Organizações Rurais & Agroindustriais

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    Value creation and distribution in the specialty coffee chain: a study of the relationship between agents in Paraná, Brazil and Europe
    (Universidade Federal de Lavras, 2022-07-14) Guimarães, Amanda Ferreira; Schiavi, Sandra Mara de Alencar; Bouroullec, Melise Dantas Machado; Pereira, Jaiane Aparecida
    Objetivou-se compreender como se organizam as transações da cadeia de valor dos cafés especiais entre os agentes no Paraná, Brasil e na Europa, com foco nas características da transação e mensuração para criação e distribuição de valor. Foram realizadas 26 entrevistas semiestruturadas com membros da cadeia de valor global de cafés especiais envolvendo o Estado do Paraná, Brasil, e quatro países europeus. Como resultado, esta é uma cadeia complexa, heterogênea e não linear. O que é transacionado é um conjunto de atributos de valor intrínsecos e extrínsecos. Além dos atributos físicos, sensoriais, de produção socialmente sustentável, sociais e regionais, identificamos a agradabilidade e a padronização do produto como atributos considerados nas transações. Esses atributos mudam ao longo da cadeia e são medidos de forma diferente pelos agentes, podendo criar desequilíbrios de mensuração ao longo da cadeia. A não mensuração por agentes tais como torrefadores e cafeterias, compromete a transmissão de informações por serem estes os primeiros agentes a identificar o valor na cadeia. Tais desequilíbrios poderiam ser identificados pela observação do conjunto de transações da cadeia como um todo em detrimento de uma transação isolada. Como contribuição empírica discutimos que ao expor quais atributos são considerados um valor para cada transação, as instituições públicas e privadas podem desenvolver mecanismos de avaliação de qualidade mais objetivos. Teoricamente, defendemos que para entender a eficiência em cadeias globais de valor é necessário analisar o conjunto de transações que compõem toda a cadeia e não apenas a análise de transações diádicas entre dois elos.
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    Coopetição entre cafeicultores, cooperativas e associações: evidências no mercado brasileiro de cafés especiais
    (Universidade Federal de Lavras, 2021) Duarte, Rodrigo Natal; Galina, Simone Vasconcelos Ribeiro
    Objetiva-se descrever como a competição e a colaboração simultâneas, fenômeno conhecido como coopetição, apresentam-se nos diversos níveis de interação sustentados pelos produtores de cafés especiais. Num contexto de interação dinâmica, heterogênea e intensa entre vários players, como é o caso das Indicações Geográficas (IGs) de café, cafeicultores se envolvem em relacionamentos interorganizacionais entre si, que, por meio de cooperativas e associações, permitem a coopetição se manifestar em níveis distintos. Dada a incipiência da abordagem coopetitiva no setor primário, a pesquisa qualitativa exploratória foi adotada para identificar e compreender melhor essa dinâmica de relacionamento. Os dados para a pesquisa foram coletados de entrevistas semiestruturadas com 20 atores que compõem as IGs da Alta Mogiana e da Região do Cerrado Mineiro: cafeicultores, cooperativas, instituições apoiadoras e gestores das associações. Os resultados foram separados em relacionamentos que promovem a competição e a cooperação, de forma a revelar a complexidade das suas práticas, num contexto que exige inovação em produto e processos. A descrição envolveu os níveis cafeicultor-cafeicultor, cooperativa-cooperativa e associação-associação, sendo que a necessidade de cooperação se mostrou onipresente no âmbito comercial, e a competição se manifestou em produtos, processos, serviços e finanças. Em IGs de café, a coopetição convive dentro do indivíduo, da empresa, da associação, da cooperativa, desde o nível intraorganizacional até o nível inter-redes, abrindo espaço para contribuições futuras.
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    Construção do mercado de café fairtrade no Brasil: avanços e desafios
    (Universidade Federal de Lavras, 2020) Alvarenga, Rafael Pazeto; Arraes, Nilson Antonio Modesto
    O presente artigo objetiva caracterizar as ações voltadas ao mercado brasileiro de café certificado Fairtrade. Atinge tal objetivo através da descrição das estratégias voltadas ao mercado interno dos stakeholders da cafeicultura certificada Fairtrade no Brasil. Isso é feito em um cenário onde existem: i) insuficientes pesquisas que abordam sobre mercado brasileiro de café Fairtrade; ii) elevação do consumo de cafés especiais no Brasil; iii) saturação do mercado externo de café certificado Fairtrade. Para tal, o artigo foi concebido mediante aplicação de entrevistas e questionários junto aos principais stakeholders da cafeicultura certificada Fairtrade no Brasil. A falta de estratégias coletivas para divulgação do café Fairtrade no Brasil é o principal entrave para o consumo do produto no mercado interno.
