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    Atributos físicos do solo em lavoura de cafeeiro Conilon submetida à subsolagem
    (Revista Engenharia na Agricultura, 2014-10-23) Souza, Joabe Martins de; Bonomo, Robson; Pires, Fábio Ribeiro; Bonomo, Diego Zancanella
    O preparo do solo modifica os atributos físicos, melhorando o desenvolvimento das culturas agrícolas. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito residual dos atributos físicos do preparo do solo, realizado no plantio de cafeeiro Conilon (Coffea canephora Pierre). A área do experimento foi composta pelos seguintes talhões: T11, T7 e T3, cultivadas com cafeeiro a 11, 7 e 3 anos, respectivamente, os quais foram submetidos à subsolagem nas linhas de plantio durante sua implantação. Foram retiradas amostras indeformadas na linha (P1) e entrelinha (P2) da cultura nas profundidades de 0,00-0,20, 0,20-0,40, 0,40-0,60, 0,60-0,70 m. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, em esquema fatorial, com três repetições. Os atributos do solo avaliados foram densidade do solo, porosidade total, macroporosidade e microporosidade e resistência à penetração do solo. A densidade do solo, volume total de poros e macroporosidade apresentaram diferenças significativas entre os pontos até 0,40 m, com maior volume total de poros e macroporos para o ponto P1 e maior densidade do solo para o ponto P2, não diferindo das demais. Houve aumento na microporosidade e diminuição na macroporosidade, em profundidade. Entre os talhões, não foi observada diferença significativa, mostrando que a melhoria da subsolagem persiste ao longo dos anos, nessa condição de cultivo. A resistência à penetração diferiu entre os pontos, ocorrendo um aumento com a profundidade, não diferindo entre os talhões. Foi observada entre densidade e porosidade do solo uma correlação positiva, já para densidade e macroporosidade negativa, concluindo que a subsolagem alterou os atributos do solo, reduziu a resistência à penetração melhorando as condições de cultivo.
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    Structural quality of soils cultivated with coffee and pasture in an environmental protection area
    (Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2010-05) Lima, Vico Mendes Pereira; Magalhães, Ciro Augusto de Souza; Oliveira, Geraldo César de; Lima, José Maria de
    Studies of soils in Environmental Protection Areas (EPAs) are of great importance, because they are an essential component of ecosystems, directly interfering in environmental sustainability. The objective of this study was to evaluate the structural quality of soil cultivated with coffee and used as pasture in the Capituva’s River microbasin, which is located in the Environmental Protection Area in Coqueiral, south of the state of Minas Gerais. Uniaxial compression test (preconsolidation test) and soil resistance to penetration were used. Undisturbed samples were taken from the surface layer (0–5 cm) of the soils in the area: a typic dystrophic Red Latosol (LVd - Oxisol), a typic eutrophic Red Argisol (PVe - Ultisol), and a typic dystrophic Haplic Cambisol (CXbd - Inceptisol). A significant linear positive correlation was observed between the results of the preconsolidation test and soil resistance to penetration. Load bearing capacity of soil could be estimated accordingly by means of penetration resistance for LVd, PVe, and CXbd. Cambisol - CXbd showed lower loading support capacity and resistance to penetration than LVd and PVe, due to the better crop management in this soil that resulted in higher physical quality which accounts for higher production and environmental sustainability.
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    Capacidade de suporte de carga de um latossolo vermelho-amarelo em uma lavoura cafeeira
    (Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2012-09) Kamimura, Karina Marie; Dias Júnior, Moacir de Souza; Guimarães, Paulo Tácito Gontijo; Santos, Gérson Rodrigues dos; Oliveira, Marcelo Silva de
    O tráfego intensivo de máquinas agrícolas sobre solos cultivados com cafeeiros pode causar compactação excessiva, principalmente quando realizado sob condição inadequada de umidade, promovendo redução da produtividade das áreas sob intensa passagem de máquinas. Os objetivos deste trabalho foram: avaliar a degradação da estrutura do solo na linha de tráfego do trator (LTT) e na linha de tráfego da colhedora (LTC), por meio dos atributos físicos do solo e da capacidade de suporte de carga do solo em função do potencial matricial do solo; e calcular os potenciais matriciais críticos, para evitar a compactação adicional do solo pelo uso de um trator marca Massey Ferguson, modelo 275, e de uma colhedora Jacto KTR Advance em um Latossolo Vermelho-Amarelo textura muito argilosa. O estudo foi realizado na Fazenda da EPAMIG situada no município de Patrocínio- σ p ) versus MG. Para obtenção dos modelos de capacidade de suporte de carga (σ potencial matricial do solo, coletaram-se amostras indeformadas na LTT e LTC, nas camadas de 0-3, 10-13 e 25-28 cm, em cinco trincheiras, as quais foram submetidas ao ensaio de compressão uniaxial, em diferentes potenciais matriciais. Além disso, coletaram-se amostras indeformadas em seis trincheiras, para determinação dos atributos físicos do solo na LTT e LTC, nas camadas de 0-3, 10-13 e 25-28 cm. As operações realizadas com o trator degradaram mais a estrutura do solo do que as realizadas com a colhedora, pois na linha de tráfego do trator (LTT) a densidade do solo, a microporosidade e a pressão de preconsolidação foram maiores que as da linha de tráfego da colhedora. O potencial matricial crítico para a LTT foi de -51 kPa (0,36 m 3 m -3 ), e para a LTC, de -291 kPa (0,30 m 3 m -3 ).
