Teses e Dissertações

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/2

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 31
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O café dos nasa: percurso vegetal e afirmação étnico-territorial em Tierradentro (Cauca, Colômbia)
    (Universidade de Brasília, 2020-08-14) Cabrera Bravo, Janeth Alexandra; Sautchuk, Carlos Emanuel
    Esta tese analisa o processo de produção de café especial do povo nasa, destacando os processos técnicos dos produtores e as conjunturas e alianças criadas e transformadas pelos movimentos associativos. Esta pesquisa possui caráter descritivo e analítico das práticas e discursos das famílias cafeeiras de Tierradentro, relacionadas às técnicas de trabalho agrícola e processamento de café, bem como à organização social e ocupação do território. A atividade econômica dessa população sempre esteve relacionada à agricultura e à criação de pequenos animais. No entanto, nos últimos cinquenta anos, notou-se a transição para novos modelos econômicos, nos quais se destaca a produção, transformação e comercialização do café, mudança que se intensificou até o momento no século XXI. O impacto dessas transformações foi representado na reorganização territorial das atividades, dos recursos físicos e humanos da região.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Utilização de lógica fuzzi na geração de zonas de manejo
    (Universidade Federal do Espírito Santo, 2014-05-30) Oliveira, Fabricia Brenda de; Lima, Julião Soares de Souza
    Este trabalho teve como objetivo utilizar a lógica fuzzy para geração de zonas de manejo, na área agrária e ambiental. Uma das aplicações consistiu da utilização do método fuzzy C-means, para geração de zonas de manejo para a cultura do mamoeiro, em um plantio comercial localizado em São Mateus-ES, com base em determinações realizadas através de amostragens e análises químicas do solo, considerando os atributos: P, K, Ca, Mg, e Saturação por bases (V%). Aplicou-se também a lógica fuzzy para desenvolver e executar um procedimento para dar suporte ao processo de tomada de decisões, envolvendo análise multicritério, gerando mapas de adequabilidade ao uso público e a conservação no Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, no município de Alegre-ES, considerando como fatores a localização da cachoeira, o uso do solo, os recursos hídricos, as trilhas, os locais de acessos, a infraestrutura, a declividade da área, e utilizando a abordagem de Sistema de Informações Geográficas para análise e combinação da base de dados. A partir das zonas de manejo geradas, foi possível explicar a variabilidade espacial dos atributos do solo na área de estudo da cultura do mamoeiro, e observa-se que as similaridades entre as zonas geradas, a partir de diferentes atributos, mostrou variação, mas observa-se uma influência nos dados, principalmente pelos atributos P e V. A partir do zoneamento da Unidade de Conservação foi possível selecionar áreas mais aptas ao ecoturismo, sendo xvii encontradas próximas da cachoeira, trilhas em zonas de reflorestamento e de Mata Atlântica. Quanto às áreas propensas a medidas de conservação localizam-se próximas à cachoeira e às estruturas do parque, devido à maior pressão antrópica exercida nesses locais. Outras áreas que se destacaram, foram as áreas de pastagem, por estarem em estágio de regeneração natural. Os resultados indicam áreas de mesmo potencial de produção do mamoeiro, ou quando aplicado à área ambiental, áreas que devem receber maior cuidado para utilização por ecoturismo e para preservação e servem de base para a tomada de decisões, visando melhor aproveitamento da área.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Sentidos do café: signos em trânsito no mundo do consumo
    (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2023-08-30) Reis, Lesly Fernandes dos; Prado, Shirley Donizete; Ferreira, Francisco Romão
