Teses e Dissertações

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    Marketing para jovens consumidores de café: estratégias para o mercado brasileiro
    (Universidade Federal de Lavras, 1999-05-07) Sette, Ricardo de Souza; Santos, Rubens da Costa
    Empresas de diferentes setores, dentro da nova estrutura competitiva, cientes da importância de satisfazer as necessidades dos consumidores, vêm provocando mudanças nos hábitos e costumes da população. Novos alimentos e novas formas de distribuição têm sido introduzidos, acompanhados de agressivas campanhas publicitárias. O setor de café, confiante na sua tradição, não acompanhou o ritmo de modernização e de marketing do setor de bebidas, tendo como conseqüência uma significativa perda de participação no mercado e redução no consumo. Este trabalho tem como objetivo conhecer o consumidor jovem de café no Brasil e sugerir estratégias mercadológicas que possam estimulá-lo a consumir mais o produto. Através da técnica de análise de grupos foram realizados estudos qualitativos na cidade "de São "Paulo e estudos quantitativos na cidade. de Belo Horizonte. Analisados os resultados, e identificado o significado do café para este público jovem, foram sugeridas estratégias genéricas que contribuam para o aumento do consumo de café no mercado interno. Os resultados mostram que predomina, entre os jovens universitários, uma imagem negativa em relação ao café. Muito associado ao cigarro e ao vicio, 54% dos entrevistados não têm o hábito de tomar café, além de associar a imagem do café a uma pessoa adulta, que trabalha muito, estressada e cheia de responsabilidades. Quem toma aprendeu com a família, por um hábito, ou no trabalho. Como aspectos positivos consideram o café como estimulante e muito associado a um intervalo, descanso e relaxamento. Consideram que o café ainda mantém sua postura tradicional, não é um produto prático e adequado ao jovem e as propagandas não falam com o jovem. Estratégias de marketing elaboradas com vistas ao futuro consumidor de café devem descobrir os valores que norteiam os interesses dos jovens de hoje para construir produtos, embalagens, formas de consumo e de comunicação que façam sentido em seu mundo. Pois esse mundo é diferente daquele onde o café tem ou teve um lugar de honra: o lar brasileiro. Da forma como vem sendo percebido hoje pelos jovens, constata-se que é preciso mudar se quiser permanecer.
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    Identificação e análise de sistemas de produção na cultura do café, Três Pontas - MG
    (Universidade Federal de Viçosa, 1977) Alves, Hélio Andrade; Cunha, Aercio dos Santos
    A utilização pelos agricultores de diferentes sistemas de produção, para cada cultura, é explicada não somente Por fatores ambientais como também por fatores econômicos e sociopsicológicos. Em programas de difusão de tecnologia, todos esses fatores são da maior relevância e, por isso, os sistemas de produção recomendados aos agricultores devem, na medida do possível, ser ajustados a eles. A preocupação da adequação da tecnologia às necessidades do agricultor e da adoção da mesma tornou relevante a identificação de sistemas de produção como fórmula para melhorar a produção e a produtividade dos produtos agrícolas, tornando possível, ao mesmo tempo, a avaliação dos aspectos econômicos. O problema pode ser definido como a necessidade de identificar os sistemas de produção dos agricultores, levando-se em consideração os recursos naturais, os fatores de Produção comprados da indústria e os aspectos ligados aos agricultores e suas famílias. Escolheu-se para esta Pesquisa a identificação dos Sistemas de produção na cultura do café, no município de Três Pontas, Estado de Minas Gerais. Utilizou-se, no estudo, o método de juízes para a estratificação dos Cafeicultores da amostra, segundo a tecnologia por eles adotada. Paralelamente, foram usados métodos estatísticos (análise de correlação simples, analise fatorial) para se obterem indicadores representativos dos agricultores da amostra. Utilizando-se estes indicadores como elementos de uma função discriminante, foram obtidas três tipologias de Cafeicultores, que foram comparadas com as tipologias obtidas mediante Os critérios dos juízes. À capacidade de discriminação dos indicadores usados na função discriminante foi a seguinte: Uso do credito rural. Contribuiu significativamente para a identificação das tipologias dos cafeicultores. Tamanho da propriedade. Não contribuiu significativamente para a identificação das tipologias de cafeicultores segundo o uso de tecnologias. Produtividade. Foi o Índice mais importante para a identificação das tipologias dos Cafeicultores. Fatores sociopsicológicos. Contribuíram relevantemente para a identificação das tipologias dos Cafeicultores, Idade do café. Não contribuiu significantemente para a identificação das tipologias de Cafeicultores.
