Coffee Science

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/3355

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Variabilidade espacial de atributos físicos: relação com relevo, matéria orgânica e produtividade em café conilon
    (Editora UFLA, 2016-10) Burak, Diego Lang; Santos, Danilo Andrade; Passos, Renato Ribeiro
    Atributos do solo podem ser influenciados pelo relevo gerando zonas de produtividade homogêneas. Partindo- se dessa hipótese, foram identificados grupos de atributos do solo, sua variabilidade espacial, assim como sua relação com a produtividade e relevo, utilizando conjuntamente a Análise de Fatores (AF) e a geoestatistica. O estudo foi realizado em um Latossolo Vermelho-Amarelo cultivado com café Conilon no Estado do Espírito Santo. A AF permitiu agrupar no fator 1 (F1) atributos relacionados à agregação do solo que não apresentou relação com relevo e produtividade. Sua variabilidade espacial foi influenciada pelo manejo como demonstrado pela menor continuidade e dependência espacial na profundidade de 0 - 0,10 m e pelo efeito pepita puro na profundidade de 0,10 – 0,20 m. A partir do fator 2 (F2), obtidos das duas profundidades, consegue-se agrupar atributos do solo relacionados à retenção de água, destacando-se os teores de argila, a microporosidade e a umidade que aumentam conjuntamente em maior altitude e menor declive onde ocorrem zonas de maior produtividade. A maior continuidade e dependência espacial do F2 sugerem a influência do relevo na sua estrutura espacial.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Variabilidade espacial de atributos físicos do solo e características agronômicas da cultura do café
    (Editora UFLA, 2013-07) Carvalho, Luis Carlos Cirilo; Silva, Fábio Moreira da; Ferraz, Gabriel Araújo e Silva; Silva, Flávio Castro da; Stracieri, Juliana
    A agricultura de precisão difere da convencional por unir relações espaciais à variabilidade existente no campo, tornando-se uma importante ferramenta de gestão do sistema agrícola. Objetivou-se, no presente trabalho, avaliar, por meio da estatística clássica, geoestatística e de princípios de agricultura de precisão, alguns atributos físicos do solo indicativos de compactação, como a densidade do solo, resistência mecânica à penetração e teor de argila, além de algumas características agronômicas da planta de café, como a altura e a produtividade. O trabalho foi realizado na fazenda Brejão, localizada no município de Três Pontas, MG. Em uma malha irregular de 24 pontos, foram coletados dados de densidade do solo, resistência do solo à penetração e teor de argila, em diferentes profundidades, bem como a altura e produtividade das plantas de café. De modo geral, as variáveis apresentaram dependência espacial moderada ou forte. Observando os mapas de solo com os de mapas da cultura do café, de modo geral, percebe-se que a produtividade e a altura das plantas são maiores em regiões em que há maiores valores de densidade do solo, para todas as camadas de solo avaliadas. Houve também maior produtividade e altura de plantas nas regiões com menores teores de argila e menores valores de resistência do solo à penetração, em todas as camadas de solo avaliadas.