SPCB - Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/517

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Armazenamento de água em faixas molhadas sob cafeeiros irrigados com diferentes critérios de manejo de irrigação
    (Embrapa Café, 2013) Colombo, Alberto; Alvarenga, Lívia A.; Scalco, Myriane S.; Ribeiro, Randal C.; Abreu, Giselle F.
    A crescente demanda por recursos hídricos acentua a necessidade de redução do desperdício de água através de um manejo mais adequado da irrigação. No caso particular da cafeicultura irrigada, que nos últimos anos apresentou crescimento com predominância da irrigação por gotejamento, o aprimoramento das técnicas de manejo da irrigação por gotejamento é uma necessidade. O manejo adequado do gotejamento depende do conhecimento do padrão espacial de distribuição de umidade no interior da faixa molhada formada sob as linhas de irrigação. Neste trabalho, foram utilizadas malhas de 24 tensiômetros para determinar o armazenamento de água no interior de faixas molhadas formadas sob gotejadores, de vazão de 3,78 L h-1, uniformemente espaçados de 40 cm, submetidos a dois critérios distintos de irrigação (turno fixo e tensão de 60 kPa). Estimativas de armazenamento baseadas em análises unidimensionais, considerando apenas variações na profundidade, foram comparadas com estimativas bidimensionais. Os resultados indicam que com menor turno de irrigação a análise unidimensional não é adequada. Para maior turno de irrigação, a análise bidimensional é dispensável, sendo a unidimensional suficiente para o cálculo do volume da água armazenada na faixa molhada.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    LIXIVIAÇÃO E CONCENTRAÇÃO DE POTÁSSIO NA SOLUÇÃO DO SOLO SOB DIFERENTES DOSES E PARCELAMENTOS DA ADUBAÇÃO DE CAFEEIROS
    (2009) Oliveira, Henrique F. E. de; Fidelis, Iraci; Colombo, Alberto; Guimarães, Rubens J.; Scalco, Myriane S.; Embrapa - Café
    O uso de doses e parcelamentos diferenciados de adubação via fertirrigação podem alterar o aproveitamento de nutrientes e a concentração dos mesmos na solução do solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a concentração de potássio (K) na solução do solo, bem como a lixiviação deste nutriente em uma área cultivada com cafeeiros (cultivar Catiguá) fertirrigados sob diferentes doses e parcelamentos de nitrogênio e potássio. O experimento foi implantado em área da Universidade Federal de Lavras, Lavras - MG, em delineamento experimental de blocos casualizados, esquema de parcelas subdivididas e quatro repetições. Os tratamentos foram combinações de cinco doses de N e K 2 O ((i) 70, 100, 130 e 190% da recomendação para sequeiro) e dois parcelamentos destas doses aplicadas via fertirrigação ((i) quatro (nov.- fev.) e (ii) doze parcelamentos por ano) além de uma testemunha não irrigada recebendo 100% da dose recomendada, através de quatro aplicações manuais efetuadas na época chuvosa. Semanalmente, no período compreendido entre agosto de 2008 e março de 2009, amostras de solução de solo foram retiradas utilizando-se lisímetros de sucção instalados nas profundidades de 50 e 90 cm. A Lixiviação de potássio foi estimada com base nos valores amostrados de concentração de potássio na solução do solo e no fluxo de drenagem da solução de solo estimada por meio de tensiômetros instalados nas profundidades de 40, 50, 80; e 100 cm. Os resultados indicaram que somente na profundidade de 50 cm dos tratamentos recebendo doze aplicações houve aumento nas perdas em função do aumento na dosagem. As perdas por lixiviação observadas nos tratamentos recebendo12 aplicações equivalem a menos da metade das perdas com observadas nos tratamentos recebendo quatro aplicações.