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    Estratégias da produção e comercialização do café orgânico no Departamento do Cauca na Colômbia
    (Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - Universidade de Brasília, 2014-03-31) Montoya, Mayra Roxana Solarte; Carvalho, José Márcio
    Com o potencial mercado de cafés certificados, surge a necessidade de analisar o comportamento da produção e comercialização da cadeia do café orgânico no Departamento do Cauca, na Colômbia. Neste estudo se pretendeu identificar como os atores da cadeia produtiva do café orgânico no Departamento do Cauca na Colômbia se prepararam, através da certificação, para agregar valor e serem fornecedores de café orgânico. Sob a ótica das estratégias de diferenciação, a pesquisa teve como objetivo geral caracterizar as estratégias de agregação de valor para produção e comercialização do café orgânico no referido Departamento. Para tanto, foi utilizado o método de pesquisa para coleta e análise de dados baseada na técnica Delphi, utilizando roteiro de entrevistas durante o período compreendido entre outubro e novembro de 2013. Os resultados foram interpretados com base nas Estratégias de Diferenciação e na Teoria das Trocas Sociais. Com isso, percebeu-se que os dados secundários e principalmente os quinze depoimentos de cafeicultores, associações, cooperativas, representantes de entidades públicas e privadas, e técnicos de assistência que atuam no setor do café orgânico daquele Departamento, tiveram como resultado que a maioria dos produtores deu destaque às rendas econômicas provenientes do preço do café orgânico e dos benefícios ao meio ambiente. Outro fator a ser ressaltado, seriam as relações estabelecidas entre os atores deste estudo, cujas estratégias desenvolvidas apontam para o aumento e fortalecimento da produção, assim como o cooperativismo entre eles, e o fortalecimento da confiança entre os elos da cadeia produtiva, proporcionando novos mercados e mantendo os já existentes. Notou-se, ainda, que a constituição de organizações localizadas no espaço rural para a produção de forma individual e coletiva busca criar um espaço na luta constante para o desenvolvimento regional por meio de produtos tradicionais, agregando valor, renovando seu conhecimento na busca por padrões de concorrência vigentes nos mercados que participam. Assim mesmo, a diferenciação é uma estratégia de vantagem, que pode vir com a distinção do produto, associando-o à qualidade, responsabilidade socioambiental, visando à liderança na indústria por meio da incorporação dos atributos de qualidade. No que tange às conclusões, a produção em pequena escala das regiões produtoras de café orgânico no Departamento do Cauca, especialistas em ocupar nichos de mercado com sua própria mão-de-obra, adotaram estratégias de diferenciação e agregação de valor, alcançando os objetivos das organizações que são utilizadas para produzir e comercializar no exterior, aderindo às legislações internacionais do mercado de produtos orgânicos, além de utilizar estratégias de comercialização com base na teoria das trocas sociais.