    Este estudo dirige-se aos sentidos associados ao café na sociedade contemporânea brasileira. Há sobre esse alimento muitos estudos de cunho técnico (aspectos físico-químicos, produção, comercialização, características sensoriais ou atributos biomédicos, por exemplo) em consonância com o fato de que se trata de um produto de grande relevância na economia mundial, sendo o Brasil o maior produtor e o maior exportador do grão no mundo, além de estar posicionado como o segundo maior consumidor da bebida. Registram-se, inversamente, poucos estudos situados na ordem das subjetividades, em particular, reflexões sobre classificações quando tidas como estratégias discursivas permeadas por disputas simbólicas e produção de distinção social nas relações sociais que envolvem café no país. Diante de tal lacuna e considerando o cenário de hiperconsumo contemporâneo, delineia-se como objetivo geral deste estudo a compreensão de sentidos do café na sociedade brasileira e como objetivos específicos colocam-se (1) a problematização das classificações atribuídas ao café e (2) a discussão de estratégias discursivas presentes no jogo social atravessado por disputas simbólicas e distinção social em torno do café na sociedade do hiperconsumo. A metodologia adotada define como recorte empírico o conjunto de embalagens das linhas de produtos do café Melitta nos dias atuais. Sobre esse material, será desenvolvida análise do discurso de linha foucaultiana.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Desenvolvimento de sistemas inteligentes para a predição de pragas e doenças no cafeeiro
    (Universidade Federal de Lavras, 2021-04-09) Andrade, Thiago; Ferreira, Danton Diego; Silva, Rogério Antônio
    As pragas e doenças no cafeeiro, ocasionadas por bicho-mineiro-do-cafeeiro, broca-do-café, ferrugem-do-cafeeiro e cercosporiose, chegam a atingir até 50% de uma lavoura cafeeira, podendo causar grandes prejuízos aos cafeicultores. Sendo assim, os sistemas inteligentes são de suma importância para predizer esses danos ao cafeeiro e também auxiliar os cafeicultores na tomada de decisão. Este trabalho propõe o uso de redes neurais artificiais do tipo Multilayer Perceptron (MLP) e árvores de decisão para o desenvolvimento de sistemas inteligentes para prever a taxa de ocorrência de pragas e incidência de doenças no cafeeiro. Utilizou-se um método de regressão linear no intuito de compará-lo com os modelos de sistemas inteligentes por meio de métricas estatísticas. Foram utilizados dados meteorológicos, tais como: temperaturas mínima e máxima, precipitação pluviométrica, umidade relativa do ar, incidência de raios solares e a quantidade de dias sem chuva na região como variáveis de entrada dos modelos. O valor dos dados referentes às pragas e doenças foram coletados no Campo Experimental da EPAMIG de São Sebastião do Paraíso, no sul de Minas Gerais. Foram empregadas as métricas estatísticas Root Mean Square Error (RMSE) e o Coeficiente de Determinação (R 2 ) para verificar o quão os modelos propostos estão predizendo as manifestações de pragas e doenças adequadamente. As redes neurais MLP apresentaram os melhores resultados para os modelos de doenças e pragas com um RMSE na faixa de 0,0220 a 0,1569 e um R 2 que variou entre 0,7552 a 0,9803. Os valores para os modelos de árvores de decisão ficou em um intervalo para RMSE e R 2 entre 0,0477 a 0,2900 e 0,2059 a 0,8752, respectivamente. Os resultados dos modelos aplicando regressão linear múltipla variou entre 0,0633 a 0,3154 e 0,1045 a 0,4822 para as métricas RMSE e R 2 , respectivamente. Uma das vantagens de se utilizarem redes neurais artificiais do tipo MLP é a alta capacidade de aprender e generalizar após o treinamento do algoritmo, isto ficou evidente neste trabalho. Por fim, desenvolveu-se um aplicativo para smartphones embarcado com um modelo de sistema inteligente com o objetivo de predizer e informar o cafeicultor em tomadas de decisões no que refere-se a doenças e pragas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Assembleias de parasitoides em cafezais diversificados
    (Universidade Federal de Lavras, 2023-01-31) Lima, Aline Unes Negromonte; Silveira, Luis Cláudio Paterno
    O Brasil é o maior produtor de café do mundo e suas lavouras são conduzidas tanto em sistemas de monocultivo quanto diversificados. A heterogeneidade ambiental utilizada pelo Controle Biológico Conservativo pode colaborar para a atração, manutenção e aumento das populações de parasitoides em agroecossitemas cafeeiros e promover o controle natural de pragas. O objetivo deste estudo foi analisar como as assembleias de parasitoides estão distribuidas em agroecossistemas cafeeiros na região do Campo das Vertentes (MG), e as formas pelas quais estas podem ser influenciadas pelo nível de diversificação ambiental, em relação a sua abundância, riqueza e diversidade. Selecionamos quatro cafeeiros com diferentes níveis de diversificação, caracterizados da seguinte maneira: ambiente com alto nível de diversificação vegetal (consorcio com árvores nativas e muvuca), médio (consorciado com linhas de Cedro Australiano espaçadas a 15m e espontâneas), baixo (consórcio com Cedro Australiano no espaçamento de 160m) e nenhum nível de diversificação (monocultivo com árvores