Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Toxicity of organic farming‐compatible products to the coffee leaf miner
    (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, 2013-03) Venzon, Madelaine; Krüger, Rodrigo Ferreira; Soto, Alberto; Tuelher, Edmar de Souza; Bonomo, Italo Santos; Fadini, Marcos Antonio Matiello; Fonseca, Maira Christina Marques
    The objective of this work was to evaluate the toxicity of organic farming‐compatible products to the coffee leaf miner Leucoptera coffeella. Lime sulphur, enriched Bordeaux mixture (Viça Café Plus), and the “supermagro” biofertilizer were first tested in laboratory. The most promising product was tested afterwards under field conditions. In laboratory, different concentrations of each product were applied on L. coffeella eggs and on infested coffee‐mined leaves. Only lime sulphur had ovicidal effects at an acceptable concentration (1.6%) for field applications, but no significant effect on larvae mortality was found. Enriched Bordeaux mixture and the “supermagro” biofertilizer had no effect on L. coffeella eggs and larvae. In the field trial, biweekly or monthly sprayings of lime sulphur at different concentrations caused population decrease after 30 days; however, this effect was not significant after 60 or 90 days.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Tipos de plantio e fertilizante biológico no cafeeiro em função do índice térmico
    (Editora UFLA, 2017-07) Aparecido, Lucas Eduardo de Oliveira; Souza, Ivan Tomé de; Miranda, Gustavo Rabelo Botrel; Moraes, José Reinaldo da Silva Cabral de; Moraes-Oliveira, Adriana Ferreira de; Paula, Francisco Vitor de
    A fase de implantação do cafeeiro consiste em uma das etapas mais importantes da cultura. Vale ressaltar, que os diferentes sistemas de implantação proporcionam condições distintas de desenvolvimento das culturas. Além disso, visando um bom desenvolvimento inicial do cafeeiro, os produtores têm aplicado em lavouras recém-transplantadas adubos biológicos, que têm como vantagem a melhora da biota do solo, além da redução de custos com a aquisição de fertilizantes minerais. Poucas pesquisas têm testado de forma conjunta a eficiência dos diferentes sistemas de implantação e a adubação biológica no cafeeiro. Assim, objetivou-se testar a eficácia de diferentes tipos de plantio e do fertilizante biológico no crescimento inicial do cafeeiro arábica, cultivar Catucaí, em função do índice térmico. O experimento foi desenvolvido no Sul de Minas Gerais, Brasil. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 3 x 2 com 4 repetições, num total de 6 tratamentos. Foram utilizados: a) três sistemas de implantação (plantio convencional, o plantio direto na cova e cultivo mínimo); e b) duas doses do adubo biológico (presença e ausência). Foram avaliados os parâmetros de crescimento e a primeira safra do cafeeiro. As avaliações foram realizadas em função dos graus dias contabilizados a partir da data de plantio. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias agrupadas pelo teste de Scott-Knott. As plantas de café implantadas no sistema de plantio “em covas” evidenciaram os melhores resultados, tanto nos parâmetros vegetativos como na produtividade. A utilização da adubação biológica no cafeeiro arábica recém-transplantado não promoveu melhorias no crescimento vegetativo e primeira produção do cafeeiro.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Composto orgânico e biofertilizante na nutrição do cafeeiro em formação no sistema orgânico
    (Universidade Federal de Lavras, 2004-03-05) Araújo, João Batista Silva; Carvalho, Gabriel José de
    A agricultura orgânica é uma tendência mundial, motivada por aspectos como reciclagem de biomassa, sustentabilidade da agricultura e conservação de recursos naturais. Há demanda de mercado para todos os produtos agrícolas, dentre eles o café. Porém, a pesquisa científica nessa área é recente e necessária em áreas fundamentais, como a adubação em sistemas orgânicos. Com o objetivo de avaliar a adubação de plantio com composto orgânico associada à aplicação foliar de “supermagro” no desenvolvimento e crescimento do cafeeiro, cultivar Topázio MG-1190, instalou-se um experimento em casa de vegetação no Setor de Cafeicultura do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras, no período e 15 de março a 4 de outubro de 2003. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com quatro repetições, sendo os tratamentos dispostos no esquema fatorial 5 x 5, com três tratamentos adicionais e uma planta por parcela. O primeiro fator foi o composto nas doses de 110, 330, 550, 770 e 990g por vaso, misturado com 7dm 3 de solo por vaso e o segundo fator o supermagro pulverizado mensalmente a 0%, 3%, 6%, 12% e 24%. Os tratamentos adicionais consistiram em adubação orgânica, orgânica mais mineral e mineral. As características avaliadas foram altura (cm), diâmetro do colo (mm), número de nós do ramo ortotrópico, número de ramos plagiotrópicos, número de nós dos ramos plagiotrópicos, área foliar (cm 2 ), número de folhas, massa seca das folhas, massa seca da parte aérea e massa seca total, bem como os teores foliares de macro e micronutrientes. Dentre as características avaliadas, houve interação significativa para número de ramos plagiotrópicos, número de nós dos ramos plagiotrópicos, número de folhas, massa seca das folhas, massa seca da parte aérea, massa seca total, Mg e B, com o melhor desenvolvimento entre as doses de 702g e 770g de composto por vaso e concentrações de “supermagro” entre 14,45% e 16,38%. Observou-se, com a elevação das doses de composto, aumento dos teores foliares de N, K e Mg, diminuição dos teores de P e Ca, redução da disponibilidade de B, Cu, Fe e Mn com o aumento do pH e eficiência do “supermagro” no fornecimento de Mg, B e Cu.