Coffee Science

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/3355

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Families of Hymenoptera parasitoids in organic coffee cultivation Santo Antonio do Amparo, MG, Brazil
    (Editora UFLA, 2013-01) Ferreira, Fabricio Zelesnikar; Silveira, Luís Cláudio Paterno; Haro, Marcelo Mendes
    The objective of this study was to understand the profiles of families of Hymenoptera parasitoids present in the organic coffee grown in Santo Antônio do Amparo, Brazil. Samples were collected monthly to calculate the accumulation curve, richness and abundance indices. 4817 parasitoids distributed in nine families and 26 superfamilies were collected. The superfamily Chalcidoidea had the highest abundance (28.34 %) and diversity (13 families). Families that have natural enemies to the coffee pests represented 42 % of arthropods collected. Samples were taken of Parasitoid families not related to coffee pests, indicating the importance of organic farming in the conservation of hymenoptera.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Composto orgânico e biofertilizante supermagro na formação de cafeeiro
    (Editora UFLA, 2008-07) Araújo, João Batista Silva; Carvalho, Gabriel José de; Guimarães, Rubens José; Morais, Augusto Ramalho de; Cunha, Rodrigo Luz da
    Com o objetivo de avaliar a adubação constituída de composto orgânico associado à aplicação foliar do biofertilizante supermagro no desenvolvimento e crescimento de cafeeiros da cultivar Topázio MG-1190 (Coffea arabica L.), foi instalado um experimento em casa-de-vegetação na Universidade Federal de Lavras, no período de 15 de março a 4 de outubro de 2003. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições, e os tratamentos dispostos em esquema fatorial 5 x 5 + 3, sendo a parcela constituída por um vaso com uma planta. Os tratamentos constaram de composto orgânico nas doses de 110, 330, 550, 770 e 990 g vaso -1 , associados ao biofertilizante pulverizado a 0%, 3%, 6%, 12% e 24%. Os tratamentos adicionais consistiram de adubação orgânica, orgânica mais mineral e apenas mineral, fornecidos ao substrato. Avaliaram-se o número de nós do ramo ortotrópico, número de ramos plagiotrópicos, número de nós dos ramos plagiotrópicos, área foliar, número de folhas e massa seca das folhas, da parte aérea e total. O melhor desenvolvimento do cafeeiro foi promovido pelo composto entre 702 a 770 g vaso -1 , associado ao biofertilizante nas concentrações de 14,6% a 16,2%.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Produção de biomassa e acúmulo de nutrientes pela vegetação espontânea em cultivo de café orgânico
    (Editora UFLA, 2010-01) Ricci, Marta dos Santos Freire; Costa, Janaina Ribeiro; Viana, Abraão José Silva; Risso, Ilzo Artur Moreira
    Com o objetivo de avaliar a produção de biomassa e o acúmulo de nutrientes pela vegetação espontânea em cultivos orgânicos de café e a fitossociologia dessas espécies, foi desenvolvido um experimento na Fazendinha Agroecológica em Seropédica, RJ, onde foram avaliados três tratamentos, que corresponderam aos sistemas de cultivo de café Conilon (Coffea canephora Pierre ex A. Froehner) associado às leguminosas arbóreas Gliricidia sepium (Jacq.) Kunth ex Walp. e Erythrina variegata L. (tratamentos 1 e 3) e cultivado a pleno sol (tratamento 2), com oito anos de idade, os quais foram distribuídos no delineamento em blocos ao acaso com seis repetições. Apesar de terem sido realizadas seis roçadas durante o ano, em apenas cinco épocas, avaliaram a biomassa aérea produzida pela vegetação espontânea e os teores de N, P, K, Ca e Mg e micronutrientes acumulados na biomassa, com a finalidade de estimar a quantidade de nutrientes possíveis de serem reciclados após a decomposição. A fitossociologia da vegetação espontânea foi avaliada em outubro de 2006 e junho de 2007, e pelas espécies encontradas, determinaram a riqueza, a abundância, a frequência relativa das espécies e o índice de diversidade de Shannon. As produções mais significativas de biomassa foram obtidas no período de outubro a dezembro de 2006, registrando-se a maior produção no cultivo do café com glirícidia. Não há diferença entre os tratamentos quanto aos teores de N, K, Ca na biomassa; porém, o maior teor de P é observado no café a pleno sol, e o de Mg, no café com gliricídia. A diversidade de espécies vegetais é baixa e não há diferença entre os sistemas. As espécies de plantas invasoras encontradas em maior frequência nos sistemas nas duas épocas avaliadas são a Commelina diffusa Burm. f. (trapoeraba) e Paspalum conjugatum Berg. (Capim-forquilha).