esparsas no entorno). Utilizaram-se 10 armadilhas amarelas do tipo pan-trap em cada tratamento, instaladas a 50 cm do solo, que permaneceram no campo por 48 horas. Através de escalonamento multidimensional não-métrico (NMDS) e ANOSIM, foi possível constatar que as assembleias de parasitoides foram dissimilares em todos os níveis de diversificação vegetal analisados. A partir do uso de modelos lineares generalizados (GLM), observou-se que o nível de diversificação interna da lavoura afetou as assembleias de parasitoides sendo menos ricas, abundantes e diversas em sistemas altamente complexos do que em monocultivo. Pela análise de dissimilaridade (SIMPER), identificou-se quais parasitoides foram dissimilares entre os agroecossistemas avaliados. Portanto, os níveis de diversificação modificam as assembleias de parasitoides, mas sua abundância, riqueza e diversidade parecem estar relacionadas com a maior presença de hospedeiros nos ambientes de monocultivo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Mulheres do café: as pesquisadoras do Sul de Minas Gerais
    (Universidade Federal de Lavras, 2017-06-23) Nascimento, Amanda Pimenta do; Cappelle, Mônica Carvalho Alves
    A produção científica mundial tem crescido exponencialmente nos últimos anos, porém, ainda hoje, a elaboração do conhecimento científico pode ser identificada como uma atividade masculina, apesar da maior inserção do sexo feminino na ciência. Além disso, os estudos sobre gênero no sistema agroindustrial do café são recentes e o que se busca é a visibilidade e a valorização da mulher, incentivando o aumento da participação ativa da mulher no mercado cafeeiro, desvelando e discutindo desigualdades de gênero, porventura verificadas. Nesse contexto, buscou-se com este trabalho conhecer quem são as mulheres pesquisadoras do café no sul de Minas Gerais e compreender como são as relações de trabalho e de gênero que elas vivenciam. Foram realizadas 13 entrevistas semiestruturadas com mulheres pesquisadoras de café em organizações, instituições e centros de pesquisa da região. A partir do conteúdo gerado pelas entrevistas que foram inspiradas na temática de narrativas, a análise dos dados foi realizada por análise de conteúdo temática, pela qual se estabeleceram categorias, que foram organizadas na apresentação dos resultados com seus temas centrais e subtemas. Os resultados mostraram que há diferenças na trajetória e no trabalho exercido pelas mulheres que possuem mais tempo na área de pesquisa e são concursadas em instituições públicas de pesquisa em comparação com as pesquisadoras mais novas e bolsistas, sendo que as primeiras abriram portas e, de certa forma, facilitaram para as mais novas adentrarem na pesquisa do café. A mulher possui dupla jornada de trabalho, ou seja, se divide na esfera pública (trabalho fora de casa) e privada (atividades inerentes à casa, como o trabalho doméstico, cuidados com os filhos), o que ocasiona em uma difícil conciliação, pois o trabalho da pesquisadora envolve dedicação e o afastamento diário dos filhos, o que não foi muito citado pelas pesquisadoras juniores, porque elas ainda não são casadas e não possuem filhos. A ciência é eminentemente masculina, sendo que a palavra do homem no campo muitas vezes possui mais valor do que a palavra de uma mulher. A diferença de gênero é resultante de um processo histórico, cultural e social e que ainda ocorre na ciência, especialmente na esfera agrária. Quanto às perspectivas sobre a atuação da mulher na pesquisa de café, as entrevistadas se mostraram confiantes e otimistas para que o número de mulheres, nessa área predominantemente masculina, aumente e seus trabalhos sejam visíveis perante a sociedade. É importante a participação de mulheres em movimentos sociais a fim de se empoderarem e buscarem visibilidade para as questões de gênero, contribuindo para fortalecer e ampliar a atuação de mulheres no café como, por exemplo, é o trabalho realizado pela Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA). Tais resultados evidenciam quem são as mulheres pesquisadoras de café, suas trajetórias de vida, as relações de trabalho e de gênero que vivenciam e as suas perspectivas sobre o trabalho exercido. A partir desses resultados, sugere-se, como uma nova agenda de pesquisa, a realização de investigações voltadas a outras instituições públicas de pesquisa, assim como em outras regiões. Além disso, sugerem-se investigações que incluam a realização de entrevistas com homens, para se comparar as suas percepções com as das mulheres sobre as mesmas questões.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Colheita mecanizada do café em maiores velocidades operacionais
