Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Método analítico inovador para determinação de compostos fenólicos e atividade antioxidante do café
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-06-08) Barreto, Matheus Siqueira; Santos, Marcelo Henrique dos
    A possibilidade de uso de telefone celular para determinação de compostos fenólicos e da atividade antioxidante em amostras de Coffea arabica, empregando-se imagens digitais foi confirmada. O método é acessível, relativamente rápido e reprodutível. Este trabalho descreve a análise colorimétrica/espectrofotométrica de compostos fenólicos e poder redutor em amostras de Coffea arabica, foi baseada na reação de oxirredução, utilizando oxidante cloreto férrico (FeCl3) e ferricianeto de potássio (K3[Fe(CN)6]), as medidas foram realizadas pelo uso de imagens digitais, a partir do aplicativo PhotoMetrix®, em ambiente de luz controlada. Foi verificado o teor de compostos fenólicos e atividade antioxidante do café, em diferentes estádios de maturação e graus de torrefação. O teor de compostos fenólicos foi na faixa de 0 a 30 mg L-1, utilizando a quercetina como padrão. Já para determinar o poder redutor foi utilizada a faixa linear de 0,0 a 1 mg L-1, e o padrão hidroxitolueno butilado (BHT). Teste estatísticos comprovaram a similaridade entre o método desenvolvido e o tradicional método de espectrofometria no UV-Vis com 95% de confiança. O método inovador para análise de fenólicos totais e poder redutor é satisfatório, sendo uma alternativa viável e importante para determinar compostos bioativos e atividade antioxidante em espécies vegetais. É um método útil para laboratórios com limitações de recursos financeiros, analíticos, com finalidade de contribuir com a química verde e podendo ser utilizado como tema gerador no ensino de Química no ensino médio.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Determinação de cafeína em bebidas, alimentos e medicamentos utilizando um smartphone e um aplicativo como tema gerador no ensino médio
    (Universidade Federal de Viçosa, 2020-12-18) Albino, Sergio Marcio; Demuner, Antonio Jacinto
    A cafeína está presente no cotidiano humano sendo encontrada em como princípio ativo em analgésicos, refrigerantes, alimentos e energéticos. Desta forma, o objetivo do trabalho foi inserir o tema gerador de ensino na videoaula sobre determinação de cafeína em bebidas, alimentos e medicamentos associado à determinação e quantificação química utilizando o smartphone, software para computador e a técnica de cromatografia em camada delgada (CCD). Com o auxílio do smartphone foram capturadas as áreas das manchas das placas em CCD e transferidas para o computador onde foram tratadas através do programa ImageJ para determinação da massa e quantidade de cafeína nas referidas amostras. Para comparação dos resultados foram realizadas leituras em espectrofotômetro UV-visível. O método é rápido e de baixo custo, sendo uma estratégia de ensino e aprendizagem mais ativas e significativas à realidade do aluno. Foi possível estimular a curiosidade e o interesse do aluno pelos conteúdos de química. Os discentes conseguiram correlacionar a teoria e a prática e desta forma o ensino de Química tornou-se mais atraente para eles e os resultados observados nos processos avaliativos foram satisfatórios.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aplicativo com processamento em tempo real para levantamento topográfico testado em área de produção cafeeira
    (Editora UFLA, 2017-07) Silveira, Pedro David Netto; Mendes, Vinício Fragoso; Ferrari, Jéferson Luiz
    O avanço no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis como smartphones tem possibilitado aos agricultores, criar e armazenar dados e informações sobre suas propriedades e lavouras. Objetivou-se com este trabalho, desenvolver um aplicativo móbile com processamento em tempo real para levantamento topográfico que possibilite ao cafeicultor e outros agricultores registrarem a localização geográfica, calcular a área e o perímetro de uma região por ele delimitada no terreno. O aplicativo, denominado por Calc-Geo, foi desenvolvido para a plataforma Android e realiza a interface com os receptores GNSS do smartphone. A qualidade das informações geradas pelo Calc-Geo foi testada em dois experimentos. No primeiro, o aplicativo foi utilizado para capturar coordenadas geográficas de um marco geodésico no estado do Espírito Santo, a fim de determinar a acurácia posicional dos receptores GNSS. No segundo, o Calc-Geo foi empregado no levantamento topográfico planimétrico de uma área cultivada com café. A área e o perímetro desta lavoura foram comparados com resultados de um levantamento realizado com uma estação total. A análise das discrepâncias mostrou que, em média, houve um desvio posicional de 1,17 m e uma diferença menor que 1% nos valores de área e do perímetro da lavoura. O presente aplicativo é uma alternativa tecnológica atraente, pois o cafeicultor não precisaria adquirir receptores específicos de GPS para coletar dados e depois realizar o processamento dos mesmos. Entre outras funcionalidades, o Calc-Geo permite cadastrar as áreas levantadas, determinar a distância de alinhamentos e enviar os dados levantados por telefonia celular, possibilitando a integração com outras tecnologias.