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    Marketing para jovens consumidores de café: estratégias para o mercado brasileiro
    (Universidade Federal de Lavras, 1999-05-07) Settee, Ricardo de Souza; Santos, Rubens da Costa
    Empresas de diferentes setores, dentro da nova estrutura competitivas, cientes da importância de satisfazer as necessidades dos consumidores, vêm provocando mudanças nos hábitos e costumes da população. Novos alimentos e novas formas de distribuição têm sido introduzidos, acompanhados de agressivas campanhas publicitárias. O setor de café, confiante na sua tradição, não acompanhou o ritmo de modernização e de marketing do setor de bebidas, tendo como consequência uma significativa perda de participação no mercado e redução no consumo. Este trabalho tem como objetivo conhecer o consumidor jovem de café no Brasil e sugerir estratégias mercadológicas que possam estimulá-lo a consumir mais o produto. Através da técnica de análise de grupos foram realizados estudos qualitativos na cidade "de São "Paulo e estudos quantitativos na cidade. de Belo Horizonte. Analisados os resultados, e identificado o significado do café para este público jovem, foram sugeridas estratégias genéricas que contribuam para o aumento do consumo de café no mercado interno. Os resultados mostram que predomina, entre os jovens universitários, uma imagem negativa em relação ao café. Muito associado ao cigarro e ao vicio, 54% dos entrevistados não têm o hábito de tomar café, além de associar a imagem do café a uma pessoa adulta, que trabalha muito, estressada e cheia de responsabilidades. Quem toma aprendeu com a família, por um hábito, ou no trabalho. Como aspectos positivos consideram o café como estimulante e muito associado a um intervalo, descanso e relaxamento. Consideram que o café ainda mantém sua postura tradicional, não é um produto prático e adequado ao jovem e as propagandas não falam com o jovem. Estratégias de marketing elaboradas com vistas ao futuro consumidor de café devem descobrir os valores que norteiam os interesses dos jovens de hoje para construir produtos, embalagens, formas de consumo e de comunicação que façam sentido em seu mundo. Pois esse mundo é diferente daquele onde o café tem ou teve um lugar de honra: o lar brasileiro. Da forma como vem sendo percebido hoje pelos jovens, constata-se que é preciso mudar se quiser permanecer.
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    Mudança tecnológica na cafeicultura mineira: um estudo no período de 1978 a 1993
    (Universidade Federal de Lavras, 1995-03-24) Castro Junior, Luiz Gonzaga; Reis, Ricardo Pereira
    O café é uma das principais "commodities" comercializadas no mercado internacional e devido a sua relevância na obtenção de divisas para o Brasil no início do século, o governo brasileiro desde cedo interviu no mercado, no que ficou conhecido como a política de valorização do café. Essa política variou no tempo em termos de implementação, tendo como elemento comum a sustentação dos preços do café no mercado externo, objetivando a modernização e a estabilidade macroeconômica. Contudo, apesar de terem alcançado seus objetivos a curto prazo, elas acabaram gerando efeitos perversos a longo prazo para a cafeicultura nacional. Sendo assim, a cafeicultura brasileira caracterizou-se desde seus primórdios num quadro de crises cíclicas. Entretanto, após o término do Acordo Internacional do Café (AIC), em julho de 1989, os preços do café registraram os menores níveis desde a virada do século, ficando a atividade com o pior desempenho dos últimos 30 anos. Essas crises acarretaram distorções e perdas no padrão tecnológico da atividade, modificando o comportamento do mercado de fatores e sua eficiência. Como conseqüência, ocorreu o redirecionamento na utilização dos recursosprodutivos e a redução de investimentos no setor, que induziram a diminuição da produtividade e da qualidade do produto, bem como, o aumento nos custos de produção. O objetivo central deste trabalho foi estudar a mudança no comportamento tecnológico da atividade cafeeira e as relações existentes no mercado de fatores produtivos. Procurou-se verificar as possibilidades de substituição dos fatores de produção no processo produtivo da atividade, bem como analisar a sensibilidade da atividade à alterações nos preços dos recursos, assim como a constatação de interdependência no mercado de fatores. Este trabalho fundamentou-se na teoria da dualidade entre produção e custo, e os conceitos econômicos de interesse referem-se às elasticidades-preço diretas e cruzadas da demanda dos fatores e as elasticidades de substituição de Allen entre fatores de produção. Os dados utilizados neste trabalho compreendem uma série temporal de 15 anos, 1978/79 a 1992/93, e foram coletados junto às publicações do Anuário Estatístico do Café, Informe Agropecuário e às publicações dos custos operacionais do café das cooperativas Cooparaíso Cooxupé, e junto à Emater-MG. O modelo utilizado baseou-se na função de custo Translog, que possui o custo total da produção de café como variável dependente e a produção de café e os preços dos fatores produtivos (terra, capital, mão-de-obra, insumos e outros custos) como variáveis independentes. Adicionalmente, utilizou-se das variáveis "dummies" Di e D2 , objetivando subsídio para se analisar as variações dos investimentos em cada fator produtivo entre sub-períodos de 5 anos. O