    (Universidade Federal de Lavras, 2006-02-24) Oliveira, Ezequiel de; Silva, Fábio Moreira da
    A colheita mecanizada do café com o emprego de maiores velocidades operacionais é uma tendência que vem sendo seguida pelos produtores, com o objetivo de aumentar o desempenho operacional, com conseqüente redução de custo, sobretudo quando se adota o processo de colheita seletiva. Com o objetivo de avaliar a colheita mecanizada do café em maiores velocidades operacionais, o presente trabalho foi dividido em duas etapas. Na primeira, buscou-se avaliar o desempenho operacional da colheita mecanizada do café com duas passadas da colhedora, analisando-se ainda, a influência da vibração e ou velocidade no processo de derriça dos grãos. Na segunda etapa, buscou-se avaliar os custos operacionais da colheita seletiva com duas passadas da colhedora. O trabalho foi desenvolvido na Fazenda Capetinga, município de Boa Esperança, MG. Os ensaios foram realizados com delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições, em parcelas aleatórias contendo, em média, 40 plantas em linha. Os ensaios foram realizados com duas passadas da colhedora, sempre no mesmo sentido de deslocamento, dentro do processo de colheita seletiva. As passadas foram feitas em função do índice de grãos verdes na planta. Na primeira passada, com média de 30% de verde, a velocidade foi fixada em torno de 1,64 km.h-¹, variando as vibrações de 10,83, 12,50, 14,17 a 15 Hz. Na segunda passada, o índice de verde observado foi, em média, de 10%, com vibração fixada em 16,67 Hz, variando as velocidades de 1,0, 1,6, 2,1 a 2,6 km.h-¹. Na primeira etapa de estudos, concluiu-se que é possível aumentar a velocidade operacional da colhedora até 1,64 km.h-¹, tanto na 1ª quanto na 2ª passada, dispensando, inclusive, a operação de repasse manual. Já com relação à influência da vibração e ou velocidade no processo de derriça, concluiu-se que o volume de café colhido, a eficiência de colheita e a eficiência de derriça sofreram ação direta da vibração das varetas da colhedora durante a operação de derriça; o volume de café colhido e a eficiência de colheita sofreram influência inversa da variação de velocidade e a velocidade influenciou diretamente no volume de café caído no chão. Na segunda etapa de estudos, concluiu-se que as porcentagens de café cereja, verde e seco colhido não foram afetadas pelas variações de vibrações e ou velocidades, não existindo tendência definida no padrão de bebida, em função dos cafés colhidos em diferentes vibrações (1ª passada) e ou velocidades (2ª passada), sendo todas as amostras classificadas como “dura” ou “apenas mole”, e que a redução do custo total da colheita mecanizada foi de 62,36% em relação à colheita manual, colhendo-se com velocidade operacional de 1,64 km.h-¹ nas duas passadas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Incremento germinativo da semente do café (Coffea arabica L.): aplicação de um campo magnético uniforme com monitoramento pelo biospeckle laser
    (Universidade Federal de Lavras, 2018-10-22) Azevedo, Roberto Luiz de; Braga Júnior, Roberto Alves; Guimarães, Renato Mendes; Toorop, Peter Edwin
    Um dos grandes empecilhos na formação e produção de mudas de café (Coffea arábica L), reside no fato de as sementes apresentarem uma germinação lenta e não uniforme, o que impacta diretamente na qualidade dessas mudas e no tempo hábil de seu plantio no campo. Pesquisas sobre tratamentos pré-germinativos das sementes de café (Coffea arabica L.), têm sido realizadas no sentido de minimizar o tempo de germinação ou melhorar a uniformidade das mudas e, consequentemente, repercutindo na eficiência das lavouras. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi avaliar os efeitos sobre a germinação das sementes de café, pela aplicação de um campo magnético constante como um condicionamento pré-germinativo. As análises pós-tratamento magnético foram por meio do Biospeckle Laser (BSL) consorciadamente aos testes tradicionais de viabilidade de sementes. Foram utilizadas 3000 sementes submetidas a campos magnéticos de intensidade constante e valores de 10 mT e 28 mT por um mesmo intervalo de tempo de 6 dias, durante seu processo de germinação em germinadores. Iluminou-se com luz laser a região do embrião e as imagens obtidas pelo Biospeckle Laser (BSL) foram processadas e os resultados dos níveis de atividade dessa região foram, posteriormente, comparados com os dados obtidos pela análise fisiológica tradicional de sementes. Além dos resultados de atividade do BSL, foram obtidos outros resultados das análises de sementes, durante o processo de germinação, tais como: IVE, isoenzimático (SOD, CAT, EST, MDH e endobetamananase), integridade de membranas, germinação, IVG e protrusão. Concluiu-se que o pré-tratamento magnético com ambas as intensidades de campo, durante os primeiros 6 (seis) dias de germinação, propiciou uma melhora na permeabilidade das membranas celulares, uma ativação precose do sistema antirradicular, além de promover uma germinação mais rápida e uniforme das sementes.