Boletins Técnicos

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/3354

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 12
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Caracterização agronômica e sensorial de diferentes genótipos de Bourbon visando à produção de cafés especiais
    (Embrapa Café, 2021-03) Ferreira, André Dominghetti; Carvalho, Gladyston Rodrigues; Nadaleti, Denis Henrique Silva
    O consumo mundial de café tem sofrido pouca variação quanto à quantidade, no entanto a busca por cafés de excelente qualidade tem crescido em larga escala, o que justifica o investimento em pesquisas nesta área. Dessa forma, os cafeicultores precisam atualizar as técnicas de produção, buscando reduzir custos e melhorar a qualidade do produto. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o potencial produtivo e a qualidade da bebida de diferentes genótipos de Bourbon no estado de Minas Gerais, visando à produção de cafés especiais. Foram instalados ensaios em duas das principais regiões produtoras de café de Minas Gerais, nos quais foram utilizados 17 genótipos de Bourbon e mais três cultivares comerciais como testemunha. Os experimentos foram instalados em blocos casualizados com três repetições e parcelas com dez plantas. Os resultados obtidos permitem concluir que a produtividade dos genótipos estudados foi intensamente influenciada pelo local de cultivo. Em Campos Altos, apenas os materiais genéticos Bourbon Amarelo LCJ 10, Bourbon Amarelo das fazendas Nogueira e Samambaia, Bourbon Trigo e Bourbon Limoeiro apresentaram produtividade acima da média nacional. Nas outras localidades, as produtividades dos genótipos estudados foram superiores à média nacional, exceto o Bourbon Amarelo da Fazenda Betânia no experimento em Lavras. De modo geral, para vigor vegetativo, houve superioridade das cultivares Mundo Novo IAC 502/9 e Catuaí Vermelho IAC 144 sobre os demais genótipos na região do Alto Paranaíba, no entanto, para a região do Sul de Minas, não foi detectada tal diferença. A análise sensorial nos permite afirmar que os genótipos que apresentaram potencial para elevadas produtividades e para a produção de cafés especiais nas duas regiões estudadas foram apenas os seguintes: Bourbon Amarelo proveniente da Fazenda Castro, da Fazenda Samambaia, do Campo Experimental Epamig de Machado e do Instituto Agronômico de Campinas; o Bourbon Trigo; o Bourbon Limoeiro; e o LCJ 10.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Caracterização Agronômica e Sensorial de Diferentes Genótipos de Bourbon Visando à Produção de Cafés
    (Embrapa Café, 2021-03) Ferreira, André Dominghetti; Carvalho, Gladyston Rodrigues; Nadaleti, Denis Henrique Silva
    O consumo mundial de café tem sofrido pouca variação quanto à quantidade, no entanto a busca por cafés de excelente qualidade tem crescido em larga escala, o que justifica o investimento em pesquisas nesta área. Dessa forma, os cafeicultores precisam atualizar as técnicas de produção, buscando reduzir custos e melhorar a qualidade do produto. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o potencial produtivo e a qualidade da bebida de diferentes genótipos de Bourbon no estado de Minas Gerais, visando à produção de cafés especiais. Foram instalados ensaios em duas das principais regiões produtoras de café de Minas Gerais, nos quais foram utilizados 17 genótipos de Bourbon e mais três cultivares comerciais como testemunha. Os experimentos foram instalados em blocos casualizados com três repetições e parcelas com dez plantas. Os resultados obtidos permitem concluir que a produtividade dos genótipos estudados foi intensamente influenciada pelo local de cultivo. Em Campos Altos, apenas os materiais genéticos Bourbon Amarelo LCJ 10, Bourbon Amarelo das fazendas Nogueira e Samambaia, Bourbon Trigo e Bourbon Limoeiro apresentaram produtividade acima da média nacional. Nas outras localidades, as produtividades dos genótipos estudados foram superiores à média nacional, exceto o Bourbon Amarelo da Fazenda Betânia no experimento em Lavras. De modo geral, para vigor vegetativo, houve superioridade das cultivares Mundo Novo IAC 502/9 e Catuaí Vermelho IAC 144 sobre os demais genótipos na região do Alto Paranaíba, no entanto, para a região do Sul de Minas, não foi detecta da tal diferença. A análise sensorial nos permite afirmar que os genótipos que apresentaram potencial para elevadas produtividades e para a produção de cafés especiais nas duas regiões estudadas foram apenas os seguintes: Bourbon Amarelo proveniente da Fazenda Castro, da Fazenda Samambaia, do Campo Experimental Epamig de Machado e do Instituto Agronômico de Campinas; o Bourbon Trigo; o Bourbon Limoeiro; e o LCJ 10.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Metodologia de análise descritiva quantitativa da bebida de café (Coffea arabica L.) : aplicação no treinamento para análise sensorial
    (Embrapa Cerrados, 2021-06) Aguiar, Lorena Andrade de; Celestino, Sonia Maria Costa; Oliveira, Lívia de Lacerda de
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Viabilidade técnica e econômica do armazenamento refrigerado de cafés especiais
    (Embrapa Café, 2022-12-20) Rosa, Sttela Dellyzete Veiga Franco da; Sousa, Pedro Henrique Assis; Fontes, Renato Elias; Malta, Marcelo Ribeiro; Figueiredo, Luisa Pereira
