Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Minimum period to assess the potential of germination of coffee seeds
    (Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes - ABRATES, 2013) Guimarães, Gabriel Castanheira; Rosa, Sttela Dellyzette Veiga Franco da; Coelho, Luis Filipe Serafim; Veiga, Adriano Delly; Clemente, Aline da Consolação Sampaio
    In recent research, early stages of coffee seedling development were identified, after radicle protrusion, in which all the essential parts of the seedling can be assessed to demonstrate the potential of seed germination to generate normal plants. Thus, the objective of this research was to develop studies to reduce the time on the germination test. Ten seed lots of coffee were assessed through the germination test, every two days, from the tenth day of sowing, according to the morphological criteria of the seedlings. The data were compared to the standard germination test and analyzed by means of regression analysis and segmented nonlinear regression and planteau response model. It was concluded that the assessment of coffee seedlings at 16 days, in stage S1, provides the similar result of the pattern germination test, allowing a significant reduction of time in order to demonstrate the germination of the seed lots; the seedling assessment coffee in stage S2 does not have reduction of the time for assessing the coffee germination, in relation to the pattern.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Investigação de métodos para a redução do tempo de avaliação do potencial germinativo de sementes de café
    (Universidade Federal de Lavras, 2012-07-27) Guimarães, Gabriel Castanheira; Rosa, Sttela Dellyzete Veiga Franco da
    A lenta germinação de sementes de café dificulta a rápida avaliação do potencial germinativo e do vigor das sementes, em razão do excessivo tempo requerido para a obtenção dos resultados dos testes atualmente utilizados. Assim, este estudo foi realizado com o objetivo de investigar métodos alternativos para avaliar e atestar a qualidade fisiológica de sementes de café. Dois trabalhos foram desenvolvidos, para avaliar o potencial das sementes de café em produzir plantas normais. De acordo com resultados recentes de pesquisas, é possível avaliar todas as partes de uma plântula de café em estádios precoces do seu desenvolvimento. No primeiro trabalho testou-se a eficiência destes estádios para atestar a germinação de dez lotes de sementes, investigando, desta forma, a possibilidade de reduzir o tempo do teste padrão de germinação de sementes de café. No segundo trabalho objetivou-se verificar a eficiência de análises de imagens computadorizadas de plântulas para a avaliação do potencial fisiológico de sementes de café. Resultados de pesquisas têm mostrado que é possível utilizar sistemas computadorizados, como o Seed Vigor Image System (SVIS ® ), para avaliar a qualidade fisiológica das sementes. Desta forma, resultados da avaliação de dez lotes de sementes de café, realizada por meio de vários testes, foram comparados aos resultados da análise computadorizada da imagem das plântulas oriundas destas sementes. Pelos resultados do primeiro trabalho observa-se que a avaliação de plântulas de café aos 18 dias, em estádio S1(critério de avaliação em que as plântulas são mais precoces), proporciona o mesmo resultado do teste padrão, permitindo redução significativa do tempo para atestar a germinação de um lote de sementes; a avaliação de plântulas de café no estádio S2(critério de avaliação em que as plântulas são mais tardias) não permite redução significativa do tempo de avaliação da germinação de sementes de café, em relação ao teste padrão. Do segundo trabalho, conclui-se que, embora estudos mais conclusivos sobre o uso de imagens computadorizadas sejam necessários, o processamento de imagens no SVIS ® para avaliar a qualidade fisiológica de sementes de café é uma ferramenta promissora.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação do potencial germinativo de sementes de café em estádio precoce do desenvolvimento
    (Embrapa Café, 2013) Guimarães, Gabriel Castanheira; Rosa, Sttela Dellyzette Veiga Franco da; Coelho, Luis Filipe Serafim; Veiga, Adriano Delly; Clemente, Aline da Consolação Sampaio
    Pesquisas recentes identificaram estádios precoces do desenvolvimento das plântulas de café, após a protrusão da radícula, em que todas as partes essenciais da plântula podem ser avaliadas, e assim atesta o potencial das sementes em gerar plantas normais. Desta forma, o objetivo nesta pesquisa foi desenvolver estudos para reduzir o período do teste de germinação de sementes de café. Dez lotes de sementes de café foram avaliados por meio do teste de germinação, a cada dois dias, a partir do décimo dia da semeadura, segundo os critérios morfológicos das plântulas. Os dados foram comparados aos do teste padrão de germinação e analisados por meio de análises de regressão não linear segmentada e modelo de resposta em platô. Concluiu-se que a avaliação de plântulas de café aos 16 dias, no estádio S1, proporciona resultados similares ao teste padrão, permitindo redução significativa do período para atestar a germinação de um lote de sementes; a avaliação das plântulas de no estádio S2 não permite redução do período de avaliação da germinação de sementes de café, em relação ao teste padrão.