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Modelos multivariados dinâmicos: análise de contágio nos mercados de derivativos agropecuários
    (Universidade Federal de Lavras, 2006-12-13) Mól, Anderson Luiz Rezende; Castro Júnior, Luiz Gonzaga de; Sáfadi, Thelma
    O presente trabalho faz uma análise de identificação sobre a evidência de transmissão de volatilidade e contágio no mercado futuro das commodites agrícolas no Brasil e, em específico, no mercado de café e boi gordo. Foram estimados modelos uni e multivariados, mostrando a evidência real de contágio de crises financeiras recorrentes no mercado futuro de café e boi gordo. Analisa-se, portanto, a hipótese de existência de contágio, testada a partir da estimação de modelos multivariados de volatilidade. Havendo evidência da existência de quebra estrutural na estrutura de volatilidade das séries históricas das commodities boi gordo e café e tal quebra puder ser associada às crises financeiras, sugere-se evidência de contágio. Os resultados obtidos nesta tese fornecem evidência favorável à hipótese de contágio.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Development of biotechnological products from coffee by-products using the biorefinery concept
    (Universidade Federal de Lavras, 2021-09-09) Lopes, Ana Cláudia Alencar; Duarte, Whasley Ferreira
    Coffee is an important commodity worldwide, representing a significant portion of economy of several countries. The processing of coffee fruits generates a great variety and volume of by-products, such as husk, pulp, and coffee grounds. In recent years, environmental and social concerns have grown in relation to the direction and use of these by-products. They are nutrient-rich substrates that can be converted into products with higher added value via microbial action. Therefore, this study aimed to evaluate coffee by-products as alternative substrates in alcoholic fermentation and the development of new biotechnological products. The first article evaluated the use of dry and wet coffee pulp, wastewater from wet coffee processing, molasses, and commercial sucrose as substrates in alcoholic fermentation. The wet coffee pulp and sucrose treatment resulted in the best fermentation performance, and the conditions were applied to produce a distilled beverage. The beverage had an alcohol content of 38 % (v/v) and 48 volatile compounds were identified, the majority being esters normally associated with floral and fruity aromas. The second article consisted of a pilot-scale production of two distilled beverages using the by-product generated during the production of coffee oil. Fermentations of 40 liters were carried out with 10% e 20% (m/v) of green coffee seed residue, followed by distillation in copper alembic. A total of 62 volatile compounds were identified, the majority being affected by variation in the concentration of green coffee seed residue. In the sensory analysis, the beverage with a concentration of 10% (m/v) was characterized by floral, dairy, and almond aromas, while the beverage with 20% was related to coffee, vegetables, cooked cabbage, hazelnuts, and nuts aromas. Both beverages showed satisfactory results, especially with 10% (m/v) of the residue, demonstrating the potential for using this residue in the production of distilled beverages. In addition, the vinasse obtained from the second study was used in preliminary studies in order to recover chlorogenic acid. The vinasse had an initial concentration of 3.16 g/L of chlorogenic acid, and the final extract had 11.96 g/L of it, concentrating the compound of interest 3.9 times. Lastly, there is the application for filing a patent where a distillate obtained from coffee beans was applied as an attractive solution to control the coffee berry borer. Lastly, there is the use of distillate obtained from coffee beans as an attractive solution to control the coffee berry borer. The invention made it possible to monitor and control the pest without the need to use insecticides and toxic compounds in the field.