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    A contribuição da rede fairtrade para a performatividade crítica em cooperativas de cafeicultores
    (Universidade Federal de Lavras, 2020) Cezar, Layon Carlos; Rosa, Alexandre Reis
    O objetivo desse artigo é analisar a influência do processo de formação e articulação da rede Fairtrade na performatividade crítica das cooperativas de produtores de café. O estudo se apoia em uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e interpretativo fundamentando-se na triangulação de entrevistas semiestruturadas, observação não participante e documentos para construção do estudo de caso realizado em uma cooperativa capixaba de produtores de café Conilon. Os principais resultados apontam que a inserção da cooperativa na rede promovida pelo Fairtrade possibilitou uma expansão de sua forma de atuação sem a perda de identidade, resistindo às inúmeras pressões exercidas pelos demais membros, a partir de mecanismos democráticos que se tornaram motores para impulsionar a performatividade crítica da organização. A partir da investigação, acredita-se que o artigo avança na discussão de performatividade crítica, por evidenciar que em organizações alternativas como as cooperativas, essa proposta desafia a proposição de simplesmente questionar discursos e práticas gerenciais, necessitando de uma intervenção pragmática para a transformação da realidade organizacional.
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    Análise das intervenções nas exportações brasileiras de café solúvel para união europeia no período de 1995 a 2014
    (Universidade Federal de Lavras, 2019) Siqueira, Larissa Carla; Chain, Caio Peixoto; Campos, Renato Silvério
    O presente trabalho teve por objetivo analisar o efeito de choques internacionais no mercado de café solúvel sobre a quantidade exportada de café solúvel do Brasil para a União Europeia, do primeiro trimestre de 1995 ao último trimestre de 2014. Como referencial analítico, utilizou-se o modelo de análise de intervenção para modelos ARIMA multivariados. Os resultados indicam que o PIB da União Europeia é significativo para as exportações brasileiras, além disso identificou-se que a Crise de 2008 e a intervenção na OMC DS 154 de 1998 afetaram negativamente o comportamento das exportações conforme esperado. Porém, a intervenção junto a OMC, DS209 de 2000 e a taxa de câmbio para o setor cafeeiro conilon não se comportaram conforme esperado. De maneira geral os resultados demonstraram efetivos para uma boa análise do comportamento das exportações brasileiras de café solúvel para União Europeia no período proposto.
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    Marketing dos agentes da cadeia do agronegócio do café: uma análise sob a ótica do marketing mix
    (Universidade Federal de Lavras, 2004-01) Boas, Luiz Henrique de Barros Vilas; Antonialli, Luiz Marcelo; Sette, Ricardo de Souza; Mário, Talestre Maria do Carmo; Luna, Rosemar Martins
    O objetivo da presente pesquisa foi analisar as estratégias de marketing adotadas pelos agentes da cadeia do agronegócio do café nas regiões do Sul de Minas Gerais e do Cerrado Mineiro, na tentativa de indicar ações que possam vir a aumentar o consumo do produto no mercado interno. Quanto à metodologia, utilizaram-se técnicas qualitativas, como a análise de documentos e entrevista pessoal em profundidade com representantes dos diversos agentes da cadeia do café. Os resultados demonstraram que, além da busca pela melhoria da qualidade, foram identificadas estratégias de segmentação do produto nos diversos agentes da cadeia, ressaltando-se a rastreabilidade como base da maioria destas estratégias. Identificou-se também o apoio institucional com destaque ao processo de certificação de origem e o Programa Cafés do Brasil, que buscam valorizar e disseminar da cultura do café na sociedade. Apesar deste aspecto, ficou evidente a necessidade de maior integração para que as estratégias tenham abrangência sobre a cadeia como um todo. Nesse sentido, as estratégias direcionadas à segmentação do produto e à busca por mercados diferenciados, enaltecendo a sua qualidade, podem se mostrar como uma forma de aumentar a competitividade do setor. A comunicação ao consumidor final torna-se, portanto, fator imprescindível, neste processo de segmentação.
