UFLA - Dissertações

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    Dinâmica comportamental dos consumidores de café: um fator gerador de ações mercadológicas
    (Universidade Federal de Lavras, 2002-08-30) Mário, Talestre Maria do Carmo; Sette, Ricardo de Souza
    Objetivando-se identificar a percepção do consumidor com relação ao café, assim como verificar de que forma fatores comportamentais e instrumentos de marketing influenciam seu comportamento de compra, realizou-se uma pesquisa de marketing, com análises exploratória e descritiva, de natureza quantitativa. Utilizou-se o survey, com questionários estruturados, aplicados junto a 800 consumidores (São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro), em hipermercados, durante o período de julho a dezembro de 2001. Os questionários foram tabulados e analisados utilizando-se o software SSPS (v.10), com análises estatísticas descritivas e multivariadas (cluster e discriminante). A amostra constitui-se, na maioria, de consumidores do sexo feminino, casados, com idade entre 20 e 40 anos, pertencentes à classe social “B”, tendo como escolaridade o 2º grau completo. A percepção do café é associada a aspectos positivos: é uma bebida saborosa, não é uma bebida para pessoas mais velhas e é estimulante. O aspecto negativo revelado foi que o uso do café pode gerar vício. Identificou-se a existência de uma relação entre idade e a afirmação do café ser uma bebida saborosa. Com relação aos aspectos que envolvem a aprendizagem e o desenvolvimento do hábito de tomar café, verificou-se que os hábitos alimentares e o comportamento do consumidor são formados e condicionados pela/na família. Os resultados também demonstraram que o café ainda é um alimento preferencial, consumido pela manhã. Verificou-se que a influência de terceiros ou grupos pode representar um papel importante no comportamento e tomada de decisão de compra. O aspecto cultural revelou-se presente nos padrões do comportamento do dia-a-dia do consumidor que, tradicionalmente, mantém o hábito de servir café ao receber visitas. Nota-se um comportamento imitado e transmitido por meio de um processo de socialização com base na família, o que dá à bebida uma função social. Dentre os instrumentos de marketing, verificou-se que os atributos relacionados ao produto (sabor, aroma e qualidade) possuem maior percepção e influência sobre o comportamento do consumidor. O preço também assumiu um papel significativo, levando-se em conta que uma parte da amostra pertence à classe social “C”. Identificou-se que o consumidor não considerou relevante ferramentas como propaganda e embalagem, demonstrando-se fiel à marca ele mostrou-se indiferente aos apelos e anúncios das propagandas que, em sua maioria, não são muito atrativas.
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    Marca, certificação de origem e consumidor de café: um estudo de marketing
    (Universidade Federal de Lavras, 2001-07-13) Luna, Rosemar Martins; Sette, Ricardo de Souza
    O estudo de marketing buscou identificaras principais características do processo de compra de café em supermercados de Belo Horizonte (MG), objetivando caracterizar o comportamento do consumidor de café no momento da compra,verificando o atual comportamento, a influência da marca, da origem do café e a percepção do consumidor em relação aos cafés de Minas Gerais. As referências teóricas focaram o marketing, o ambiente do café e o comportamento do consumidor. Utilizaram-se procedimentos metodológicos quantitativos e qualitativos, combinando métodos de observação do processo de compra e comunicação com os compradores por meio de entrevistas semi-estrutura das. Identificou-se um mercado restrito, formado por adultos, na maioria casados, das classes A e B, que compram preferencialmente o café em pó (torrado e moído). O conhecimento relativo às marcas foi alto, caracterizado por uma fidelidade relativa, enquanto a marca suprir suas exigências em relação aos atributos físicos do café. Os atributos mais valorizados foram: o sabor, o aroma, a marca, o selo de pureza, o rendimento e a cor do café. A marca mais lembrada foi a marca mais comprada. Foram identificados dois .grupos diferentes de compradores de café: o grupo 1, formado em sua maioria por homens, que consideram o rendimento, o ponto de torra, a qualidade, o selo de pureza e a embalagem como critérios muito importantes para a compra, e o grupo 2, composto em sua maioria por mulheres, que consideram a cor como um critério importante de compra e não consideram relevantes a propaganda, a origem, a qualidade, a embalagem. O conhecimento relativo à certificação de origem foi alto no que se refere às regiões produtoras e a valorização da origem de café, mas foi baixo no que se refere à comparação com cafés de outras cidades e estados.
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    Estratégias de marketing dos agentes da cadeia do agronegócio do café
    (Universidade Federal de Lavras, 2002-02-28) Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros; Antonialli, Luiz Marcelo
    O pesquisa teve como objetivo analisar as estratégias de marketing, para o aumento do consumo no mercado interno, adotadas pelos agentes da cadeia do agronegócio do café nas regiões do Sul de Minas Gerais e do Cerrado Mineiro, avaliando a integração na determinação destas estratégias e sua influência na competitividade do setor. No referencial teórico, focou-se a compreensão e caracterização da cadeia, as estratégias de marketing e o modelo das forças competitivas de Porter. Na metodologia, foram utilizados procedimentos qualitativos ressaltando-se a análise de documentos e levantamentos estatísticos. Foram também realizadas entrevistas pessoais com representantes dos diversos agentes da cadeia do agronegócio do café. Quanto aos resultados, identificaram- se estratégias de segmentação do produto sendo trabalhadas pelos diversos agentes da cadeia de forma individualizada. Foram percebidos também, a busca pela melhoria da qualidade e o desenvolvimento de produtos diferenciados, ressaltando-se a sua rastreabilidade, como bases da maioria destas estratégias. Ficou evidente a necessidade de maior integração entre estes agentes, para que as estratégias tenham abrangência sobre toda a cadeia. Identificou-se também o apoio institucional como estratégia de marketing, com destaque ao processo de certificação de origem e esforços na disseminação da cultura do café na sociedade que, de certa forma, apresenta-se como um fator de grande integração entre os diversos agentes da cadeia. Apesar deste aspecto, verificou-se o posicionamento diferenciado entre os agentes da produção, indústria' e distribuição, com estabelecimento de estratégias de marketing de acordo com o interesse e necessidade específicos de cada um destes agentes, não havendo, portanto, uma integração em toda a cadeia. Verificou-se intensa rivalidade na indústria, sendo que as estratégias se mostram contrárias, tanto à qualidade do produto quanto ao aumento do consumo. Nesse sentido, as estratégias direcionadas à segmentação do produto e à busca por mercados diferenciados, ressaltando-se a qualidade do produto, podem se mostrar como uma forma de aumentar a competitividade do setor, pois possibilitam o aumento do poder de negociação dos agentes da produção perante a indústria e destes perante os agentes da distribuição. A comunicação ao consumidor final é, portanto, fator imprescindível neste processo de segmentação.