SPCB - Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/517

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise de compostos voláteis de grãos crus de café sadios e defeituosos (preto, verde e ardido) por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas
    (2005) Silva, Meiriane M.; Ferraz, Vany Perpétua; França, Adriana Silva; Oliveira, Leandro Soares de; Embrapa - Café
    O presente estudo teve como objetivo efetuar uma avaliação qualitativa do perfil de compostos voláteis de grãos defeituosos (preto, verde, ardido) e sadios, de forma a tentar identificar possíveis substâncias que possam ser utilizadas como marcadores químicos para a quantificação de grãos defeituosos em café. O vapor diretamente em contato com os grãos (headspace) foi submetido a analise por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas. Não foram constatadas diferenças quanto à composição qualitativa dos grãos defeituosos em relação aos sadios. Eles apresentaram os mesmos compostos, porém em diferentes quantidades. O grão defeituoso ardido apresentou as maiores concentrações da maioria dos compostos. Com base na análise dos espectros de massa e comportamento cromatográfico dos compostos voláteis, concluiu-se que eles são pertencentes a três classes químicas diferentes, sendo uma única substância na classe I, 3 na classe II e 12 na classe III. Os compostos da classe II e III pertencem a séries homólogas diferentes. Foi possível propor uma estrutura química para as substâncias da classe III.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Determinação de aminas biogênicas como seus derivados acilados em grãos de café verde por cromatografia gasosa de alta resolução (CGAR)
    (2000) Godinho, Aidene; Nogueira, Francisco Dias; Ferraz, Vany Perpétua; Guimarães, Paulo Tácito Gontijo; Silva, Francisca Alcivania de Melo; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    Um seletivo e sensitivo método cromatográfico para determinação de aminas biogênicas (feniletilamina, putrescina, cadaverina, triptamina, spermidina e spermina) em grãos de café verde por cromatografia gasosa de alta resolução (CGAR) foi desenvolvido usando a acilação como técnica de derivatização. Depois da extração com ácido trifluoroacético, as aminas foram convertidas em seus derivados acilados. A acilação foi realizada em forno de microondas doméstico para reduzir o tempo de reação. O tempo total de derivatização e análise foi de dezesseis minutos. A metodologia desenvolvida, de extração e análise de aminas biogênicas, é simples, rápida, de baixo custo e apresenta ótima resolução.