e café; Sabores, aromas e fragrâncias: as classificadoras e degustadoras de cafés do Paraná.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Inventários sobre o café
    (2019-02-17) Queiroz, Jonas Marçal de
    Inventários coletados no site do arquivo publico mineiro sobre café.