1993-07

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"

Foram usadas plantas de Coffea arabica L., variedade Catuaí Vermelho, localizadas no Campus da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - USP, Piracicaba,SP, para avaliação dos danos que Ceratitis capitata (Wied., 1824) pode causar aos frutos do cafeeiro. Os resultados mostraram que o ataque de C. capitula não causou queda prematura dos frutos, mas aumentou a queda de cerejas e foram encontradas, fortes evidências, com base na atividade da enzima polifenol oxidase e lixiviação de potássio, que cerejas atacadas podem produzir bebida de café de qualidade inferior.

Ceratitis capitata, Mosca-do-mediterrâneo, Polifenol oxidase, Lixiviação de potássio

CIVIDANES, F. J; NAKANO, O; MELO, M. Avaliação da qualidade de frutos de café atacados por Ceratitis capitata (Wiedemann, 1824) (Diptera: Tephritidae). Scientia Agrícola, Piracicaba, v. 50, n. 2, p. 220-225, jul./set. 1993.