Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Diversidade de hemerobiídeos (Neuroptera) e suas associações com presas em cafeeiros
    (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, 2010-02) Lara, Rogéria Inês Rosa; Perioto, Nelson Wanderley; Freitas, Sérgio de
    O objetivo deste trabalho foi avaliar a diversidade de Hemerobiidae (Neuroptera) em cafeeiros, e suas relações com Leucoptera coffeella, Coccus sp., Planococcus sp., Oligonychus ilicis, Brevipalpus phoenicis, Aphis spiraecola e Toxoptera aurantii. As amostragens foram realizadas em Cravinhos, SP, entre maio de 2005 e abril de 2007. Os hemerobiídeos foram coletados com rede de varredura, armadilha de Möricke e armadilhas luminosas e, para a amostragem das presas, foram coletadas folhas de cafeeiro. Foram obtidos 882 exemplares de hemerobiídeos: Nusalala tessellata (467 espécimes, 52,9% do total coletado), Hemerobius bolivari (153, 17,3%), Megalomus impudicus (114, 12,9%), Sympherobius miranda (109, 12,4%), Megalomus rafaeli (30, 3,4%), Sympherobius ariasi (6, 0,7%) e Nomerobius psychodoides (3, 0,3%). A ocorrência de Nusalala tessellata e M. impudicus foi correlacionada positivamente à de Coccus sp.; o mesmo fato ocorreu para M. rafaeli com lagartas de L. coffeella e A. spiraecola e para H. bolivari com O. ilicis. As correlações foram negativas e significativas entre as ocorrências de S. miranda e O. ilicis e entre as de N. tessellata e L. coffeella e O. ilicis. As correlações mostraram que os Hemerobiidae, predadores generalistas, foram favorecidos pelo constante suprimento de presas que ocorreram na cultura do café, no período estudado.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Drosofilídeos e seus himenópteros parasitoides em Coffea arabica L.
    (Editora UFLA, 2009-07) Fernandes, Daniell Rodrigo Rodrigues; Lara, Rogéria Inês Rosa; Perioto, Nelson Wanderley
    Objetivou-se neste estudo avaliar a ocorrência de drosofilídeos e de seus parasitoides em frutos de café em Cravinhos, SP. Foram coletados frutos em estádio de cereja diretamente das plantas e parte deles foi exposta em bandejas sob suas copas, simulando frutos caídos no solo. Foram obtidos 59 pupários de drosofilídeos, dos quais emergiram 29 adultos (viabilidade pupal = 49,2%) e dois exemplares de Ganaspis sp. (Hymenoptera: Figitidae), o que totalizou 31 adultos emergidos. A partir dos frutos coletados diretamente das plantas, foram obtidos 35 pupários, dos quais emergiram 24 drosofilídeos pertencentes a três espécies: Zaprionus indianus Gupta, Drosophila nebulosa Sturtevant e D. simulans Sturtevant. A partir dos frutos mantidos sob a copa das plantas, foram obtidos 24 pupários, de onde emergiram cinco drosofilídeos pertencentes a quatro espécies: Z. indianus, D. cardini Sturtevant, D. immigrans Sturtevant e D. willistoni Sturtevant; também foi observada a emergência de dois exemplares de Ganaspis sp., o que resultou em taxa de parasitismo de 8,3%. A metade das espécies de drosofilídeos encontradas neste estudo é introduzida e representaram 79% do total de adultos emergidos. São relatadas as associações de Z. indianus, D. cardini, D. immigrans, D. nebulosa, D. simulans e D. willistoni com a cultura do cafeeiro.