Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Modelagem para probabilidade de frutificação em café Arábica baseado em ocupação de metâmeros
    (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” - Universidade de São Paulo, 2017) Barros, Luiza Yoko de; Piedade, Sônia Maria de Stefano
    Este é um trabalho proveniente de vários encontros com pesquisadores da Embrapa de Campinas, cujo objetivo principal se centrou em investigar a probabilidade de frutificação em árvores de Café Arábica. Para isso foram analisados 20 bancos de dados para árvores de Café Arábica de um cultivar localizado no Instituto Agronômico do Paraná em dois momentos distintos (Junho de 2010 e em Novembro - Dezembro de 2010) e consideradas as seguintes variáveis: “OCUPAÇÃO” (qua- drática ou retangular), “ESPAÇAMENTO” (6.000 plantas/ha e 10.000 plantas/ha) ambas relativas ao cultivo das plantas e “TAMANHO DO ENTRENÓ” (medição em cm de uma partição definida da planta). Na busca de um modelo representativo de tal fenômeno, foram estudadas paralelamente tópicos relativos a alometria e assimetria dessas mesmas plantas, os quais permitiram modelar de- terminadas associações entre algumas estruturas como largura e comprimento de folhas. Os modelos ajustados apresentaram uma grande significância para a variável “ESPAÇAMENTO” nos dois tem- pos estudados, enquanto que a variável “OCUPAÇÃO” foi significativa apenas no segundo tempo e variável “TAMANHO DO ENTRENÓ” não foi significativa para nenhum dos tempos. A metodologia adotada para investigar essa probabilidade se deu através dos modelos de regressão logístico. Com o intuito de agregar a variável “TEMPO”, juntou-se os dois bancos de dados em diferentes tempos e, baseado na metodologia de modelos mistos, obteve-se um modelo ajustado com retas paralelas, onde apenas a variável “ESPAÇAMENTO” foi considerada significativa.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Formação de preços no mercado de café
    (Universidade Federal de Lavras, 1998) Mesquita, José Marcos Carvalho de; Guimarães, José Mário Parto
    Partindo-se da constatação de que o preço do café pago ao produtor apresentou, nos últimos anos, variações elevadas, bastante superiores às variações apresentadas pelas quantidades ofertada e demandada, procurou-se testar no presente trabalho se o mercado de café opera próximo de um modelo concorrencial, ou se tem sofrido algum tipo de manipulação imposta por qualquer dos agentes que nele atuam. Buscou-se estimar um modelo estatístico que pudesse representar significativamente o processo de formação de preços neste mercado específico,) ao mesmo tempo em que testou-se a existência de causalidade na transmissão de preços entre a Coffee, Sugar and Cocoa Exchange, sediada em New York, e o mercado do produtor brasileiro.A teoria econômica afirma que em um mercado de concorrência perfeita o ajuste entre oferta e demanda vai determinar o preço de equilíbrio, ao passo que se prevalecerem condições de mercado imperfeito, monopsônio por exemplo, algum tipo de manipulação pode surgir. Duas características destacam-se no mercado de café: uma diz respeito à estrutura oligopsônica, tendo em vista o grande número de produtores rurais e o número significativamente menor de compradores intermediários, representados pelas indústrias de torrefeção, moagem, solúvel e também exportadores; uma outra refere-se à grande participação da commodity em transações efetuadas nas bolsas de mercadorias e futuros, ressaltando-se que essas negociações são praticadas com maior intensidade e frequência por agentes do mercado financeiro, sem grande interesse na commodity propriamente dita. Utilizou-se o procedimento dos Mínimos Quadrados Ordinários para estimar uma função que representasse o modelo de formação de preços. No caso da transmissão de preços, adotou-se um teste de causalidade específico para essa finalidade, tendo sido feitos três testes: um para a série histórica completa e outros dois para subperíodos que apresentaram características distintas., O resultado do modelo de formação de preços indica que as variáveis oferta e demanda mundiais são importantes na^ determinação do preço pago ao produtor brasileiros Com relação ao teste de causalidade, os resultados indicam ausência de causalidade entre a bolsa de New York e o mercado brasileiro no período total e no segundo subperíodo, enquanto que no primeiro subperíodo constatou-se causalidade no sentido mercado brasileiro para a bolsa. De acordo com esses resultados, pode-se concluir que não foi identificada nenhuma forma de manipulação de preços.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise econometria da competitividade entre Brasil e Colômbia no mercado de café Arábica
    (Universidade Federal de Lavras, 2015-02-27) Alvarenga, Guilherme Lara; Castro Júnior, Luiz Gonzaga de
    Há vários anos o café vem sendo um dos principais produtos indiscutivelmente essencial para a obtenção de uma balança comercial positiva para o Brasil. Com o fim da regulamentação do mercado na década de 90 e consequentemente a abertura para a competitividade externa, os produtores que apenas buscavam o aumento no volume produzido se depararam com uma nova visão de mercado. A qualidade do produto já era o fator de destaque na demanda mundial, fator este trabalhado muito bem pela Colômbia, principal concorrente do café arábica brasileiro no mundo. Ou seja, o mercado de café arábica atual se vê cada vez mais acirrado e competitivo, os diversos fatores de riscos, incluindo a alta volatilidade dos preços, além obviamente de inúmeras variáveis climáticas e biológicas, variáveis macroeconômicas como o câmbio e a renda externa, vão criando cenários que afetam diretamente a atividade, principalmente em relação ao destino do produto, e a opção pelo mercado internacional em optar pelo café brasileiro ou pelo colombiano. Portanto, no presente trabalho propôs-se uma análise econométrica dos principais fatores macroeconômicos impactantes na competitividade do café brasileiro e do café colombiano, buscando detectar cenários que identifiquem momentos favoráveis de comercialização com o exterior. A pesquisa é de cunho quantitativo, sendo utilizados nas primeiras análises modelos dinâmicos GMM, e posteriormente para analisar o impacto da volatilidade no mercado internacional, foi utilizada a função impulso-resposta do modelo VAR. Os resultados indicaram que a elevação das exportações do café brasileiro se dá em períodos de ganhos competitivos no mercado internacional, ou seja, cotações na NYBOT bem abaixo dos preços do café colombiano, e desvalorizações cambiais. Já o aumento do volume exportado de café colombiano ocorre em períodos de maior paridade de preços com o café brasileiro, indicando a preferência do mercado internacional, e valorização do Peso Colombiano. Como a visão mercadológica predominante no mercado de café arábica é de que o café colombiano apresenta maior qualidade, a Colômbia aumenta suas exportações em períodos de maiores ganhos na comercialização, sendo a valorização cambial um desses fatores. Em relação à análise do impacto da volatilidade do mercado, nota-se que existem ganhos significativos no volume exportado do café brasileiro em períodos de pico de volatilidade, enquanto que para a Colômbia é verificada uma queda elevada do volume exportado. Pode-se concluir que o trabalho auxiliou na elaboração de modelos e análises que puderam identificar econometricamente cenários importantes do ponto de vista estratégico para o mercado de café arábica.