Indústria de torrefação e moagem de café e consumo interno -1940/1970

No presente trabalho é feita a análise da formação e desenvolvimento das industrias de torrefação e moagem de café no Brasil, mais especificamente no Estado do Paraná, e da evolução do consumo interno de café em grão e do café torrado e moído, no período de 1940 a 1970. Variáveis diversas são estudadas, como desenvolvimento numérico das industrias, capital inicial registrado, preços do café torrado e moído, relação preço-salários e outras, na tentativa de compreensão do mercado interno de café no Brasil. Constitui este o primeiro trabalho feito no Brasil, no aspecto de consumo interno de café.

Dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal do Paraná.

CARDOSO, A. M. L. Indústria de torrefação e moagem de café e consumo interno -1940/1970. 1976. 185 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 1976.