Coffee Science

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    Occupational noise level in mechanized and semimecanized harvest of coffee fruits
    (Editora UFLA, 2018-10) Silva, José Antonio Ramos da; Oliveira Júnior, Geraldo Gomes de; Costa, Carlos Emanuel de Melo; Silva, Adriano Bortolotti da; Gabriel, Camila Pires Cremasco; Putti, Fernando Ferrari
    Coffee cultivation has undergone significant changes, especially with regard to the mechanization process of the various existing operations that were previously carried out manually by the workers. It is observed that the intensification of mechanized activities can expose workers to noise levels capable of compromising their hearing health. In this sense, the objective in the present study was to determine the level of occupational noise in the activities of mechanized and semi- mechanized harvesting of coffee fruits and compare them with the limits of tolerance of the current legislation. The occupational noise level was determined considering the exposure of homogeneous groups, using an integrative meter for personal use, noise dosimeter, electromechanically calibrated and with field calibration. The results demonstrate that the noise levels found are above the limits allowed for an 8-hour working day. The highest observed level was 100.7 dB (A) in the sweeping operation with the blower equipment and the lowest level 89.0 dB (A) in the auxiliary activity of the selected collection equipment Vicon H3000. Harvesting activity with a portable mechanical stripper equipment showed a noise level 4.2% higher compared to harvesting with automotive harvester equipment.
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    The profile of small coffee producers in the south of Minas Gerais, Brazil
    (Editora UFLA, 2018-04) Corsini, Wanêssa Tavares Campos; Corsini, Fábio dos Santos; Naves, Luciana de Paula; Angelocci, Marina Ariente; Paiva, Leandro Carlos; Putti, Fernando Ferrari
    Highly appreciated by all people worldwide, coffee is a commodity with great economical weight in Brazil. While underscoring analyses on coffee production by the scientific community, current assay deals with the profile of coffee producers in the rural regions of the towns Machado, Poço Fundo and others in the south of the state of Minas Gerais, Brazil. Field work with 225 small producers of the region comprised questionnaires which were analyzed and grouped statistically in discriminating clusters. The correlation of variables was assessed by Pearson ́s methodology. Results show that schooling level had a positive correlation with regard to the adequate use of fertilizers and insecticides. Higher schooling level provided greater knowledge on normalizations and correct soil management.
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    Sistema computacional web para controle de gestão da produção de café
    (Editora UFLA, 2017-07) Cunha, Angélica Carvalho; Florentino, Ligiane Aparecida; Silva, Adriano Bortolotti da; Gabriel Filho, Luís Roberto Almeida; Putti, Fernando Ferrari
    O cultivo do café no Brasil concentra-se na região Sul de Minas Gerais, em que a maioria das propriedades apresenta características de agricultura familiar e muitas vezes sem a utilização de tecnologia. Assim, muitos produtores não têm sistemas de controle de gestão da produção. Desta forma, torna-se de suma importância a utilização de softwares que realizem a gestão das produções. Devido à competitividade, diferentes áreas profissionais procuram uma eficiência tecnológica para suprir à crescente demanda, visando agilidade na execução dos processos. Portanto, torna-se indispensável que os produtores rurais defasados tecnologicamente passem a ter ferramentas que permitam tornar o empreendimento mais competitivo. Deste modo, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver um sistema web para gestão de propriedades. O sistema foi desenvolvido a partir de entrevistas com 10 produtores de café da Região Sul de Minas Gerais, em que se constatou a necessidade de sistemas online que auxiliassem na gestão das propriedades, assim utilizou-se a linguagem de programação web Personal Home Page (PHP) e banco de dados MySQL para o desenvolvimento do sistema. Deve-se ressaltar que o sistema apresenta a característica de responsividade, adaptando assim em diversos tamanhos e formatos de dispositivos e também de fácil utilização. O desenvolvimento do sistema foi de grande relevância, uma vez que contribui para uma boa gestão do controle da produção de café.
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    Influência do Certifica Minas Café nas lavouras cafeeiras de Alfenas – sul de Minas Gerais
    (Editora UFLA, 2017-01) Amaral, Ana Maria Santana do; Silva, Adriano Bortolotti da; Angelocci, Marina Ariente; Putti, Fernando Ferrari; Coelho, Thamiris Lentz de Almeida; Corsini, Wanessa Tavares Campos; Corsini, Fábio dos Santos; Miranda, José Messias
    A cafeicultura brasileira está em destaque no mundo, principalmente o café especial produzido no estado de Minas Gerais. O mercado nacional e principalmente o internacional está cada vez mais exigente no consumo de produtos agrícolas; sendo assim, a certificação do café torna-se uma ferramenta de garantia da qualidade e produção sustentável. Este trabalho teve por objetivo analisar se a certificação “Certifica Minas Café” que constitui uma ferramenta de gestão é válida para o produtor, bem como analisar os ganhos em função da qualidade do café certificado. Desta forma, realizou-se uma pesquisa, por meio de questionário semiestruturado, com os produtores de café de Alfenas. Dentre os fatores analisados, verificou-se que a certificação beneficia o produtor a gerir melhor a sua propriedade, auxilia no aumento da produção de café especial e aumenta a lucratividade. Portanto, é uma ferramenta de gestão válida para o agricultor familiar e médio produtor, visto que os grandes produtores geralmente possuem um controle gerencial ativo em suas propriedades. Contudo é importante a atenção de que quanto mais o agricultor familiar certificado compartilhar sua experiência no processo de certificação com os outros produtores que ainda não estão certificados, maior será o número de produtores interessado em aderir ao programa de certificação, porque a propaganda de pessoa para pessoa ainda é um dos canais de marketing mais fortes do mercado.