procedimento utilizado na obtenção dos parâmetros de custo desejados consistiu na aplicação do lema de Shephard à função de custo indireta, gerando um sistema de equações de parcelas de custo. Para atender às propriedades desejadas aos estimadores dos parâmetros das parcelas, utilizou-se o método iterativo de Zellner. Avaliando as variáveis "dummies" evidenciam-se alterações no comportamento tecnológico da produção cafeeira entre os sub-períodos analisados. Constatou-se que a proporção das despesas com terra e mão-de-obra , em relação ao custo total, aumentou durante o período analisado e que a parcela de custo com capital diminuiu. Já a utilização de insumos manteve-se praticamente inalterada. Os resultados econométricos mostram que as elasticidades-preço diretas dos fatores de produção da cafeicultura evidenciaram uma maior sensibilidade a alterações nos preços dos insumos, refletindo a escassez deste recurso no processo produtivo. Devido à relação de substituibilidade entre insumos e terra, utilizou-se mais intensamente insumos à medida que a terra se tornava mais escassa. Isto é indicado pela elasticidade-preço cruzada da demanda de insumos em relação ao preço da terra. A elasticidade-preço cruzada da demanda de capital em relação ao preço dos insumos mostrou que capital e insumos são substitutos em produção e analisando a estrutura de demanda de mão-de-obra, observou-se a relação de substituição entre este fator e capital. De acordo com as elasticidades de substituição, terra e insumos, capital e mão-de-obra e capital e insumos são utilizados na produção de maneira a facilitar a substituição entre eles à medida que seus preços relativos se alteram.
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    Retorno de investimento da cultura do café: um estudo de caso no sul de Minas Gerais
    (Universidade Federal de Lavras, 1990) Guimarães, José Mario Patto; Morais, Vander Azevedo
    A inexistência de estudos sobre retorno de investimento na atividade cafeicultura, bem como as poucas informações que tem nesta área para outras atividades do setor rural realização análises setores desta levaram pesquisa que se propôs investigar, através financeiras freqüentemente aplicadas às industrial e comercial, a situação se empresas á de dos econômico-financeira de uma empresa especializada na cultura do café em Lavras, Sul de Minas Gerais, em um período de oito anos de produção. 0 indicado método de estudo de caso foi escolhido para investigação de assunto ainda não conhecido, bem quantidade de como pela possibilidade de informações sobre o objeto ser suficientemente obtenção em por de maior estudo e sua apropriação para busca de indícios e idéias para novas pesquisas. A empresa estudada vem investindo na atividade café desde 1979 e sua contabilidade simplificada permitiu a elaboração de demonstrativos financeiros em valores reais, criando-se assim, uma série histórica de dados de oito safras consecutivas (80/81 a 87/88), o que possibilitou a análise de sua evolução no período considerado, bem como a determinação de índices que evidenciassem os seus resultados. A adoção pela empresa de uma política de crescimento e de independência financeira fez com que todo lucro apurado fosse reinvestido na condução técnica e financeiramente administrável do empreendimento, o que possibilitou um crescimento real médio de seu patrimônio líquido de 50,41% ao ano no período considerado, decorrente de investimentos em terras, lavouras, benfeitorias, máquinas e equipamentos refletindo uma aplicação média anual de 27,14% do total de saída de recursos da empresa durante as safras 80/81 a 87/88. A maior necessidade de recursos na empresa foi consta três primeiros anos, pela utilização de empréstimos e de particulares e a maior participação de para composição analisado o das Receitas. 0 principal café componente de venda de representou no Receitas com participação média de 71,60%. Os principais componentes do total o período considerado foram mão-de-obra, máquinas, de Despesas durante insumos e despesas equipamentos e veículos, com participações com médias de desde um 26,60%, 26,00% e 14,50% respectivamente. Oscilações foram verificadas nos resultados, prejuízo ocorrido no primeiro ano até seu maior valor verificado na safra 84/85, em função de variações nas quantidades vendidas e nos preços praticados. Os índices financeiros determinados revelaram que o grau de endividamento da empresa declinou de 20,78% no primeiro ano para 1,10% no final do período considerado, com uma média de 10,02% o índice médio de imobilização do patrimônio no período considerado foi de 80,55%; o índice de liquidez geral médio foi de 8,54. Estes resultados permitiram constatar as políticas de crescimento e independência financeira adotadas pela empresa. Os índices de retorno sobre o patrimônio líquido conferiram uma média anual para o período analisado de 13,86%, valor este superior aos índices encontrados para o setor agropecuário, de uma maneira geral e para a atividade bovinocultura de corte, únicos parâmetros comparativos encontrados. A margem líquida média durante o período considerado foi de 35,04%. A aplicação do modelo de Kanitz na empresa revelou que o grau de solvência da mesma foi satisfatório em praticamente todo o período analisado. Ficaram evidenciadas a aplicabilidade de índices financeiros em empresas do setor rural e a viabilidade do investimento na cafeicultura do Sul de Minas.
