Interações (Campo Grande)
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3 resultados
Resultados da Pesquisa
Item A indicação geográfica do café da Serra da Mantiqueira de Minas Gerais como ferramenta de desenvolvimento territorial(Universidade Católica Dom Bosco, 2021) Facirolli Sobrinho, Maria Helena; Guedes, Cezar Augusto Miranda; Castro, Maria Cristina Drumond eA pesquisa parte da perspectiva de que as Indicações Geográficas podem ancorar uma estratégia de desenvolvimento territorial por conter particularidades que diferenciam o território. Por meio do estudo de caso do café da Serra da Mantiqueira, a pesquisa verificou que a obtenção do registro de Indicação Geográfica e as contínuas melhorias no processo de produção do café contribuem para o desenvolvimento do território.Item Cenário da tecnologia de informação na gestão da produção de café no sul de Minas Gerais(Universidade Católica Dom Bosco, 2018) Franco, Matheus Eloy; Angelocci, Marina Ariente; Silva, Adriano Bortoloƫ da; Putti, Fernando FerrariEste trabalho analisou o cenário da introdução da tecnologia da informação em cooperativas e propriedades produtoras de café na região do Sul de Minas Gerais. Como instrumento de coleta de dados utilizaram-se observações, análise documental e entrevistas com gerentes e proprietários. Como resultados, foi possível conhecer o cenário de utilização, problemas enfrentados e ações tomadas quando da adoção de novas tecnologias da informação.Item Fontes e redes de informação na produção cafeeira do Cerrado Mineiro, MG(Universidade Católica Dom Bosco, 2016) Nagai, Douglas Ken; Pigatto, Giuliana Aparecida Santini; Queiroz, Timóteo RamosO objetivo foi analisar as fontes de informação para a inovação utilizadas no processo de obtenção do registro de Denominação de Origem (DO) na região do Cerrado Mineiro, em termos de atores e redes de informação. Foram aplicados estudos de caso com onze produtores rurais do município de Patrocínio, MG. Os resultados demonstraram que alguns produtores que comercializam com o selo de origem ocupam de fato um papel central, tanto na frequência de busca da informação, como em ser fonte de informação por parte de outros produtores.