UNB - Dissertações
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Item Estratégias da produção e comercialização do café orgânico no Departamento do Cauca na Colômbia(Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - Universidade de Brasília, 2014-03-31) Montoya, Mayra Roxana Solarte; Carvalho, José MárcioCom o potencial mercado de cafés certificados, surge a necessidade de analisar o comportamento da produção e comercialização da cadeia do café orgânico no Departamento do Cauca, na Colômbia. Neste estudo se pretendeu identificar como os atores da cadeia produtiva do café orgânico no Departamento do Cauca na Colômbia se prepararam, através da certificação, para agregar valor e serem fornecedores de café orgânico. Sob a ótica das estratégias de diferenciação, a pesquisa teve como objetivo geral caracterizar as estratégias de agregação de valor para produção e comercialização do café orgânico no referido Departamento. Para tanto, foi utilizado o método de pesquisa para coleta e análise de dados baseada na técnica Delphi, utilizando roteiro de entrevistas durante o período compreendido entre outubro e novembro de 2013. Os resultados foram interpretados com base nas Estratégias de Diferenciação e na Teoria das Trocas Sociais. Com isso, percebeu-se que os dados secundários e principalmente os quinze depoimentos de cafeicultores, associações, cooperativas, representantes de entidades públicas e privadas, e técnicos de assistência que atuam no setor do café orgânico daquele Departamento, tiveram como resultado que a maioria dos produtores deu destaque às rendas econômicas provenientes do preço do café orgânico e dos benefícios ao meio ambiente. Outro fator a ser ressaltado, seriam as relações estabelecidas entre os atores deste estudo, cujas estratégias desenvolvidas apontam para o aumento e fortalecimento da produção, assim como o cooperativismo entre eles, e o fortalecimento da confiança entre os elos da cadeia produtiva, proporcionando novos mercados e mantendo os já existentes. Notou-se, ainda, que a constituição de organizações localizadas no espaço rural para a produção de forma individual e coletiva busca criar um espaço na luta constante para o desenvolvimento regional por meio de produtos tradicionais, agregando valor, renovando seu conhecimento na busca por padrões de concorrência vigentes nos mercados que participam. Assim mesmo, a diferenciação é uma estratégia de vantagem, que pode vir com a distinção do produto, associando-o à qualidade, responsabilidade socioambiental, visando à liderança na indústria por meio da incorporação dos atributos de qualidade. No que tange às conclusões, a produção em pequena escala das regiões produtoras de café orgânico no Departamento do Cauca, especialistas em ocupar nichos de mercado com sua própria mão-de-obra, adotaram estratégias de diferenciação e agregação de valor, alcançando os objetivos das organizações que são utilizadas para produzir e comercializar no exterior, aderindo às legislações internacionais do mercado de produtos orgânicos, além de utilizar estratégias de comercialização com base na teoria das trocas sociais.Item Fatores de sucesso da parceria entre exportadores e produtores agrícolas de cafés especiais da região Mantiqueira de Minas(Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - Universidade de Brasília, 2018-02-26) Dib, Anderson Jorge; Carvalho, José MárcioCom a crescente competição no mundo dos negócios, cada vez mais globalizado e levando-se em conta as constantes mudanças no padrão de consumo, a formação de parcerias estratégicas entre compradores e fornecedores, tornou-se uma importante alternativa estratégica. Neste contexto complexo, as organizações buscam obter vantagens competitivas a fim de conquistar mercados internacionais. Embora haja na literatura uma ampla gama de estudos para o setor industrial sobre os estágios da formação de parcerias estratégicas, como são desenvolvidas, tipos, características, fatores de sucesso da parceria, motivos para se formar parcerias estratégicas e seus benefícios, a temática ainda é pouco explorada no contexto do agronegócio. Falta, portanto, uma melhor compreensão sobre quais fatores de sucesso estariam presentes na parceria entre exportadores e produtores agrícolas de cafés especiais. Neste sentido, esse estudo busca conciliar as preconizações sobre os fatores de sucesso em parcerias estratégicas entre compradores e fornecedores no contexto agrícola. Com base no modelo conceitual desenvolvido por Monczka et al. (1998) este trabalho abordará quais são os fatores de sucesso da parceria entre exportadores e produtores agrícolas de cafés especiais da região da Mantiqueira de Minas em quatro dimensões: (i) atributos da parceria; (ii) comportamento de comunicação; (iii) técnicas de resolução de conflitos; e, (iv) processo de seleção de produtos e fornecedores focados na estratégia de cadeia de suprimentos. Para tanto, serão utilizados, respectivamente, métodos de pesquisa quantitativos para produtores agrícolas (questionários) e qualitativos (entrevistas) para os exportadores. Como resultado dessa pesquisa, buscar-se-á evidenciar como as parcerias bem-sucedidas do agronegócio do café especial brasileiro estão relacionadas com cada um dos fatores constantes das quatro dimensões acima elencadas. As implicações do resultado desse estudo podem auxiliar na tomada de decisões estratégicas gerenciais e discussões no desenvolvimento e manutenção da relação de parceria colaborativa entre compradores e fornecedores do agronegócio.Item Qualidade de serviços : um estudo multicaso nas cafeterias independentes da cidade de São Paulo(UNB - Universidade de Brasília, 2019-02-27) Sampaio, Edilene; Carvalho, José MárcioDurante anos o café tem movimentado a economia brasileira e gerado renda em diversas escalas da cadeia. Assim, há alguns anos o Brasil tem sustentado o título de maior produtor, exportador e segundo maior consumidor de café do mundo. Neste contexto, a cafeicultura brasileira passou por algumas transformações com intuito de buscar a valorização da qualidade e a diferenciação dos grãos, exigindo conhecimentos sobre a origem e preparo da bebida. Neste período surgiu as cafeterias independentes de alta qualidade, que além de ofertar a bebida, proporcionam benefícios e interação social e cultural. Diante disso, o objetivo desta dissertação é analisar as operações de serviços de qualidade que são predominantes entre as cafeterias independentes de cafés especiais da cidade de São Paulo. A pesquisa proposta caracteriza-se como inovadora, uma vez que, de acordo com a pesquisa exploratória, não existe nenhum outro estudo com a mesma temática. Deste modo, esta pesquisa caracteriza-se como descritiva e exploratória e faz uso de recursos de pesquisas quantitativas e qualitativas. Foram realizados também um levantamento de fontes secundárias na literatura a respeito dos aspectos sobre os cafés especiais, sua estrutura e dinamismo de funcionamento, e também caracterizou os termos, conceitos e principais discussões científicas relativas a gestão de operações de serviços e gestão total da qualidade no setor de serviços. Como método de pesquisa, aplicou-se 25 entrevistas semiestruturadas devidamente adaptadas à realidade das cafeterias da cidade de São Paulo, a maior cidade do Brasil, cosmopolita de importância econômica. Após o levantamento dos dados, promoveu-se uma triangulação entre os resultados do roteiro de entrevista e os roteiros de observação presencial e na internet que resultou na identificação e caracterização das operações de serviços que são predominantes entre as cafeterias independentes de cafés especiais da cidade de São Paulo. Os resultados indicam que elas procuram se diferenciar da concorrência a partir da qualidade dos grãos e principalmente pelos serviços ofertados. Além disso, entendem a qualidade como algo a ser constantemente buscado nos processos operacionais diários, seja na extração da bebida, na harmonização, no atendimento ou mesmo na estruturação de um ambiente físico que contribua para que os clientes tenham uma melhor experiência e desenvolvam uma relação de fidelidade com a cafeteria.