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    Fatores controláveis que afetam a renda da empresa: o caso da cafeicultura no município de Nepomuceno- MG
    (Universidade Federal de Lavras, 1977) Rufino, José Luiz dos Santos; Andrade, José Geraldo de
    Os fatores que afetam a renda da empresa agrícola são classificados em dois grupos: os controláveis ou internos e os incontroláveis ou externos. Dado a escassez de informações sobre a influência que estes fatores exercem no desempenho econômico da empresa rural, necessário se faz a geração de conhecimentos que procurem determinar a influência em particular de cada um deles e a maneira de utilizá-los em conjunto. Para a utilização eficaz destes fatores, é primordial que se desenvolvam mecanismos apropriados para seu conhecimento e controle. Dado a existência de dois grupos diversos de fatores, pressupõe-se à existência, também, de dois grupos diferentes de mecanismos. Um primeiro grupo aplicado aos fatores externos, sobre os quais o agricultor individualmente exerce pouca influência, tendo, portanto, que recorrer a associação de classe para faze-lo. Outro conjunto de mecanismos, constituído de recursos administrativos, se faz necessário para, orientar a utilização dos fatores internos, ou seja, daqueles sobre os quais os agricultores tem uma maior margem de influência. Os fatores externos e as associações de classe, embora importantes, não serão objetos deste estudo. O objetivo do presente trabalho é estudar os fatores internos que afetam a renda do agricultor, bem como, a utilização de recursos administrativos, indicando suas interrelações e suas influencias sobre. , o desempenho econômico da empresa rural. Para o estudo destas interrelações, elaborou-se um parâmetro que leva em consideração a qualidade e quantidade dos recursos administrativos utiliza - dos na empresa rural. Propõe-se, então, um índice de administração rural, com a finalidade de verificar a contribuição do uso de recursos administrativos no pro cesso produtivo. Visto a importante contribuição da cafeicultura no processo de desenvolvimento econômico-social brasileiro, escolheu-se esta atividade como objeto de estudo. O município de Nepomuceno, situado na Zona Sul do Estado de Minas Gerais, foi selecionado como área de estudo, graças à destacada importância regional como produtor de café e, dado à grande aceitação de novos plantios pelos cafeicultores locais. Os dados foram coletados por entrevistas diretas com os empresários agrícolas da amostra que se constituiu de 40 cafeicultores, representando 10% da população total de cafeicultores do município estudado, que eram também mutuários do IBC no escritório de Lavras-MG. Os dados levantados referiu-se ao ano agrícola de 75/76. As variáveis envolvidas no estudo foram: a) Variáveis dependentes: Y1 - Renda líquida por hectare-preço real; Y2 - Renda liquida por hectare-preço médio. b) Variáveis independentes: X1 - Tamanho ou volume dos negócios; X2 - Rendimento da cultura; X3 - Intensidade de exploração; X4 - Eficiência da mão-de-obra; X5 - Índice de administração rural. As variáveis independentes apresentam um melhor ajustamento à renda liquida por hectare-preço médio, indicando assim que, os fatores internos estudados explicam melhor a renda líquida das propriedades cafeeiras, quando se elimina do processo de comercialização a flutuação de preços. Quando se subdivide a intensidade de exploração em seus itens constituintes (Adubos, maquinas e equipamentos, defensivos, benfeitorias e 'trabalho) há uma maior explicabilidade da renda líquida por hectare, para ambos os conceitos. As variáveis, rendimento da cultura e intensidade de exploração foram as que apresentaram as maiores contribuições ao nível de explicabilidade da renda líquida por hectare. A variável tamanho ou volume dos negócios apresentou contribuição significativa em alguns dos modelos selecionados pelo programa STEPWISE. As variáveis eficiência da mão-de-obra e Índice de administração rural não apresentaram contribuições significantes aos coeficientes de determinação multipla dos modelos selecionados.
