Produtores do Sul de Minas e também alguns técnicos atuantes na região utilizado gesso em cobertura em doses elevadas, 25 ou mais toneladas/há, objetivando substituir parcialmente a irrigação ou melhor as condições químicas e físicas do solo. Recentemente Garcia et alli (2007) em Varginha-MG e Santinato et alli em Araxá-MG (2008), em solos argilosos com aplicações únicas ou em anos sucessivos até 24 toneladas/há de gesso, não obtiveram sucesso desta prática em aumentar a produção; bem como observaram de 0 a 20 cm o aumento do teor de Cálcio e Enxofre, e, redução significativa do teor de Magnésio, alterando a relação Ca/Mg de 3 a 5 para acima de 5, o que exige adubações com Mg. Em determinada situação verificaram ainda a redução do teor de Potássio, exigindo reposição deste nutriente para equilíbrio das adubações nas camadas superiores ( 0 a 20 cm) do solo.

Trabalho apresentado no 35º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras

SANTINATO, R. et al. O gesso agricola em dose crescentes elevadas (1 a 64 ton/ha) como cobertura morta ou a denominada irrigação branca na produção de cafeeiros irrigados sob pivô lepa em solo arenoso. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISAS CAFEEIRAS, 35., 2009, Araxá. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2009. (1 CD-ROM), 3 p.