Desenvolveu-se um programa de simulação de secagem de cafe, em camada fixa, com inversão de sentido de fluxo de ar, a partir do modelo matemático de simulação de secagem proposto por Thompson et alii . Para validação do modelo, foram coletados dados experimentais utilizando-se dois niveis de temperatura de ar de secagem (50 e 70o. C), um nivel de fluxo de ar de secagem (15 m3 min -1 m-2 ) e dois intervalos de tempo para inversão (3 e 6 h), além da secagem convencional em camada fixa. As diferenças absolutas, médias e máximas, entre os valores experimentais e simulados de teor de umidade e de temperatura foram consideradas aceitáveis para fins de engenharia. Concluiu-se que o programa de computador implementado pode ser utilizado na avaliaçao e otimização do processo de secagem de café em camada fixa, com inversão de sentido de fluxo de ar. A secagem com inversão de fluxo de ar, para uma mesma altura de camada de grãos, apresenta vantagem sobre a secagem convencional quanto à uniformidade do teor de umidade final. O consumo especifico de energia e o tempo de secagem nãoo se alteram, ao se mudar de um sistema para outro.

Dissertação de Mestrado defendida na Universidade Federal de Viçosa

Café Secagem em camada fixa Simulação

Berbert, Pedro Amorim. Secagem de café (Coffea arabica L.), em camada fixa, com inversão de sentido de fluxo de ar. Viçosa : UFV, 1991. 83p. : il. (Dissertação - mestrado em Engenharia Agrícola) Orientador: José Borges Pinheiro Filho T 633.7368 B484s 1991