Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Translocação do inseticida tiametoxam no floema de mamoneira e cafeeiro
    (Universidade Federal de Lavras, 2009-03-20) Torres, Fabrícia Zimermann Vilela; Rigitano, Renê Luís de Oliveira
    Objetivou-se neste trabalho investigar a translocação do tiametoxam no floema de mamoneira, utilizada como planta-modelo, a influência de adjuvantes na penetração do tiametoxam nas folhas dessa planta e a translocação desse inseticida no floema de cafeeiro. Foram utilizadas mamoneiras com três semanas de idade, desenvolvendo-se em solução nutritiva; mudas de cafeeiro plantadas em vasos, em casa-de-vegetação, e uma lavoura de cafeeiro, com plantas de cinco anos de idade. As mamoneiras receberam uma solução aquosa concentrada de tiametoxam, via injeção nos pecíolos, ou pulverização de calda desse inseticida, sem e com adição de adjuvantes, sobre as folhas desenvolvidas. As mudas de cafeeiro receberam uma pulverização de calda e, em campo, o tiametoxam foi aplicado na forma de esguicho no colo das plantas de cafeeiro. As determinações quantitativas do tiametoxam foram realizadas por cromatografia líquida de alta eficiência. Constataram-se a translocação do tiametoxam tanto no xilema como no floema de mamoneira e sua redistribuição no interior da planta, seja quando injetado nos pecíolos ou quando aplicado em pulverização sobre as folhas. Os adjuvantes testados não influenciaram expressivamente a penetração do tiametoxam nas folhas de mamoneira. Observou-se uma baixa taxa de penetração do tiametoxam quando pulverizado sobre folhas de cafeeiro, ficando o composto bastante exposto à fotodegradação e, conseqüentemente, pouco disponível para transporte no floema. Em campo, após aplicação no colo da planta, foi observado que o transporte do tiametoxam para os frutos do cafeeiro ocorre não apenas via xilema, mas também via floema, das folhas para os frutos, sendo que os teores de tiametoxam encontrados nos frutos beneficiados estiveram em conformidade com aqueles toleráveis para grãos de café e para utilização das cascas em alimentação de animais. O transporte do tiametoxam para os frutos proporcionou um controle parcial da broca-do-café, quando frutos coletados no campo foram expostos a fêmeas adultas dessa praga.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Cadeia de Markov aplicada ao manejo de pragas em lavoura cafeeira
    (Faculdade de Engenharia Mecânica - Universidade Federal de Uberlândia, 2014-12-19) Marcos, Wesley Pereira; Tavares, José Jean Paul Zanlucchi de Souza
    Ao se tratar de sistemas, no que diz respeito ao seu comportamento ou natureza, podem ser classificados em dois tipos: os sistemas determinísticos e os sistemas probabilísticos. Os sistemas determinísticos têm seu comportamento conhecido ou determinável ao longo do tempo, o que não se pode dizer dos sistemas probabilísticos. Estes são baseados em probabilidades de acontecimento e requerem uma ferramenta auxiliar para que sua análise possa ser realizada. Uma ferramenta que pode auxiliar nesta análise é a cadeia de Markov, objeto de estudo deste trabalho. Através de um problema de manejo de pragas de lavoura cafeeira, um modelo de cadeia de Markov foi proposto, segundo uma metodologia desenvolvida. Foram abordadas duas dimensões, a saber, incidência e pulverização. Os resultados de três anos consecutivos foram levantados, abordando percentuais de transição recorrente ao estado sem incidência e sem pulverização, bem como o percentual de estados sem incidência e sem pulverização. Também foram levantados os setores com incidências máximas e mínimas e as pulverizações e máximas e mínimas nos períodos. A cadeia de Markov demonstrou uma ferramenta eficiente no monitoramento de pragas e análise global do sistema, o que é essencial para o desenvolvimento da agricultura de precisão.