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    Economia cafeeira e processo político: transformações população eleitoral da zona da mata mineira (1850-1889)
    (Universidade Federal do Paraná, 1978) Vieira, Evantina Pereira; Balhana, Altiva Pilatti
    Com o desenvolvimento de uma nova cultura, o café, operam-se modificações estruturais nas principais províncias Centro Sul do país, especialmente em São Paulo, Minas do Gerais e Rio de Janeiro. A lavoura cafeeira constitui uma solução para a decadência das antigas lavouras de cana de açúcar ou a mineração que sustentavam a economia colonial. A transformação econômica gerada pelo café afeta a sociedade, criando novos interesses, frequentemente diversos dos tradicionais. As contradições e conflitos gerados pelas modificações que se processam na estrutura econômica e o desequilíbrio crescente entre esse poder e o político põem em risco as soluções tradicionais.
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    Modernidade, modernização e identidade nas tradicionais organizações produtoras de café do sul de Minas Gerais
    (Universidade Federal de Lavras, 1997-11-19) Aguiar, Mirian Monteiro de; Gomes, Marcos Affonso Ortíz
    Este trabalho analisa os significados atribuídos às mudanças em curso na atividade cafeeira pelas tradicionais organizações produtoras, da região do Sul-de-Minas. Procura-se compreender como, a partir destes significados estas organizações participam da construção de suas novas identidades e de seus ambientes. Parte-se de dois referenciais teóricos complementares: a abordagem das organizações como construções sociais e o paradigma da complexidade para compreensão da mudança e identidade organizacional, no contexto da modernidade. Foram realizados estudos multicasos de três tradicionais organizações produtoras de café do Sul-de-Minas. Tradição e modernidade são conjugadas por estas organizações num momento de expressivas mudanças a nível local e global. A crise da cafeicultura nos últimos dez anos (1986-1996), os altos custos de produção e a concorrência com áreas emergentes mecanizáveis, com custos menores e maiores níveis de produtividade, põem em questão a viabilidade da cafeicultura de montanha na região do Sul de Minas, principal região produtora do país. Por outro lado, o fim da regulamentação da atividade pelo Governo, o fim dos Acordos Internacionais do Café e os novos paradigmas de produção e consumo representam novo contexto de interação político, econômico e social. Procura-se mostrar como as organizações, representantes do setor produtivo da cadeia café, estão inseridas numa rede de causalidade mútua a partir da qual, as mudanças se desenvolvem segundo padrões circulares de interação. A participação ativa destas organizações na criação de novos arranjos institucionais e na construção de seus ambientes é demonstrada a partir das suas interdependências e relações com outros elementos da sociedade como associações, sindicatos e entidades políticas representativas do setor. Observou-se durante o processo de pesquisa que cada organização desenvolveu-se seguindo contingências próprias. As diferenças nas trajetórias das três organizações pesquisadas demonstram como a interpretação do ambiente é produto da própria identidade organizacional e como as dimensões constitutivas da identidade operam positivamente na construção destas trajetórias. As mudanças mais expressivas foram naquelas organizações que se envolveram em extensas redes de causalidade mútua combinando transformações dos contextos externo e interno, tornando novos elementos partes integrantes da organização de seus ambientes. Neste processo novos valores são agregados, valores e pressupostos antigos são mantidos ou reconsiderados. Novos enunciados relativos aos sistemas de produção emergem como possibilidades da época moderna. No que diz respeito as mudanças na gestão da força de trabalho predomina a lógica de transformação destas relações segundo moldes institucionais urbanos.
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    Análise econômica sobre adubação com sulfato de zinco via foliar na produção do cafeeiro Coffea arabica L.
    (Universidade Federal de Lavras, 1988) Antonialli, Luiz Marcelo; Reis, Antônio João dos
    O objetivo com o trabalho foi analisar, a partir de dados experimentais, a racionalidade econômica da adubação foliar com sulfato de zinco em cafeeiro.
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    Eficiência econômica e custo de produção na cafeicultura de Barra Choça, estado da Bahia
    (Universidade Federal de Lavras, 1990) Lunga, Aloizio; Reis, Antônio João dos
    Identificar alguns aspectos da estrutura de produção do café no Município de Barra do Choça - Estado da Bahia.