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    Variabilidade espacial de atributos físicos de um latossolo vermelho-amarelo, sob lavoura cafeeira
    (Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013-07) Kamimura, Karina Marie; Santos, Gérson Rodrigues dos; Oliveira, Marcelo Silva de; Dias Junior, Moacir de Souza; Guimarães, Paulo Tácito Gontijo
    O conhecimento da variabilidade dos atributos físicos do solo é importante para o monitoramento da qualidade do solo, pois eles estão diretamente relacionados com a sustentabilidade da produção agrícola. Este estudo teve como objetivos avaliar e identificar as estruturas de dependência espacial, por meio da construção de semivariogramas, num Latossolo Vermelho-Amarelo (LVA), sob lavoura cafeeira; caracterizar as distribuições espaciais dos atributos físicos pela krigagem ordinária; e identificar a camada com maior impedimento físico. O experimento foi conduzido num LVA textura muito argilosa na Fazenda da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, em Patrocínio, MG. A amostragem foi realizada em trincheiras confeccionadas nas intersecções de uma malha retangular de 40 x 150 m, perfazendo um total de 28 pontos, de onde foram coletadas amostras indeformadas em anéis metálicos de 2,54 cm de altura e 6,30 cm de diâmetro, com auxílio do amostrador tipo Uhland. Cada trincheira possuía três degraus de 2,0 x 1,5 m de superfície, nas camadas de 0,00; 0,10; e 0,25 m, onde se coletaram sete amostras indeformadas em cada degrau, dispostas em forma matricial, totalizando 588 amostras. Os atributos físicos do solo apresentaram estrutura de dependência espacial em todas as camadas, exceto a porosidade total. A técnica de krigagem ordinária demonstrou ser alternativa viável para a estimativa de dados em pontos não amostrados na área experimental. A camada de 0,00-0,03 m apresentou maior impedimento físico ao crescimento de raízes, por apresentar maior densidade e menor macroporosidade do solo.
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    Efeito do tempo de implantação de lavoura cafeeira e da declividade do terreno em propriedades físico-mecânicas de um Latossolo Vermelho-Amarelo
    (Universidade Federal de Lavras, 2012-11-23) Iori, Piero; Dias Junior, Moacir de Souza
    A cafeicultura brasileira é um importante gerador de divisas, e, como maior produtor mundial de café, o Brasil é responsável por um terço do total de café produzido no mundo. O desenvolvimento destacado deste setor no cenário mundial, muito se deve a alta tecnologia aplicada, principalmente mecanizada, que ocupa todas as fases de produção do café. Isto tem sido relatado como principal causador da degradação da estrutura dos solos agrícolas, que na maioria dos casos se apresenta na forma da compactação do solo. A declividade do terreno associada ao tempo de cultivo de lavouras cafeeiras tem tornado este quadro ainda mais crítico, devido às operações mecanizadas serem realizados em terrenos com diferentes declividades, alterando o seu centro de gravidade e aumentando o impacto no solo sob um determinado eixo e/ou rodado do trator. As hipóteses deste trabalho foram: 1) as alterações nos atributos físico- mecânicos do solo, em áreas cultivadas com cafeeiro são função do declive e do tempo de implantação do cafezal e 2) os impactos das operações mecanizadas sobre a estrutura do solo são diferentes nas linhas de tráfego (de cima ou de baixo), bem como, na entrelinha do cafeeiro. Este trabalho foi organizado em duas partes e o objetivo foi analisar em áreas cafeeiras com diferentes tempos de cultivo, o efeito do tráfego de máquinas sobre a estrutura de um Latossolo Vermelho-Amarelo em terrenos com diferentes declividades. A primeira parte contém uma introdução e um referencial teórico sobre a cultura do café. Na segunda parte são apresentados três artigos científicos. Para o artigo 1, o objetivo foi avaliar o efeito do tráfego agrícola sobre as propriedades físicas de um Latossolo Vermelho-Amarelo cultivado com cafeeiro em