UFV - Dissertações

URI permanente para esta coleçãohttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/3

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uso de tecnologia da informação por produtores de café associados à cooperativa regional de cafeicultores em Guaxupé – COOXUPÉ
    (Universidade Federal de Viçosa, 2001-09-27) Francischini, Ricardo; Vale, Sônia Maria Leite Ribeiro do
    O processo de globalização da economia e a saída do governo do setor cafeeiro inseriram a cafeicultura brasileira em um ambiente extremamente competitivo, cuja eficiência econômica é fator vital para se manter nessa situação. A informação neste ambiente torna-se recurso relevante como forma de reduzir as incertezas, melhorando o processo de tomada de decisão dos administradores. Dessa forma, os produtores buscam implementar sistemas que forneçam informações relevantes de forma rápida e com baixo custo. A Internet é uma tecnologia que atende a essa necessidade, porque incorpora várias outras fontes de informação. Contudo, poucos são os produtores que utilizam este sistema, e os fatores que interferem em sua utilização são desconhecidos. Assim, o presente trabalho objetivou investigar os fatores que determinam o uso da Internet pelos cafeicultores da região de Guaxupé, em Minas Gerais, bem como os motivos que impedem sua utilização e os benefícios alcançados com a informática. Objetivou-se, também, avaliar a Internet através da satisfação do usuário. Dessa forma, foram selecionados 87 produtores, aplicando-se questionários a 81 deles. O modelo logit empregado indicou que as variáveis domicílio do produtor rural, número de atividades e tempo de utilização do computador pela empresa apresentaram correlação positiva com o uso da Internet, enquanto a variável tempo que explora a cafeicultura se correlacionou negativamente. As variáveis área com café e participação em outra atividade fora do setor agrícola foram não-significativas. Os principais benefícios alcançados com o uso da Internet foram rapidez, custo baixo e volume de informações. Quanto à satisfação dos produtores em usar esta tecnologia, eles se demonstraram satisfeitos com o volume de informação recebido e consideraram o sistema muito importante para os negócios, de fácil uso e barato. Os resultados permitem, então, avaliar a Internet como ferramenta que propicia satisfação ao usuário.