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    Restrições à exportação de café torrado e moído
    (Universidade Federal de Lavras, 2005-04) Vegro, Celso Luis Rodrigues; Pino, Francisco Alberto; Moricochi, Luiz; Nogueira Júnior, Sebastião
    A despeito das diversas vantagens de exportar café torrado e moído ao invés de café verde, como ganhos de valor e de empregos, existem muitas limitações aos esforços privados nesse sentido. Tentativas efetivas têm sido desencorajadas por um mercado interno grande e estável, pelos altos riscos associados ao mercado internacional e por uma aterradora burocracia. Ainda assim, algum progresso tem sido percebido em anos recentes, como mostrado neste artigo, baseado em entrevistas com exportadores, indústrias e cooperativas brasileiras. Algumas restrições são inerentes às empresas, como questões gerenciais e capacidade inovadora, enquanto que outras são sistêmicas. Apresentam-se sugestões para aumentar as exportações de café processado.
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    Eficiência econômica na cultura do café: um estudo no sul de Minas Gerais
    (Universidade Federal de Lavras, 2005-01) Reis, Ricardo Pereira; Richetti, Alceu; Lima, André Luis Ribeiro
    Por meio deste estudo, buscou-se avaliar a eficiência da utilização dos recursos produtivos na cultura do café no sul de Minas Gerais. A eficiência econômica foi estimada pela função fronteira de produção em uma amostra de 43 produtores de café. Considerando-se a fronteira de eficiência estabelecida e com base nos parâmetros observados neste trabalho, os resultados indicam que a maioria dos cafeicultores está operando abaixo do nível de eficiência econômica adotado na pesquisa. O nível médio de eficiência alcançado pelos produtores de café no Sul de Minas foi de 80,14%. A princípio, este índice não é baixo, mas indica que a tendência de ganhos adicionais na produtividade e/ou redução de custos podem ser obtidos com melhor alocação dos fatores produtivos, levando-os a operar na fronteira de produção.
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    Análise do comportamento dos consumidores de café no município de Lavras, MG
    (Universidade Federal de Lavras, 2002-04) Silveira, Ana Carla Prado da; Sousa, Magno de; Pereira, Rosemary Gualberto F. A.
    A redução do consumo de café tem exigido das organizações cafeeiras o desenvolvimento de técnicas de marketing, de forma a criar valor ao seu produto, ou seja, torná-lo mais valorizado e alcançar a satisfação do consumidor. Este trabalho teve por objetivo identificar questões sobre os desejos, percepções, preferências e hábitos dos consumidores de café em Lavras, MG. Utilizou-se a pesquisa do tipo conclusiva descritiva, em que foram coletados dados primários, por meio de entrevista pessoal e individual, com o uso de questionários estruturados. Verificou-se que os consumidores não são fiéis a marcas de café e que os itens determinantes de suas escolhas na hora da compra são: sabor, preço e rendimento. O local de produção, datas de fabricação e validade, tipo de bebida, classificação do produto, dados sobre selo de garantia, rendimento e marca são informações que devem estar presentes nas embalagens.
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    Dinâmica comportamental dos consumidores de café: um fator gerador de ações mercadológicas
    (Universidade Federal de Lavras, 2004-01) Mário, Talestre Maria do Carmo; Sette, Ricardo de Souza; Antonialli, Luiz Marcelo; Luna, Rosemar Martins; Boas, Luis Henrique de Barros Vilas
    Objetivando-se identificar de que forma os instrumentos de marketing influenciam seu comportamento de compra do consumidor de café, realizou-se uma pesquisa de marketing, com análises exploratória e descritiva, de natureza quantitativa. Utilizou-se o survey, com questionários estruturados, aplicados junto a 800 consumidores (São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro), em hipermercados, durante o período de julho a dezembro de 2001. Os questionários foram tabulados e analisados, utilizando-se o software SSPS (v.10), com análises estatísticas descritivas e multivariadas. Com base nos dados obtidos detectou-se que os consumidores, em sua maioria, são do sexo feminino, casados, com idade entre 20 e 40 anos, pertencentes, em grande parte, à classe social “B”, tendo como escolaridade o 2o grau completo. Dentre os instrumentos de marketing, verificou-se que os atributos relacionados ao produto (sabor, aroma e qualidade) possuem maior percepção e influência sobre o comportamento do consumidor. O preço também assume um papel importante, levando-se em conta que uma parte da amostra pertence à classe social “C”. Identificou-se que o consumidor não considerou relevantes ferramentas como propaganda e embalagem, demonstrando-se fiel à marca. Ele mostrou-se indiferente aos apelos e anúncios das propagandas que, em sua maioria, não são muito atrativas.