diferentes tempos de cultivo e em diferentes declividades do terreno. O objetivo do artigo 2, foi comparar modelos de capacidade de suporte de carga obtidos com umidade controlada em laboratório com os obtidos com umidade natural de campo ao longo de um ano. Por fim, o artigo 3 teve como objetivo avaliar o comportamento da pressão de pré-consolidação no decorrer de um ano em um Latossolo Vermelho-Amarelo cultivado com cafeeiros de diferentes tempos de implantação em diversas declividades do terreno. Este estudo foi conduzido em plantações cafeeiras localizadas em Três Pontas, sul de Minas Gerais (24°26’ S; 47°49’ O’ e altitude de 905m). O clima da região é o Cwa, com temperatura média de 18°C e com precipitação média anual de 1.300 mm. O solo da área de estudo foi classificado como Latossolo Vermelho-Amarelo, com 510 g kg -1 de argila, 200 g kg -1 de areia e 290 g kg -1 de silte e densidade de partículas de 2,62 Mg m -3 . O trator utilizado na área de estudo foi um Massey Ferguson 265 com massa de aproximadamente 3.940 kg. Este estudo foi conduzido em plantações cafeeiras com 2, 7, 18 e 33 anos de implantação. Nestas plantações foram selecionados terrenos com 3, 9 e 15% de declividade. Foram coletadas amostras de solo indeformadas e deformadas na linha de tráfego de cima e de baixo e naentrelinha do cafeeiro, nas camadas de 0,0 a 0,03 m e 0,15 a 0,18 m. Para a elaboração do artigo 1 desta tese foi realizado as seguintes análises: granulometria, densidade do solo, porosidade total, macro e microporosidade, estabilidade de agregados e matéria orgânica do solo. No artigo 2, os ensaios de compressão uniaxial do solo e as estimativas da pressão de pré-consolidação em laboratório foram obtidas para duas condições, com umidade controlada em laboratório e com umidade natural, obtidas ao longo de um ano no campo. Após isso foram obtidos os modelos de capacidade de suporte de carga para as duas condições. Por fim, para verificar se os modelos de capacidade de suporte de carga obtidos com umidade controlada em laboratório podem representar os modelos de capacidade de suporte de carga obtidos com umidade natural, estes modelos foram comparados utilizando o teste de homogeneidade de dados. Para o artigo 3, os ensaios de compressão uniaxial do solo e as estimativas da pressão de pré-consolidação foram obtidas com umidade natural, ou seja, obtidas com umidade de campo ao longo de um ano. Este estudo mostrou que entre os fatores estudados, o tempo de implantação e de cultivo foi o fator que afetou a maioria das propriedades físicas do solo, já a declividade do terreno influenciou a matéria orgânica do solo, microporosidade e a estabilidade de agregados. A entrelinha apresentou os melhores resultados em termos de preservação da estrutura do solo e a linha de tráfego na parte de baixo do terreno apresentou melhores resultados do que a linha de tráfego na parte de cima do terreno. Além disso, verificou-se que 75% dos modelos de capacidade de suporte de carga do solo obtidos com umidade de campo foram semelhantes aos modelos obtidos com umidade controlada em laboratório. Portanto, os resultados sugerem que a análise da sustentabilidade da estrutura do solo pode ser feita por modelos de capacidade de suporte carga obtidos com amostras de solo obtidas com umidade natural (campo) ou com umidade controlada (laboratório). Por fim, a avaliação da pressão de pré-consolidação ao longo de um ano indicou que o tempo de cultivo e a declividade do terreno tiveram um efeito significativo sobre a alteração estrutural do solo, sendo as áreas com maior tempo de cultivo e as mais declivosas que apresentaram os maiores valores de pressão de pré- consolidação. A linha de tráfego de cima apresentou maior capacidade de suporte de carga do que a entrelinha e a linha de tráfego de baixo. O período de novembro a janeiro foi a época mais crítica para o tráfego agrícola, devido o Latossolo Vermelho-Amarelo apresentar baixa capacidade de suporte de carga e ser este o período crítico em termos de umidade no solo.