Teses e Dissertações

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/2

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Tratamentos alternativos para conservação de sementes de café arábica
    (Universidade Federal de Viçosa, 2013-03-19) Ribeiro, Marcelo de Freitas; Araújo, Eduardo Fontes
    A manutenção da qualidade das sementes de café durante o armazenamento é preocupação dos produtores de sementes. As pesquisas com produtos alternativos aos fungicidas são escassas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia de produtos alternativos para a preservação da qualidade fisiológica e sanitária das sementes. Foi utilizado o arranjo fatorial 16 x 3 x 5. Dezesseis tratamentos de sementes constaram de plantas medicinais desidratadas e moídas (alecrim, alfavaca, alho, canela, cavalinha, cravo-da-índia, erva-doce, gengibre e manjericão), produtos biológicos (Trichodermil® SP, Trichodel® e Trichoplus®), compostos químicos (sorbato de potássio e benzoato de sódio), fungicida químico (mancozebe) e controle (sem nenhum produto). Foram usados três tipos de embalagens: frasco de polipropileno, saco de papel kraft multifoliado e embalagem de polietileno. A qualidade das sementes armazenadas foi avaliada aos três, seis, nove, 12 e 15 meses. Foram conduzidos dois ensaios independentes: um em ambiente e outro em câmara fria. Foi utilizado o cultivar de café Catuaí Vermelho IAC 44. As sementes desse cultivar foram secas ao sol até atingir 42 % de água (base úmida). Em cada tipo de embalagem foram acondicionados 200 g de sementes. Houve interação significativa entre os fatores. Em geral, os melhores tratamentos de sementes apresentaram boa qualidade até seis meses em ambiente e até 15 meses em câmara fria. Em ambiente natural, a embalagem de polietileno foi mais eficiente que a de papel na conservação da germinação das sementes de café. Em câmara fria, o papel foi mais eficiente. Alecrim, alho e produtos à base de Trichoderma foram sempre superiores ao controle na conservação das sementes e na redução da população de fungos de armazenamento. Esses produtos foram tão eficientes quanto o mancozebe e, em algumas situações, superior a este fungicida na manutenção da qualidade das sementes. Os resultados indicam que há produtos alternativos que são tão ou mais eficientes que fungicidas na manutenção da qualidade fisiológica e sanitária das sementes de café.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Respostas do crescimento, do amido e de macronutrientes ao potássio em genótipos de Coffea arabica L. com diferentes sensibilidades à seca de ponteiros
    (Universidade Federal de Viçosa, 1993) Ribeiro, Marcelo de Freitas; Rena, Alemar Braga; Universidade Federal de Viçosa
    Pretendeu-se estudar o efeito de níveis crescentes de potássio sobre o crescimento, os teores de amido e de macronutrientes em plantas de genótipos de café, com diferentes sensibilidades à seca de ponteiros. Para tanto, plantas do cultivar Catuaí (controle) e das progênies de Catimor 1359 (muito susceptível) e 2000 (pouco susceptível) foram cultivadas em solução nutritiva e, após 90 dias do início dos tratamentos, procedeu-se a coleta de amostras. Para todas as características avaliadas, à exceção dos teores de amido, não se observou uniformidade das respostas dentro do grupo Catimor em relação ao cultivar Catuaí. As diferenças, quando significativas, decorreram da superioridade relativa de uma das progênies, geralmente a 2000, que elevou a média do grupo Catimor. De maneira geral, os teores de amido nos ramos e nas raizes, ao contrário daqueles foliares, foram maiores no cultivar Catuaí. Dentre os genótipos, a progênie 1359 apresentou a menor razão entre o peso da materia seca foliar e o da raíz. Para todos os cafés, as produções de matéria seca e os teores de potássio, em todos os órgãos, e de amido, nas folhas e nos ramos, aumentaram, ao contrário dos teores de nitrogênio, fósforo, cálcio e magnésio, com o acréscimo da concentração do potássio na solução nutritiva. Contudo, a magnitude dos aumentos relacionou-se de forma inversa com a concentração do potássio no meio de crescimento.