Coffee Science

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/3355

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Influência do comprimento de estacas e ambientes no crescimento de mudas cafeeiras obtidas por enraizamento
    (Editora UFLA, 2010-05) Oliveira, Diego Humberto de; Baliza, Danielle Pereira; Rezende, Tiago Teruel; Carvalho, Samuel Pereira de; Guimarães, Rubens José
    Buscando contribuir para o estabelecimento de uma metodologia adequada para produção de mudas de Coffea arabica L. via propagação vegetativa, objetivou-se, neste trabalho, estudar a influência do comprimento de estacas e ambientes, no crescimento de mudas cafeeiras obtidas por enraizamento. O experimento foi instalado em um delineamento inteiramente casualizado, disposto em esquema fatorial cinco por dois, correspondentes a cinco intervalos de comprimentos de estacas (3,5-5,2; 5,2-5,5; 5,5-6,3; 6,3-6,7 e 6,7-8,5 cm) e dois ambientes (telado de sombrite e casa de vegetação). O experimento foi conduzido por 90 dias. No encerramento, avaliaram-se os seguintes caracteres: altura de planta, número de nós, número de pares de folhas, comprimento da raiz principal e a matéria seca da planta. A partir dos resultados concluiu-se que estacas com maior comprimento e conduzidas em telado de sombrite possibilitam maior crescimento das mudas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Comparação entre sistemas radiculares de mudas de Coffea arabica L. obtidas por estaquia e por sementes
    (Editora UFLA, 2006-04) Jesus, Adriana Madeira Santos; Carvalho, Samuel Pereira de; Soares, Ângela Maria
    A clonagem de híbridos F 1 de Coffea arábica L., pode representar uma diminuição significativa de tempo e recursos despendidos nos programas de melhoramento. Entretanto, pouco se sabe sobre o sistema radicular de plantas de café propagadas vegetativamente. Objetivando avaliar o sistema radicular de mudas de C. arabica, obtidas por meio de estaquia e por semeadura, foi conduzido um experimento no qual estacas previamente enraizadas, após 90 dias sem o uso de regulador de crescimento, com raízes entorno de 3 cm, das cultivares Acaiá e Rubi, foram transplantadas para sacolas plásticas. Na mesma ocasião foi feita a semeadura das duas cultivares no mesmo tipo de sacola e colocadas em viveiro do tipo comercial, de cobertura, com sombreamento de aproximadamente 50%. Durante o desenvolvimento das mudas foram feitos os tratos culturais conforme o sistema convencional de produção de mudas. Como substrato foi utilizado o Bioplant ® e como suprimento foi utilizado o fertilizante Osmocote. As mudas atingiram o padrão de muda de ano. As medições dos comprimentos e diâmetros das raízes foram feitas utilizando-se o programa computacional QUANTRAÍZ. Observou-se que mudas obtidas por meio de estacas possuem maior comprimento total das raízes e maior peso da matéria seca que mudas formadas por sementes. A maior parte do sistema radicular de todas as mudas, mais de 98%, constituiu de raízes finas por meio das quais as plantas absorvem água e os sais minerais.