Coffee Science

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/3355

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Development and production of fertigated coffee vicente, trees in the west region of Bahia, Brazil
    (Editora UFLA, 2018-01) Vicente, Marcelo Rossi; Mantovani, Everardo Chartuni; Fernandes, André Luís Teixeira; Neves, Julio Cesar Lima; Dias, Santos Henrique Brant; Figueredo, Edmilson Marques
    The aim in the present study was to evaluate the effects of different split fertigation and doses on the development and production of drip irrigated coffee in the western region of the state of Bahia, Brazil. The study was performed at the Café do Rio Branco Farm, in Barreiras, BA, Brazil, in adult coffee trees aged approximately 3.5 years from the variety Catuaí IAC 144. A 3 x 3 factorial design was adopted, with three levels of nitrogen and potassium fertilization (900/800, 600/500 and 300/250 kg ha-1 year-1 N and K2O) in three monthly split fertigation (two, four and eight times). Stem and crown growth, productivity, yield and sieve were evaluated. The doses of 600/500 and 900/800 kg ha-1 year-1 N/K2O and the splits in two and eight times provided the highest productivities of coffee. A higher split fertigation was observed on the effect of N and K2O doses in coffee development variables (crown diameter and plant height). There was no effect of split fertigation and doses in the classification by sieves of coffee beans.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Adubação orgânica do cafeeiro, com uso do esterco de galinha, em substituição à adubação mineral
    (Editora UFLA, 2013-10) Fernandes, André Luís Teixeira; Santinato, Felipe; Ferreira, Rodrigo Ticle; Santinato, Roberto
    Objetivou-se, neste trabalho, estudar a viabilidade técnica na redução de níveis dos nutrientes nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K) e enxofre (S), utilizados na adubação mineral do café, cultivar Catuai Vermelho IAC-144, através da adubação orgânica com esterco de galinha em doses crescentes de 2,5; 5,0; 10,0 e 20,0 t ha -1 , acrescidas proporcionalmente às doses de adubação mineral, desde o plantio até a terceira produção do cafeeiro. Nas três safras estudadas, todos os tratamentos realizados foram significativamente superiores em produção em relação à testemunha, de 107 a 145%, indicando a importância dos nutrientes N, P, K e S no cultivo do café no cerrado. Entre os tratamentos, a maior dose de esterco (20,0 t ha -1 ) foi significativamente o tratamento mais produtivo; as demais doses não apresentaram diferença estatística, embora tenham proporcionado aumentos de 9 a 19% na produtividade, em relação ao tratamento exclusivamente mineral. No solo, observou- se que, em função das doses do adubo orgânico, ocorreu aumento da capacidade de troca de cátions (CTC), nos níveis do cálcio (Ca), fósforo (P), boro (B), potássio (K), zinco (Zn) e manganês (Mn) e redução dos níveis de cobre (Cu). Na utilização de doses maiores do adubo mineral, ocorreu a redução do pH, da saturação de bases (V%), do Ca e do magnésio Mg. Nas doses maiores do esterco, não ocorreram alterações químicas significativas para o pH e V%. A matéria orgânica praticamente manteve-se estável. Os teores de N, P, K e S foliares em todos os tratamentos foram adequados e deficientes na testemunha. Nas doses utilizadas de N, P, K e S do experimento, pode-se recomendar uma redução de 14 a 100% do N, de 50 a 100% do P, de 8 a 58% do K e de 21 a 100% do S.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Redução da adubação mineral do cafeeiro arábica com a utilização de palha de café
    (Editora UFLA, 2013-07) Fernandes, André Luís Teixeira; Santinato, Felipe; Ferreira, Rodrigo Ticle; Santinato, Roberto
    Objetivou-se, no presente trabalho, conduzido em Araxá, MG, estudar a viabilidade técnica de reduzir os níveis de nitrogênio, fósforo, potássio e enxofre recomendados para a nutrição mineral do cafeeiro arábica (Catuaí Vermelho IAC 144), com utilização de palha de café como adubação orgânica, em doses crescentes (2,5; 5,0; 10,0 e 20,0 t ha -1 ) somadas às recomendações de adubação mineral, reduzindo-se proporcionalmente as quantidades dos nutrientes contidos na palha. Após três safras (2008 a 2010), concluiu-se que: a) é viável a utilização da palha de café como fonte de N, P, K e S com consequente redução desses nutrientes na adubação mineral do cafeeiro, o que permite aumentos de produtividade de até 25%; b) as adubações minerais, tanto exclusivas como as reduzidas com a palha de café são significativamente superiores em produtividade (de 88 a 135%) à testemunha, demonstrando a necessidade desses nutrientes no cultivo do cafeeiro em condições de cerrado; c) as doses maiores de palha de café não alteram o pH, o V%, o Ca 2+ , o Mg 2+ ; aumentam o K + e o B, e o Mg +2 , que mantiveram-se com teores adequados, bem como tenderam a aumentar a CTC e a matéria orgânica, além de reduzir o Cu e d) podem-se reduzir os níveis de N, P, K e S da adubação exclusivamente mineral, entre 6 a 44% para o N; 8 a 54% para o P; 28 a 100% para o K e de 8 a 68% para o S com o uso de palha de café como adubo orgânico para o cafeeiro.