UFPR - Dissertações
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Resultados da Pesquisa
Item Caracterização do resíduo de cápsula de café da marca a para análise de viabilidade de reciclagem(Universidade Federal do Paraná, 2018-07-20) Guimarães, Ana Paula Patias; Weinschutz, ReginaEm decorrência de notícias abordando a alta do consumo de cápsulas de café de dose individual no Brasil e sua provável destinação para aterros, o presente estudo foi realizado a fim de compreender a problemática do resíduo gerado no pós consumo desta modalidade de café. Os objetivos englobaram o levantamento de informações sobre cápsulas de café disponíveis no Brasil, a caracterização da composição físico- química de cápsulas de composição mista, a avaliação de viabilidade de reciclagem do resíduo e de destinação para coprocessamento. A partir de visitas técnicas, entrevistas com catadores, cooperativas de reciclagem, aplicação de questionário com consumidores e pesquisa de mercado de cápsulas de café e suas embalagens, foram observados aspectos falhos na orientação por parte dos fabricantes do que fazer com o resíduo pós consumo e que em sua maior parte, o consumidor não sabe como destiná-lo corretamente e que o resíduo é realmente destinado para aterros. Foi realizada análise físico-química para determinar os materiais presentes no resíduo, sendo a cápsula da marca escolhida para o estudo composta em sua maior parte de polipropileno e uma pequena fração de alumínio. Foi realizada análise de viabilidade econômica e técnica para reciclagem do resíduo. Conclui-se que há viabilidade técnica e econômica para a realização da reciclagem do resíduo, mas que seria necessária uma quantidade significativa de cápsulas captadas para viabilizar o processamento, o que no atual cenário de coleta seletiva deste resíduo tende a ser pouco provável. Apurou-se também a possibilidade de destinar o resíduo para coprocessamento, com bons resultados de poder calorífico e composição química para uso como combustível. Algumas recomendações foram feitas, assim como propostas para trabalhos futuros.Item Indústria de torrefação e moagem de café e consumo interno -1940/1970(Universidade Federal do Paraná, 1976) Cardoso, Alcina Maria de Lara; Westphalen, Cecília MariaNo presente trabalho é feita a análise da formação e desenvolvimento das industrias de torrefação e moagem de café no Brasil, mais especificamente no Estado do Paraná, e da evolução do consumo interno de café em grão e do café torrado e moído, no período de 1940 a 1970. Variáveis diversas são estudadas, como desenvolvimento numérico das industrias, capital inicial registrado, preços do café torrado e moído, relação preço-salários e outras, na tentativa de compreensão do mercado interno de café no Brasil. Constitui este o primeiro trabalho feito no Brasil, no aspecto de consumo interno de café.Item A produção de cafés especiais no Brasil e a emergência de novos padrões de competitividade(Universidade Federal do Paraná, 2010-05-27) Leão, Everson de Almeida; Paula, Nilson Maciel deA desregulamentação do mercado cafeeiro na década de 1990, marcada pelo fim do Instituto Brasileiro do Café e pela queda vertiginosa dos preços desencadeou uma mudança no arranjo institucional do setor cafeeiro que, somada ao novo padrão de consumo, corroboraram a formação do segmento de cafés especiais. Nesse contexto de crise, os produtores, principalmente de menor porte, encontraram na produção dos cafés especiais uma alternativa competitiva para agregação de valor para a qual foram fundamentais o desenvolvimento tecnológico e a construção de um novo arranjo institucional. Relacionados a atributos de qualidade superior, produção sustentável e comércio solidário esses cafés conseguem obter preços prêmios no mercado internacional. A estratégia de diferenciação desses cafés contou com forte apoio das instituições que, em parte emergiram desse novo nicho de mercado e de instituições que já atuavam na atividade cafeeira tradicional passando a ter como foco estratégias para o desenvolvimento dos cafés de qualidade. A referência conceitual para a análise revolve aspectos da competitividade que superam os princípios da dotação de fatores. Alternativamente, esta análise está ancorada na literatura neoschumpeteriana e neoinstitucionalista para tratar dos processos inovativo e organizacional inerentes à produção e comercialização de cafés especiais.Item Proposição e teste de um modelo para avaliação de inovação em embalagens de produtos alimentícios(Universidade Federal do Paraná, 2004) Strano, Luciane; Marchetti, Renato ZancanO presente estudo tem como objetivo a avaliação das inovações em embalagens de café em pó e maionese, considerando a familiaridade e o envolvimento das consumidoras com esses produtos. A base do estudo consiste dos modelos de Gatignon e Robertson (1991) e de Rogers (1995), os quais procuram identificar como as características percebidas das inovações em embalagens e as estratégias de marketing influenciam a adoção dos produtos. Propõe-se, então, um modelo de avaliação dos constructos: familiaridade, envolvimento, características percebidas da inovação (visibilidade, experimentação, compatibilidade, vantagem relativa, facilidade de uso e complexidade) e intenção futura de compra. Esse modelo é avaliado por resultados da pesquisa de campo realizada em duas etapas: a primeira – qualitativa – levantou subsídios de profissionais de design de embalagem e consumidoras dos produtos em estudo; e a segunda – quantitativa –coletou dados relacionados ao modelo proposto de uma amostra de consumidoras das classes sociais A e B. Os dados obtidos em campo foram avaliados por testes de análises fatoriais, análise não-linear de componentes principais (PRINCALS), correlação e análise conjunta, utilizando-se o programa computacional SPSS. Com os testes de análises fatoriais, extraíram-se os constructos e itens que apresentaram adequacidade da amostra, os quais permitiram a construção da escala final para avaliação de embalagens de produtos alimentícios. Os testes de análise conjunta apontaram que as consumidoras de café em pó preferem o atributo formato à vácuo, como primeira opção de compra, seguido pelo tamanho de 500 gramas e pelas cores quentes (vermelho, amarelo e laranja). As consumidoras de maionese preferem o atributo tamanho 500 gramas, como primeira opção de compra, seguido pelo formato cilíndrico e cores quentes.