    A valorização do café para a comercialização depende cada vez mais da qualidade, e seu valor varia de acordo com os atributos qualitativos. Baixas temperaturas do ar de armazenagem, além da manutenção do exocarpo (casca) e do endocarpo (pergaminho) do café, diminuem a incidência e o desenvolvimento de microrganismos e são eficazes na preservação da qualidade dos grãos. O objetivo neste trabalho foi investigar a viabilidade técnica e econômica do armazenamento refrigerado de cafés especiais de diferentes pontuações. Café natural, cereja descascado ou desmucilado de produtores de duas regiões foram armazenados, na forma íntegra ou beneficiada, a 15°C ou sem controle de temperatura. Os cafés foram avaliados por meio da análise sensorial e da condutividade elétrica, aos 0, 3, 6, 9 e 12 meses. Foi realizada análise do custo operacional da tecnologia de refrigeração, e os ganhos financeiros foram comparados ao custo operacional da refrigeração. Verificouse que a qualidade dos cafés com pontuação acima de 84 pontos é reduzida quando armazenados sem controle da temperatura, o que resulta na perda das suas características de cafés especiais. A refrigeração, portanto, mantém a qualidade do café, principalmente daqueles de maior pontuação. Observou-se que a refrigeração por 6 ou 12 meses é economicamente vantajosa para cafés especiais. Ademais, o armazenamento dos grãos na forma íntegra é outro fator que favorece a qualidade do café.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Métodos de extração de DNA em matriz de café torrado e moído
    (Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2015-05) Oliveira, Edna Maria Morais de; Santos, Thiago Ferreira dos; Souza, Andressa Moreira de; Oliveira, Tatiane Corrêa de; Lima, Ivanilda Santos de
    O objetivo desse trabalho foi desenvolver um protocolo de extração eficiente, para matriz complexa (de difícil extração), como café torrado e moído, que permitisse um incremento na quantidade de DNA, bem como na sua pureza.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Identificação e quantificação de impurezas e misturas em café torrado e moído por análise de imagens
    (Embrapa Cerrados, 2001-06) Assad, Eduardo D.; Cunha, Sílvia A. R.; Sano, Edson E.; Corrêa, Tânia B. S.; Rodrigues, Hilda R.
    O método aqui proposto é fundamentado na constatação de que os produtos normalmente utilizados nessas misturas refletem a luz diferentemente do café. Em conseqüência, as imagens obtidas de amostras de café puro apresentam histogramas (níveis de cinza vs. números de elementos da imagem) unimodais e naquelas cujo café foi adulterado, observam-se histogramas bi ou multimodais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Quantificação de impurezas e misturas em café torrado e moído por meio do programa computacional springcafé
    (Embrapa Cerrados, 2000-10) Assad, Eduardo Delgado; Sano, Edson E.; Cunha, Silvia A.R.; Rodrigues, Hilda R.; Corrêa, Tânia B.S.; Monteiro, Antônio M.V.; Paiva, João A.C.; Shimabukuro, Rosa M.K.
    A detecção de impurezas e de misturas em amostras de café torrado e moído, vendido diretamente ao consumidor, é uma preocupação constante, principalmente no que se refere a detecção de fraudes. O termo fraude significa a mistura, intencional ou não, de materiais estranhos ao café, normalmente de custo inferior ao do produto e que alteram sua qualidade e causam danos ao consumidor, sejam eles de ordem econômica, ou até mesmo à sua saúde. No Brasil, as impurezas e misturas encontradas, com maior frequência, no café torrado e moído são: cascas e paus, milho torrado, soja, açúcar mascavo, centeio, arroz, terra, entre outros.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Definição de um marcador molecular para a detecção de cevada em café comercial usando PCR em tempo real
    (Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2013-06) Oliveira, Edna Maria Morais; Santos, Thiago Ferreira dos; Oliveira, Tatiane Corrêa de; Lima, Ivanilda Santos de; Ribeiro, Felipe Vitório; Pereira, Adriana Farah de Miranda
    No presente trabalho, foi consultado o banco de dados NCBI (National Center for Biotechnology Information) e um gene do cloroplasto de Hordeum vulgare (cevada) foi avaliado quanto à possibilidade de o mesmo ser considerado como um marcador molecular para a cevada, seguindo as orientações de Oliveira e colaboradores (2011).
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Definição de um marcador molecular para a detecção de milho em café comercial usando PCR em tempo real
    (Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2013-06) Oliveira, Edna Maria Morais; Santos, Thiago Ferreira dos; Oliveira, Tatiane Corrêa de; Lima, Ivanilda Santos de; Ribeiro, Felipe Vitório; Pereira, Adriana Farah de Miranda
    No presente trabalho, identificou-se um novo par de oligonucleotídeos iniciadores (primers) para zeína, com um amplicon de 100 pb, com o objetivo de aumentar a sensibilidade da detecção e quantificação de DNA de milho. Para tanto, foi construída uma curva-padrão para a determinação de parâmetros de desempenho e posterior validação do método de detecção de milho torrado em café torrado e moído, usando a técnica PCR em tempo real.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estimando o threshold de detecção para defeitos da bebida de café
    (Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2006-12) Deliza, Rosires; Gonçalves, Ana Maria de Oliveira; Farah, Adriana; Teixeira, Aldir A.; Barros, Priscila R. S.
    O objetivo deste estudo foi adaptar metodologia para estimar o ponto a partir do qual os consumidores de café começariam a detectar a presença de defeitos (PVA) na bebida. Tal ponto é denominado threshold de detecção (TD) e foi originalmente apresentado por Prescott et al. (2005).