Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O processo de construção social dos signos distintivos de origem: o caso da indicação de Procedência da região cafeeira das Matas de Minas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2021-12-02) Marques, Gonimar Venâncio Teixeira; Braga, Gustavo Bastos; Freitas, Alair Ferreira de
    O processo de diferenciação de produtos agrícolas, como o café, busca agregar valor econômico e obter o reconhecimento dos seus atributos de qualidade pelo mercado. Uma das etapas mais reconhecidas do processo de diferenciação é a criação de selos que garantem a qualidade e identificam a origem do produto, como as denominadas Indicações Geográficas (IGs), que são divididas em duas modalidades: Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO). A diferenciação do café é uma estratégia para agregar valor à produção, pois busca a criação de valor a partir da identificação e da rotulagem do produto com atributos sociais, físicos, organolépticos e ambientais relacionados ao local onde é produzido. Para se registrar uma IG, é necessário que a região geográfica tenha se tornado reconhecida como origem de determinado produto e que suas características exclusivas estejam vinculadas a ele. Dessa forma, o estabelecimento de selos que certificam a origem de um produto é um processo socialmente construído, pois, engloba a ação de diversos atores como os agricultores e as organizações, como cooperativas, associações, sindicatos, etc. Em busca de valorizar o café, para atingir consumidores sensíveis aos estímulos proporcionados pelo mercado, e que se predispõem a pagar um valor maior pelo produto, os atores envolvidos na cadeia de valor do café da região das Matas de Minas se organizaram para reconhecer uma IP. O presente estudo tem como objetivo principal pesquisar o processo de reconhecimento da referida IP Matas de Minas. A partir dos conceitos apresentados pela Nova Sociologia Econômica (NSE), mais especificamente, da ideia de construção social dos mercados e das instituições, foi realizado um estudo de caso. Aplicou-se a metodologia de Análise de Redes Sociais (ARS) para compreender o processo de construção social da IP Matas de Minas. A ARS é uma abordagem teórico-metodológica que foca o estudo das estruturas sociais a partir de elementos da Sociometria e da Teoria dos Grafos. A pesquisa foi conduzida a partir de uma abordagem sócio-histórica do processo de criação da referida instituição. Lançou mão de procedimentos de coleta de dados e informações como a entrevista semiestruturada e a aplicação de questionário sociométrico. A parte de campo da pesquisa foi realizada durante os meses de agosto e setembro de 2021, após a liberação do Comitê de Ética da Universidade Federal de Viçosa. Os resultados apontam que a rede social estruturada durante o processo de reconhecimento da IG é frágil, com importantes pontos de ruptura. Notou-se que existe poucas conexões do tipo ponte, capazes de aumentar a oferta de oportunidades aos atores da rede. Contudo, observou que a rede é formada principalmente por pessoas que possuem escolaridade de nível superior, predominância do sexo masculino e que se identificam como produtores rurais (cafeicultores empresariais) nascidos na região das Matas de Minas. Portanto, entendeu-se que o processo de reconhecimento da Indicação de Procedência foi endógeno com a participação de atores da própria região. A criação de uma Indicação Geográfica (IG) num território onde se pretende organizar a produção de café, principal atividade econômica local, tende a promover o desenvolvimento territorial rural. Por isso, estudos que se propõem a analisar estes fenômenos sociais são de grande valia para balizar a criação e implementação de políticas públicas direcionadas para a região. Desta forma, o estudo buscou preencher uma lacuna das pesquisas sobre arranjos produtivos respaldados pela teoria da Nova Sociologia Econômica. Palavras-chave: Indicações Geográficas. Café. Nova Sociologia Econômica. Diferenciação. Análise de redes sociais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Formação de preços no mercado de café
    (Universidade Federal de Lavras, 1998) Mesquita, José Marcos Carvalho de; Guimarães, José Mário Parto
    Partindo-se da constatação de que o preço do café pago ao produtor apresentou, nos últimos anos, variações elevadas, bastante superiores às variações apresentadas pelas quantidades ofertada e demandada, procurou-se testar no presente trabalho se o mercado de café opera próximo de um modelo concorrencial, ou se tem sofrido algum tipo de manipulação imposta por qualquer dos agentes que nele atuam. Buscou-se estimar um modelo estatístico que pudesse representar significativamente o processo de formação de preços neste mercado específico,) ao mesmo tempo em que testou-se a existência de causalidade na transmissão de preços entre a Coffee, Sugar and Cocoa Exchange, sediada em New York, e o mercado do produtor brasileiro.A teoria econômica afirma que em um mercado de concorrência perfeita o ajuste entre oferta e demanda vai determinar o preço de equilíbrio, ao passo que se prevalecerem condições de mercado imperfeito, monopsônio por exemplo, algum tipo de manipulação pode surgir. Duas características destacam-se no mercado de café: uma diz respeito à estrutura oligopsônica, tendo em vista o grande número de produtores rurais e o número significativamente menor de compradores intermediários, representados pelas indústrias de torrefeção, moagem, solúvel e também exportadores; uma outra refere-se à grande participação da commodity em transações efetuadas nas bolsas de mercadorias e futuros, ressaltando-se que essas negociações são praticadas com maior intensidade e frequência por agentes do mercado financeiro, sem grande interesse na commodity propriamente dita. Utilizou-se o procedimento dos Mínimos Quadrados Ordinários para estimar uma função que representasse o modelo de formação de preços. No caso da transmissão de preços, adotou-se um teste de causalidade específico para essa finalidade, tendo sido feitos três testes: um para a série histórica completa e outros dois para subperíodos que apresentaram características distintas., O resultado do modelo de formação de preços indica que as variáveis oferta e demanda mundiais são importantes na^ determinação do preço pago ao produtor brasileiros Com relação ao teste de causalidade, os resultados indicam ausência de causalidade entre a bolsa de New York e o mercado brasileiro no período total e no segundo subperíodo, enquanto que no primeiro subperíodo constatou-se causalidade no sentido mercado brasileiro para a bolsa. De acordo com esses resultados, pode-se concluir que não foi identificada nenhuma forma de manipulação de preços.